Skip to content

Instrutores do Senac de nove Estados finalizam treinamento em Brasília

O Senac-DF encerrou nesta sexta-feira (5) o treinamento de gastronomia para instrutores das regiões Norte e Centro-Oeste da instituição, sobre Técnicas de Produção de Entremet (sobremesas francesas). Participaram um representante de cada estado, além de dois do Distrito Federal. São eles: Acre (AC), Amapá (AP), Goiás (GO), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS), Pará (PA), Rondônia (RO), Roraima (RR) e Tocantins (TO). O encontro é uma ação do Plano Diretor de Gastronomia do Senac, que aconteceu entre 3 e 5 de abril, na unidade de gastronomia, no Setor Comercial Sul.

O presidente da Fecomécio-DF, Francisco Maia, compareceu ao encerramento e destacou a importância desses encontros para o Senac e para a formação dos alunos. “Estou orgulhoso e emocionado de ver o trabalho de vocês. Isso precisa ser mostrado para o Brasil inteiro. O Senac é uma escola de formação de alta qualidade e que entrega profissionais competentes para o mercado. Vejo aqui que vocês estão dedicados a isso. Esse mercado de gastronomia é muito grande e necessita de profissionais para esse setor e os profissionais são disputados pelos restaurantes”, elogiou Maia. Também estiveram presentes o assessor executivo da Direção Regional do Senac-DF, Luiz Carlos Pires, o gerente da unidade de gastronomia, Sydney Fonseca, e a coordenadora dos segmentos de Moda e Beleza do Senac-DF, Verônica Goulart, e o representante do Sesc-DF, Marco Túlio Chaparro.


Após participar da copa do mundo da confeitaria, a competição internacional Bocuse d’Or, sob patrocínio do Senac-DF, a instrutora de confeitaria Sônia Takata conduziu o treinamento dos 11 participantes. “Mostrei as técnicas que utilizei para participar da competição. Foram dias intensos e de convivência muito positiva, e até concordamos que podemos fazer isso mais vezes. Foi uma troca de conhecimentos incrível, um trabalho em equipe, onde todos construíram esse trabalho. Agradeço a presença de todos” finalizou.

Para entrar em competições de confeitaria como essa, Sônia revela que foi preciso saber técnicas sobre caramelo, chocolate, esculturas com açúcar, entre outras. A instrutora explicou, ainda, que entremet são sobremesas francesas feitas entre camadas, que em sua complexidade envolvem várias técnicas em um só preparo. “Requer um conhecimento muito grande de confeitaria para um só prato. Dentro delas, temos três classificações: entremet com sabor predominante de frutas ou de chocolate ou a entremet glacê, que inclui vários sorvetes” complementa.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Veja mais!

Notícias Relacionadas

Pular para o conteúdo