O Técnico em Recursos Humanos é o profissional que atua em organizações de pequeno, médio ou grande porte, públicas, privadas ou do terceiro setor nas áreas responsáveis pela administração de pessoal e gestão de recursos humanos. É contratado como prestador de serviços ou empregado e trabalha com equipes multidisciplinares, interagindo com profissionais de diversos setores da organização.
Esse profissional executa atividades de apoio a processos de recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, cargos e salários, avaliação de desempenho e ambiente organizacional. Realiza ainda atividades referentes ao sistema de informações de pessoal, auxiliando no cálculo de folha de pagamento, no controle de benefícios e procedimentos para admissão, movimentação e demissão de empregados, atuando em conformidade com a legislação vigente.
O profissional habilitado pelo Senac tem como Marcas Formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, colaboração e comunicação, criatividade e atitude empreendedora, autonomia digital e atitude sustentável, com foco em resultados. Essas marcas reforçam o compromisso da Instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Essa perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sua capacidade de transformação da sociedade.
A ocupação está situada no eixo tecnológico Gestão e Negócios, cuja natureza é “gerir”, e pertence ao segmento Gestão.
Competências
• Organizar e executar atividades administrativas nos processos de recursos humanos da organização.
• Acompanhar e executar atividades nos processos de recrutamento, seleção e ambientação.
• Representar o empregador em situações referentes a relações de trabalho.
• Apoiar e executar ações referentes a rotinas de admissão e demissão de colaboradores.
• Acompanhar e controlar a entrega de benefícios legais e espontâneos concedidos pela organização.
• Auxiliar na elaboração da folha de pagamento.
• Realizar atividades no processo de elaboração, implantação e manutenção da política salarial e do plano de cargos e salários e da organização.
• Acompanhar e executar atividades nos processos de treinamento e desenvolvimento.
• Auxiliar no planejamento e na realização do processo de avaliação de desempenho.
• Auxiliar na organização e realização de ações relacionadas ao ambiente organizacional.