Skip to content

Doce trabalho

Por meio do Senac, Cecília Ribeiro aprendeu sobre a arte de confeitar e abriu empresa em Brazlândia

A brasiliense Cecília Ribeiro da Silva, 47 anos, sempre gostou da área de alimentação. Aprendeu os primeiros passos na cozinha com a mãe. Fez cursos de cozinheira, salgados, bolos, tortas e sobremesas. Trabalhou em um bufê da cidade por quase 10 anos, onde aprendeu muito e teve várias oportunidades. Mas a realização profissional veio há pouco tempo, quando decidiu fazer cursos no Senac para se especializar. Com o aprendizado dos cursos profissionalizantes, sentiu-se mais segura e abriu sua empresa.

Moradora de Brazlândia, Cecília ouvia falar dos cursos do Senac, mas, por falta de condições financeiras e de tempo, nunca conseguia fazer. “Não sabia que existiam cursos gratuitos”, afirma. Em 2013, teve a oportunidade de se matricular nas turmas de Auxiliar de Confeitaria e Confeiteiro, na escola móvel do Senac, que estava, na época, em Brazlândia, oferecendo cursos gratuitos por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). “Apesar de ter passado a vida inteira trabalhando com isso, tinha medo de receber encomendas e não deixar o cliente satisfeito. O Senac me ensinou as técnicas que me fizeram uma profissional melhor”, destaca.

Cecília lembra que, quando ainda era adolescente, a mãe a colocava em vários cursos, como tricô, crochê, e ela preferia sair das aulas para ver os cursos de culinária. “Não tem como negar que a culinária está no sangue mesmo. Sempre gostei, desde criança”, afirma. O primeiro emprego da empresária foi aos 18 anos. Com contrato temporário, trabalhou de outubro a janeiro em uma loja de roupas. “Quando vi como era bom ter meu dinheiro não quis mais parar”, conta ela que, em seguida conseguiu emprego em um supermercado. Quando surgiu a oportunidade, ela começou a trabalhar em um bufê, onde ficou por 10 anos. “Como eu tinha filhos para criar, preferi ter um emprego fixo. Mas agora que eles cresceram, eu decidi trabalhar por conta própria”.

Mãe de três filhos e avó de seis crianças, Cecília casou-se pela segunda vez há sete anos. O marido, Cleiton Francisco da Silva, fez o curso de Confeitaria junto com ela e, atualmente, a ajuda nas encomendas. “Eu faço os bolos e ele a modelagem”, explica, destacando que essa é a especialidade do marido. A parceria entre o casal garante o sucesso do empreendimento que está sempre com encomendas agendadas. Além dos bolos confeitados e doces, a empresa oferece serviços de bufê completo (jantar, almoço e churrasco), bufê de crepes, coquetel completo, com diversos tipos de salgados, e disponibiliza garçons, garçonetes e auxiliares de cozinha. “Tirando a parte da decoração, faço a festa completa”, conclui.

Caso de sucesso - Cecília Ribeiro

Foto de Cristiano Costa.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Veja mais!

Notícias Relacionadas

Pular para o conteúdo