logo_senac

Seja bem-vindo ao blog da Faculdade!

Aprendizado ativo está entre principais competências para futuro do trabalho

Automação obrigará trabalhadores a se requalificarem para cumprirem funções criativas e inovadoras

O Fórum Econômico Mundial publicou no final de 2020 o relatório “The Future of Jobs”, que mapeia os empregos e habilidades do futuro e quais são as perspectivas para a adoção de tecnologia até 2025. Na lista das 15 principais competências para os próximos cinco anos aparece em segundo lugar “aprendizado ativo e estratégias de aprendizado”, fato que reforça a importância da atualização constante dos indivíduos independentemente dos cargos que ocupam.

de Redação em 15 de janeiro de 2021
Revista Melhor

“Quando falamos em aprendizado ativo, isso está ligado a outras capacidades, como flexibilidade cognitiva; o desenvolvimento de soft skills como a inteligência emocional; a capacidade de resolver problemas complexos de forma colaborativa”, explica Herman Bessler, CEO do Templo.cc, rede de inovação e consultoria em transformação digital.

Segundo o executivo, que estuda o futuro do trabalho, as estimativas de várias pesquisas preveem que o mercado americano nos próximos 15 anos terá uma taxa de automação da força de trabalho em torno de 25% a 50%. No Brasil, ela continuará ocorrendo, mas ainda não possuiria um peso tão grande, embora as transformações já sejam motivos de preocupação para líderes e colaboradores.

Diante desse cenário, Bessler defende que é necessário repensar não apenas as habilidades que precisam ser desenvolvidas com as pessoas dentro das companhias, mas também o design institucional em si. “Precisamos reavaliar a forma como criamos cargos, a maneira como pensamos funções, porque o humano pode ser substituído pela máquina, mas ele pode trabalhar junto com ela para entregar mais resultados também”.

“Quando a gente pensa em transformação a gente foca muito mais na tecnologia do que nas pessoas, mas na verdade sem os indivíduos não há resultados, porque ela é uma ferramenta que precisa ser operada”, afirma.

Para ele, a tecnologia pode liberar o tempo usado com tarefas repetitivas para que ele seja utilizado com trabalhos criativos e inovações. Todas essas mudanças, entretanto, estão relacionadas com a capacidade das empresas se adaptarem e isso passaria pela capacitação das pessoas, pela mudança das suas estruturas e pela transformação dos incentivos para inovar.

Leia mais: https://revistamelhor.com.br/aprendizado-ativo-esta-entre-principais-competencias-para-futuro-do-trabalho-segundo-fem/

Compartilhe esse post!

Picture of ACM

ACM

Senac Assessoria de Comunicação e Marketing

Deixe um comentário

#autor

ACM

Senac Assessoria de Comunicação e Marketing

#siga-nos

#vídeos

[Total_Soft_Gallery_Video id="1"]

Veja mais!

Pega essa dica e leia!
ACM

Bibliofix – A Hospedeira

Da mesma autora da série de livros Crepúsculo, A Hospedeira foi publicado pela primeira vez em 2008, apresentando uma mistura de romance com ficção científica

Leia mais »
Você sabia que...
ACM

Origem da festa junina

A festa junina é uma tradicional festividade popular que acontece durante o mês de junho. Essa comemoração é comum em todas as regiões do Brasil,

Leia mais »