Skip to content

Alunos dos cursos de Garçom e Técnico em Enfermagem são avaliados para o Prêmio Excelência Senac

O Senac realizou nesta sexta-feira (13) as avaliações finais para identificar o melhor desempenho entre os alunos na modalidade Projetos Integradores de Competição para a II Edição do Prêmio Excelência Senac-DF. No Laboratório de Enfermagem da unidade da 903 Sul competiram os alunos do curso Técnico em Enfermagem Keni Costa Matos, Mariana Leivas Schneider, Poliana Barbosa Gonçalves e Manoel Aparecido Mendes da Silva. Alunos do curso de Garçom, Edimar Oliveira, Mônica Lourenço dos Reis, Antonio Leonardo Moura da Silva, Paulo Henrique Sousa Lima e Danielle Melo, foram avaliados no Restaurante e Lanchonete-escola do Senac localizado no Ministério da Justiça. Desde segunda-feira (9) foram avaliados 28 alunos de seis cursos da instituição. Os resultados serão anunciados na cerimônia de encerramento do Prêmio Excelência, a ser realizada no dia 24 de novembro, das 14h às 17h, no auditório da unidade da 903 Sul.

A prova para os alunos do curso Técnico em Enfermagem consistia no atendimento baseado em um estudo de caso de uma paciente de 64 anos, hipertensa, diabética e que teve um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Foi criado um cenário fictício de um hospital que possui várias clínicas, onde essa paciente deu entrada no pronto-socorro, foi internada na UTI e, para dar continuidade ao atendimento e à melhora do quadro clínico, foi para uma unidade de internação neurológica. Os alunos tiveram que mostrar os cuidados necessários que o paciente deveria receber, como as orientações feitas tanto para o paciente quanto para a família, a checagem com os cuidados, a estimulação do paciente, entre outros. “A gente está mostrando aqui com esse estudo de caso que a equipe de enfermagem e o técnico em enfermagem são extremamente importantes dentro da saúde, em seus vários níveis de atenção, seja ele primário, secundário e terciário, que é o que mostra aqui o nosso caso”, esclareceu a Ana Maria de Lima Palmeira, instrutora e responsável técnica do curso Técnico em Enfermagem do Senac.

A ocupação de enfermagem contou com um avaliador externo, convidado para compor a comissão de avaliação técnica. Representando a Secretaria de Saúde do Distrito Federal e o Centro de Saúde número 9 do Cruzeiro Novo, a enfermeira Glória Freitas aprovou a iniciativa da competição entre os alunos para promover a competência técnica e humana. “Esse tipo de competição para mim é novidade. Acho que o Senac está fazendo muita diferença com essa competência técnica e humana desenvolvida nesse trabalho. A gente quer que esse nível de excelência que o Senac tem chegue até a Secretaria de Saúde”, afirmou Glória.

A prova dos alunos do curso de Garçom consistiu na avaliação do atendimento de cada um durante um almoço realizado para convidados no Restaurante e Lanchonete-escola do Ministério da Justiça. Os alunos recepcionaram os convidados, os conduziram à mesa, ofertaram o cardápio, dando algumas explicações, pegaram os pedidos e serviram os clientes. “O processo trabalhado contou com uma entrada, um prato principal e uma sobremesa. Como bebidas, foram servidos água, vinho ou a que o cliente solicitou”, explicou Cédric Bainy Valente, responsável Técnico de Turismo, Hospitalidade e Lazer do Senac-DF. Os convidados foram instruídos a fazerem perguntas aos competidores para que fosse avaliado o desenvolvimento de cada um.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Veja mais!

Notícias Relacionadas

Pular para o conteúdo