Skip to content

De volta ao mercado

Nascida na cidade de Sousa, na Paraíba, Adelina Alves da Silva, de 42 anos, mudou-se para Brasília com os pais antes de completar um ano de vida. Criada em Taguatinga decidiu, aos 16 anos, que era hora de começar a trabalhar. Conseguiu o primeiro emprego em uma padaria como balconista. Exerceu também o cargo de cozinheira em um supermercado. Porém, a maior parte da vida foi dedicada ao trabalho em casas de família. Desempregada, fez um curso profissionalizante no Senac-DF e atualmente trabalha na área de turismo, como camareira.

Adelina sempre teve vontade de se profissionalizar, mas não tinha tempo e nem condições de investir em um curso. “Trabalhando como doméstica eu não tinha um horário fixo. Então era difícil me programar para estudar”, explica. Fora isso, ela não tinha dinheiro para investir na capacitação, pois não sabia que a instituição oferecia bolsas de estudo para alunos de baixa renda.

Ao ficar desempregada durante um ano, resolveu pesquisar na internet sobre cursos gratuitos e descobriu que poderia fazer alguns cursos no Senac por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). No mesmo dia se inscreveu no curso de Camareira. Formada no final de 2013, distribuiu currículos pelos hotéis de Brasília até que foi chamada pelo Gran Bittar, onde trabalha há dois meses. “Escolhi esse curso porque era o que mais se assemelhava com o que eu sabia fazer: arrumar camas, quartos, casa”, afirma.

As aulas surpreenderam Adelina e hoje ela utiliza em seu novo emprego tudo o que aprendeu em sala de aula, principalmente a técnica de arrumar as camas. Além da qualidade dos professores, ela destaca as aulas práticas como diferencial da instituição. “Praticando a gente aprende muito mais do que ficar só sentada ouvindo a professora”, destaca. Para quem pretende entrar no mercado de trabalho, ela recomenda os cursos do Senac.  “A instituição é bastante reconhecida e o aluno realmente aprende uma profissão”, conclui.

Foto: Cristiano Costa


Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Veja mais!

Notícias Relacionadas

Pular para o conteúdo