fbpx

Alunos criam pizzaria como Projeto Integrador do curso de Pizzaiolo

Dez alunos do curso do Senac de Pizzaiolo, realizado em Planaltina por meio de parceria entre a instituição Capemi – Lar Fabiano de Cristo e o Senac Ações Móveis, apresentaram na tarde de segunda-feira (8) o Projeto Integrador (PI), no qual foram desafiados a montar uma empresa. Orientados pelo docente Luís Felipe de Jesus Freitas, os estudantes fizeram uma pesquisa de mercado, definiram a localização, buscaram informações sobre as exigências legais e tributárias, sobre a estrutura do negócio, contratação de pessoal, equipamentos, matéria prima, investimento, divulgação entre outros tópicos, e criaram a Pietra Pizza. A estrutura da empresa fictícia foi reproduzida no espaço onde foram realizadas as aulas, com mesa para clientes, cardápio montado pelos estudantes e degustação dos produtos a serem comercializados.

Segundo o docente Luís Felipe, o curso de Pizzaiolo é desenvolvido no Senac com o foco de levar ao aluno não só o conhecimento para fazer pizza, mas ter um diferencial no mercado. “Esse diferencial é o que procuro passar para os alunos no início do curso, que é saber pensar fora da caixa, sair do óbvio, reinventar novos sabores, explorar melhor a qualidade e a diversidade dos produtos que nós temos, e assim ousar um pouco, fazer releitura de algumas sobremesas, algum prato, e trazer isso para dentro da pizza”, explica o professor.

Além da pizza, os alunos aprenderam a fazer focaccia, calzone e alguns tipos de pães. “No curso a gente trabalha os sabores tradicionais de pizza. Como eles vão para o mercado de trabalho eles têm que ter uma base do que o mercado oferece e o que tem para o público. Dentro do curso eu trabalho também a questão da criatividade, do aluno trazer novos sabores, apresentar novas opções de pizzas para o cliente”, ressalta Felipe. “O primeiro passo eles já deram, que era fazer o curso. O segundo passo é acreditar em si e o terceiro colocar em ação o que aprenderam aqui. Eu fico muito orgulhoso, como professor, ao ver meu dever cumprido, ao ver que cada aluno aprendeu e vai levar isso para sua vida profissional”, destaca.

A aluna Elaine Martins, 25 anos, agradece ao Senac por mais uma oportunidade e destaca a importância da instituição. “Gosto muito do Senac porque os professores são muito bem capacitados. Fiz aqui os cursos de Depilação e Design de Sobrancelhas e resolvi fazer esse também porque quanto mais qualificada, mais chances de conseguir uma vaga no mercado de trabalho”, afirma Elaine. “O professor Felipe é um amor de pessoa. Quanto mais ele puder estar ensinando, ele ensina. A gente não ficou só na pizza, aprendeu muito mais. O que mais me marcou nesse curso foi o trabalho em equipe e o auxílio do professor. A gente vê que um líder faz toda a diferença”, conclui.

Sidney Pereira Mendonça, 27 anos, já tem experiência na área de gastronomia e decidiu fazer o curso para aprimorar seus conhecimentos e garantir um diploma de qualificação profissional. “Sempre trabalhei na parte da cozinha e resolvi fazer esse curso para me profissionalizar e ter um certificado, que é muito importante no mercado de trabalho. É uma nova experiência, bem diferente do que aprender sozinho, como eu fazia. Aqui aprendo na prática, com o auxílio do professor, que é um excelente profissional”, afirma Sidney, que trabalha atualmente em uma lanchonete e pretende fazer o curso Auxiliar de Cozinha.