Skip to content

Alunos realizam provas para o 3º Prêmio Excelência Senac

Quatro alunos do curso Técnico em Nutrição do Senac em Taguatinga participaram, nesta quarta-feira (5), da avaliação final que identificará o melhor desempenho na modalidade Projetos Integradores de Competição para a 3ª Edição do Prêmio Excelência Senac-DF. No auditório da unidade, competiram os alunos Vitor Hugo Souza Rodrigues, Monica Rodrigues de Oliveira, Tatiana Celestino da Silva e Maria Luísa Santos Ribeiro, que executaram na prática os processos de trabalho de um técnico em nutrição em um restaurante.

Em uma simulação, o auditório da unidade foi transformado em um restaurante que estava passando por dificuldades financeiras devido à redução no número de clientes, que alegavam poucas opções saudáveis e falta de padronização nas receitas. A proprietária então estaria contratando um técnico em nutrição para reverter a situação. Dentro desse quadro, os competidores tiveram que elaborar controle e registro de custos; orientar e monitorar controle de desperdícios de alimentos; elaborar fichas técnicas de preparação; executar e monitorar procedimentos e distribuição de refeições; e sugerir um plano de marketing de produto desenvolvido. Tudo isso aliado às boas práticas de manipulação de alimentos.

Os competidores tiveram que demonstrar o aprendizado, exercendo a profissão com domínio técnico, atitude colaborativa, visão crítica e atitude empreendedora e sustentável. Os alunos passaram por avaliação comportamental e técnica. “Estamos padronizando o quesito avaliação sempre colocando quatro avaliadores, dois com uma planilha de avaliação comportamental, que normalmente são técnicos do Senac representantes da Divisão de Educação Profissional, e dois para avaliação técnica, sendo um instrutor do Senac e um avaliador externo, que pode ser um empresário ou especialista na área convidado pela instituição”, explica Rodrigo Oliveira Coura Pereira, assessor pedagógico do Núcleo de Produtos e Processos Educacionais.

Confiante, a aluna Mônica Rodrigues, de 36 anos, espera se sair bem na competição e conquistar o primeiro lugar. “Espero que meu nervosismo não atrapalhe. Treinei muito, tive muitas dificuldades, o caminho foi árduo para chegar até aqui e eu espero alcançar o primeiro lugar porque esse é meu objetivo”, afirma. “Participar de uma competição como essa, além de ser uma realização, resultado do esforço e do trabalho que estou fazendo, me deixará ainda visível para o mercado de trabalho”, completa. A competidora, que possui graduação em Comércio Exterior, pretende mudar de profissão e fazer curso superior em nutrição. “Nunca é tarde. Tenho 36 anos mas acho que ainda tenho muito o que aprender e fazer”, conclui.

Cabeleireiro

A prova da ocupação de cabeleireiro foi realizada nesta terça-feira (4) no salão de beleza da unidade de Taguatinga. As alunas Alessandra Benfica da Silva, da unidade de  Sobradinho, Karla de Oliveira e Silva, de Ceilândia, e Rosangela da Silva Lima, do Senac Jessé Freire, simularam a participação em um evento onde tiveram que preparar um cliente, realizando procedimento de corte de cabelos com base reta, modelagem e finalização, além de prestar orientações sobre a limpeza e desinfecção dos instrumentos de trabalho. Para isso, tiveram que esclarecer as técnicas utilizadas nos procedimentos, assim como explicar os motivos que as levaram a desenvolver esse trabalho, esclarecendo sobre o diagnóstico da cliente.

Prêmio Excelência 2016 - Nutrição e Cabeleireiro

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Veja mais!

Notícias Relacionadas

Pular para o conteúdo