A importância tuzla escort de dedicar tempo para elaborar uma boa apresentação profissional foi tema da recente matéria Tudo começa com um bom currículo, que topkapı escort incluiu informações sobre como escolher e organizar os dados de forma eficiente.
Com base nas sugestões da psicóloga Yara Leal de Carvalho e de outros especialistas ligados à área de bostancı escort Recursos Humanos, selecionamos 10 dicas sobre os itens usados em um currículo ataköy escort padrão, já dispostos na ordem adequada. A estrutura recomendada facilita a tarefa dos recrutadores e, consequentemente, amplia as chances dos candidatos que a utilizam. Confira.
1) Dados pessoais
Este é o primeiro item, no alto do currículo. Faça um cabeçalho com nome em destaque, e depois endereço, telefones, e-mail, idade e estado civil. Porém, atenção: inclua apenas meios de comunicação ativos, que você acessa diariamente. Afinal, se o recrutador não conseguir contato, provavelmente não irá procurá-lo outra vez. Não é preciso incluir informações de documentos, como RG ou CPF.
2) Objetivo
Deixe seu objetivo claro, de acordo com cada empresa e processo de seleção, incluindo apenas a área de atuação pretendida. Caso você saiba que determinada vaga já existe, inclua o cargo desejado. Pode ser simplesmente: “Objetivo: Assistente de Escritório”.
3) Qualificações
Resuma suas qualificações em um parágrafo, enfatizando experiências, áreas de conhecimento, habilidades profissionais, técnicas e de relacionamento. Vale adaptar as informações conforme a oportunidade do momento, valorizando os detalhes mais relevantes para cada caso. Por exemplo: “Experiência no contato com fornecedores para envio de duplicatas, controle de vencimentos etc.”.
4) Formação
Inclua as informações acadêmicas (cursos, faculdades, pós-graduações e especializações) com os respectivos anos de conclusão ou períodos de duração. Coloque os dados em ordem cronológica inversa, ou seja: as atividades mais recentes ficam acima das mais antigas.
5) Idiomas
Informe o nível de conhecimento de idiomas que você lê, escreve e/ou fala. Se tiver certificado de proficiência, formação em instituições renomadas ou intercâmbios, mencione-os.
6) Informática
Cite os programas que você sabe usar, como planilhas, editores de texto e imagem etc. Caso seja necessário para a vaga, descreva suas habilidades relacionadas aos sistemas mais usados na área.
7) Histórico profissional
Comece o histórico profissional pelo trabalho mais recente, também em ordem cronológica inversa. Inclua o nome de cada empresa, as datas de entrada e saída (mês e ano) e os cargos ocupados. Vale acrescentar uma breve descrição sobre os principais desafios, oportunidades e soluções vivenciados em cada função. Se for o caso, inclua resultados qualitativos ou quantitativos obtidos.
8) Outras atividades
Este é o último item do currículo. Acrescente informações significativas sobre cursos extras, palestras, atividades de voluntariado, artigos publicados etc. Novamente, coloque apenas o que for relevante para a vaga.
9) Formatação
A formatação também é muito importante: escolha um tipo de letra convencional, em tamanho que facilite a leitura. Organize as informações de forma clara com espaçamento entre os itens e evite ser exageradamente criativo, pois o recrutador pode desistir de ler. Não se preocupe se o documento parecer curto demais. Mesmo para profissionais experientes, o currículo não deve ultrapassar duas páginas.
10) Revisão
Ao terminar o currículo, é fundamental fazer uma revisão bem completa. Cometer erros ortográficos ou gramaticais é como ir a uma entrevista com a roupa suja. Mas o conteúdo também precisa ser revisto. O ideal, se houver tempo, é fazer isso no dia seguinte, pois o intervalo facilita a maturação das ideias e, consequentemente, a análise do que deve ser corrigido, eliminado ou acrescentado.
Quando julgar que o material está pronto, peça opiniões sinceras aos amigos ou parentes. Considere todas as críticas e dúvidas, pois eles podem revelar detalhes que talvez tenham passado despercebidos. Avalie se as sugestões são válidas, faça as alterações necessárias e boa sorte!