Skip to content

Alunos do Senac em Taguatinga participam de palestra sobre tráfico de pessoas

Mais de 120 estudantes dos cursos do Programa de Aprendizagem do Senac em Taguatinga participaram, na tarde desta terça-feira (1º), no auditório da unidade, da palestra Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, ministrada por Marta Santos, da Gerência de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejus-DF). O objetivo foi alertar os jovens para evitar que sejam izmir eskort vítimas desse tipo de crime. Até o dia 12 de abril, Marta Santos abordará temas como o significado do tráfico de pessoas, como enfrentá-lo, como denunciá-lo e os perfis das vítimas e dos aliciadores para os mais de 1,4 mil alunos da unidade.

“Nosso trabalho é alertar a população sobre esse tipo de crime que pode acontecer com qualquer pessoa. Mostrar como identificar uma suposta vítima e um aliciador, além de incentivar a denúncia. Lembrando sempre que esta é anônima. Por isso, as pessoas não precisam ter medo de denunciar”, explica Marta. Segundo ela, o foco maior do tráfico são as mulheres, seguido por crianças e adolescentes.

Na maioria das vezes, o que leva as pessoas a se deixarem aliciar são as promessas de enriquecimento rápido e trabalho fácil. Entre as causas do tráfico de pessoas estão baixa renda, falta de trabalho, turismo sexual, discriminação de gênero, violência doméstica e a por aventuras. “Antes de aceitar uma proposta de emprego, seja no Brasil ou exterior, é preciso buscar informações do contratante e verificar se possui ocorrência policial”, destaca Marta.

Apontado como uma das atividades criminosas mais lucrativas do mundo, o tráfico de pessoas faz aproximadamente 2,5 milhões de vítimas, movimentando 32 bilhões de dólares por ano, segundo dados do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC).

Foto: Raphael Carmona/Fecomércio-DF

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Veja mais!

Notícias Relacionadas

Pular para o conteúdo