Skip to content

Feira de Negócios da Faculdade Senac reúne empreendedores do setor de turismo do DF

.

Música, dança, grafite, teatro, exposições e comercialização de diversos produtos marcaram a Feira de Negócios da Faculdade de Tecnologia Senac-DF, realizada na noite de terça-feira (12), no campus da 903 Sul. Em sua 18º edição, a feira, que faz parte do Projeto Interdisciplinar da faculdade, teve como tema principal a inovação do turismo no Distrito Federal e reuniu empresas, empreendedores e atores do turismo local que expuseram seus produtos em estandes e puderam mostrar sua atuação no Distrito Federal.

De acordo com o diretor geral da Faculdade Senac-DF, Luiz Afonso Bermúdez, a função da faculdade é promover esse tipo de encontro, não só com o setor empresarial, mas com o poder público e a sociedade civil. “Uma faculdade que ensina, que é modelo, e que é mantida pelo setor empresarial, tem que promover esse tipo integração entre empresários, sociedade civil e governo”, afirma, destacando a participação dos empreendedores que estavam expondo seus produtos. “O tema desse ano tem foco na criatividade. Aqui temos costura criativa, histórias de Brasília, produtos feitos em Brasília. É isso o que nós temos que trazer, a venda de serviços de Brasília, de serviços turísticos que são feitos aqui, na capital. Nós somos a faculdade da capital da República e temos que ser exemplar nisso, promovendo o que é nosso”, destaca.

A Feira de Negócios, além de ser um trabalho acadêmico do 3º semestre do curso de Gestão Comercial, tem o objetivo de estimular ações práticas alinhadas à teoria que são desenvolvidas em sala de aula. “O objetivo principal é dar essa possibilidade aos alunos de praticarem aquilo que eles aprendem em sala de aula e, além disso, fazer com que a Faculdade Senac seja uma promotora, uma conectora de demandas do empreendedorismo, do mercado, trazendo a inovação como pano de fundo que é o foco dessa feira em especial”, explica o professor da Faculdade Senac e turismólogo Marcelo Ottoni. “Esse ano a gente está trazendo o tema inovação focada no turismo, muito por conta da nossa expectativa de lançar em 2020 o curso de turismo, de graduação e pós-graduação, e também por entender que o turismo é uma excelente forma de gerar trabalho e renda de forma sustentável, valorizando o potencial que Brasília tem de ser referência no turismo, não só no Brasil, mas também no mundo”, completa o professor.

Para Laisla Vieira Santos, do curso Gestão Comercial, a Feira de Negócios é importante porque os alunos colocam em prática o que aprenderam em sala de aula. “A gente aprende a fazer novos contatos, coloca em prática as matérias de elaboração e organização de eventos, de comunicação, enfim, tudo o que a gente aprende na teoria a gente consegue aplicar em uma feira como essa. Temos que correr atrás de tudo, fazer orçamentos, buscar o menor preço. Então todo o conhecimento é válido e é aplicado”, explica a estudante.

Também aluna do curso de Gestão Comercial, Raquel dos Santos Ferreira concorda com a colega. “Esse evento é muito importante para desenvolver esse trabalho de troca de ideias, de buscar parceiros, entender o que o mercado tem a oferecer no turismo, que é uma área que a gente sabe que vai dar uma alavancada na economia do Distrito Federal. A interação do aluno e professor para montar o evento também é super importante”, afirma Raquel, que conseguiu fechar parceria com dois empreendedores que participaram da feira.

A expositora Carla de Castro Ferreira destaca como foi importante a faculdade ter aberto um espaço para os empreendedores da cidade. “Ter um espaço assim para mostrar nosso trabalho é muito importante e quando a iniciativa vem do Senac, é mais importante ainda. As pessoas que estão aqui hoje estão mais inteiradas com artesanato, com Brasília, então é importante porque você faz mais contatos, aprende muita coisa. Para mim foi interessante nesse sentido, tanto do aprender quanto dos contatos”, explica a empreendedora que produz bolsas, carteiras, necessaires e outros tipos de produtos, em tricoline, que podem ser encomendados sob medida.

Wisley José Martins Peres, da loja Brasília Brasil Lembranças, localizada na Torre de TV, destaca que participar de eventos como uma feira de negócios é importante para divulgar o trabalho que realiza. “É importante estar aqui por conta da divulgação, mesmo que seja só por um dia, já vale a pena porque quem olhar meus produtos expostos vai querer saber onde eu trabalho, onde fica minha loja, e pode virar um cliente”, explica Wisley, que trabalha com souvenir de Brasília e pedras semipreciosas.

Entre os participantes estavam a CVC, Nova Cria, Trilha do Calango, Square City, Essência e Luz, Carla Castro Costura Criativa, Lilika Ateliê, Visite Brasília, Lembranças de Brasília, Cafés Especiais José Corrêa, iFly, Aiesec e Bali Resort, Sesc-DF, além de João Carlos Amador, autor dos livros Histórias de Brasília, o artista plástico Toninho Euzébio e o jornalista Daniel Zukko, do projeto Minha Brasília. A Secretaria de Turismo do DF também marcou presença em um estande onde divulgou informações sobre a cidade. O público teve a oportunidade, ainda, de conferir a produção de um grafite do Peso Libre, assistir à performance de dança do Grupo Cotidiano, conferir a exposição de fotos de Suelânio e ver a apresentação teatral do grupo 4 Homens e Meio. O som ficou por conta do DJ Clécio Voodoosound.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Veja mais!

Notícias Relacionadas

Pular para o conteúdo