Capacitação internacional do Senac-DF promete transformar o setor de gastronomia em Brasília

A equipe do Senac-DF esteve em Nápoles, na Itália, onde participou oficialmente da missão técnica e pedagógica em parceria com a Associazione Verace Pizza Napoletana (AVPN), instituição reconhecida mundialmente por certificar a verdadeira pizza napolitana.

O objetivo da missão é promover um intercâmbio técnico-pedagógico de boas práticas na área da educação profissional em gastronomia, com foco na ampliação do repertório técnico e metodológico dos educadores.

A programação incluiu visitas técnicas a produtores agrícolas, aulas-show e demonstrações práticas, além de atividades em instituições de ensino de referência, como a Universidade Federico II e a própria AVPN.

Atualmente, a AVPN certifica 1.180 pizzarias em todo o mundo, presentes em países como Itália, Estados Unidos, Chile, Alemanha, Canadá, Japão, Espanha, Turquia, Austrália e França. No campo educacional, há 19 escolas certificadas pela AVPN no mundo, e apenas uma no Brasil, em Canela (RS). O Senac-DF se tornou a 20ª unidade a receber o selo.

No Brasil, são 31 pizzarias certificadas, sendo cinco localizadas em Brasília, quatro unidades da marca Baco e uma da Vinny’s. Os números reforçam o potencial de crescimento do setor gastronômico na capital federal.

Atualmente, a capital federal possui 13 mil bares e restaurantes, dos quais cerca de mil são pizzarias (7,7%), empregando mais de 90 mil trabalhadores, sendo 6,9 mil diretamente nas pizzarias.

Para o presidente do Sindohbar-DF, Jael Silva, a iniciativa representa um marco para o setor gastronômico da capital. “Estamos falando de formação de excelência, que traz a metodologia e o padrão de uma das escolas mais respeitadas do mundo”, explicou. “Isso significa mais qualidade, competitividade e reconhecimento para os profissionais e para o nosso mercado local.”

A missão integra um conjunto de ações que o Senac-DF vem desenvolvendo desde junho de 2025, quando firmou um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a AVPN e iniciou a capacitação de instrutores da área de gastronomia.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Acessar o conteúdo