O restaurante-escola do Senac na Câmara dos Deputados (anexo IV) ofereceu nesta quarta-feira (9), pela primeira vez, um almoço com a culinária típica do cerrado. A ação faz parte da Semana de Gastronomia Regional, promovida pelo Senac. Uma vez por mês a instituição prepara uma série de almoços regionais na suas unidades espalhadas por Brasília.
O evento continuará até sexta-feira. A abertura contou com a apresentação de um grupo de choro. Nesta quinta, o almoço será servido no restaurante-escola Senac Downtown, localizado na Confederação Nacional do Comércio (CNC), no Setor Bancário Norte, e na sexta-feira (11), será no Senado Federal. Na quinta, os convidados degustarão uma entrada de pescada marinada com redução de cajuzinho do cerrado com pó de castanhas e palha de batata doce. O prato principal será um filé de carne de sol acompanhado de toucinho de porco do cerrado, molho de jabuticaba e batatas rústicas. Para finalizar, será servida uma panna cotta de baunilha do cerrado.
Na sexta, para degustação haverá uma amuse bouche de palmito, com pupunha no leite de coco. De entrada será servido um filé-mignon curado, acompanhado de acelga braseada, picles de beterraba, maxixe e banana caramelizada. O prato principal será um leitão a vácuo acompanhado de purê de maçã com baunilha do cerrado, farofa crocante com pimenta e cenoura baby. E de sobremesa, camadas de biscuit de jatobá, creme de mangaba, caramelo e praliné de macadâmia.
Participaram do almoço desta quarta-feira o diretor-regional do Senac-DF, Luiz Otávio da Justa Neves; o deputado federal Roney Nemer (PMDB); e o deputado distrital Chico Vigilante (PT), além do Diretor de Unidades Especializadas do Senac Nacional, José Carlos Cirilo; do gerente operacional do Senac Nacional, Humberto Mourão, e do conselheiro do Senac-DF, Antônio Tadeu Perón. A Semana de Gastronomia Regional já contabiliza mais de 12 mil atendimentos em todos os almoços servidos até hoje.