Skip to content

Editora Senac-DF lança livros nas áreas de psicanálise e iluminação cênica

A Editora Senac-DF realizou, no sábado (24), em seu estande na Feira do Livro de Brasília, o lançamento do livro Psicanálise com Crianças: Relatos de Uma Clínica, com a autora Marisa Maria Brito da Justa Neves. A tarde de autógrafos reuniu mais de 50 pessoas. Após a sessão de autógrafos, a autora ministrou palestra sobre o livro.

A obra, que possui linguagem simples e precisa, aborda a prática psicanalítica com crianças, a partir da escuta e das elaborações em 30 anos de atendimento a crianças e suas famílias. “Esse é um livro sobre psicanálise de criança e eu escrevi destinado para pais, professores e todos os profissionais que trabalham com crianças”, explica a autora. “Esse livro retrata 34 anos de trabalho com análise de crianças. Eu comecei a analisar crianças em 1982 e o livro tem histórias de casos que atendi antes do ano 2000. São casos bem antigos para manter os preceitos éticos de não ter como as pessoas se identificarem. São todas situações reais, mas na verdade, cada pessoa ali retratada é um personagem que criei e possui lembranças de dois ou três casos. As histórias são reais e ocorreram de fato”, afirma Marisa.

O livro destina-se aos profissionais que estão iniciando uma clínica psicanalítica com crianças, aos estudantes de Psicologia e de Psicanálise e a todos que queiram conhecer o fazer clínico psicanalítico. Além disso, a leitura beneficiará os pais que poderão, ao ler os fragmentos dos casos, ter acesso à maneira de como ocorre um atendimento psicanalítico com crianças.

 

Livro Haja Luz

Outro lançamento da Editora Senac, que ocorreu na última quinta-feira (22), também na Feira do Livro, foi do livro Haja Luz! Manual de Iluminação Cênica, do iluminador brasiliense Marcelo Augusto Santana, que teve a ideia de escrever a obra quando ainda cursava Artes Cênicas na Universidade de Brasília e sugeriu um manual prático de iluminação para o projeto final. “Eu notei que estudar a arte da iluminação teatral no Brasil era lidar com dificuldades, principalmente por causa da pouca bibliografia sobre o assunto. A literatura que existe é escassa e é mais centrada em discussões teóricas, deixando a práxis descoberta”, explica Marcelo, que atua na área há 20 anos.

“Haja Luz” é um livro de leitura fácil e imprescindível para o mercado da iluminação cênica. O autor percorre o caminho da história da iluminação de palco, passando por apontamentos mais científicos e revelando os aspectos técnicos, sem deixar de lado questões estéticas e conceituais. Traz uma estrutura semelhante as das melhores publicações encontradas na Europa e nos Estados Unidos, com informações embasadas e muito claras para quem quer estudar, se aprofundar ou simplesmente entender um pouco sobre este fenômeno que é iluminar a cena.

A 33ª edição da Feira do Livro de Brasília ocorreu de 16 a 25 de junho, na área externa do Pátio Brasil Shopping. No estande da instituição, o público encontrou obras do Departamento Nacional e das Editoras do Senac Ceará, Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo, nas áreas de gastronomia, meio ambiente, cultura, artes, ciências sociais, educação, gestão e negócios, saúde, infraestrutura e comunicação.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Veja mais!

Notícias Relacionadas

Pular para o conteúdo