Skip to content

Programa de sustentabilidade é lançado no Senac do Distrito Federal

O Senac-DF lançou nesta quarta-feira (6), para os funcionários da instituição, o Ecos – Programa de Sustentabilidade (CNC-Sesc-Senac), que tem como missão planejar, propor, executar e apoiar ações que induzam à prática colaborativa da sustentabilidade. O objetivo é conscientizar os servidores, diminuir os impactos socioambientais e otimizar recursos. A solenidade ocorreu no auditório da unidade da 903 Sul.

Abrindo oficialmente a cerimônia de lançamento, o diretor regional do Senac, Luiz Otávio da Justa Neves destacou que o programa Ecos foi criado em 2010 e é composto nacionalmente pela CNC, Sesc e Senac, sendo direcionado ao público interno dessas instituições. “Tem como objetivo incentivar, otimizar e promover ações de gestão ambiental nas atividades desenvolvidas por todos os servidores. Nós do Senac-DF assumimos o compromisso de acompanhar, incentivar e apoiar tudo o que estiver ao nosso alcance para cumprir as metas e objetivos do Programa Ecos”, afirmou.

Em seguida, Fábio Oliveira Paiva, representante da ONG Programando o Futuro, falou sobre sustentabilidade ambiental destacando as ações desenvolvidas pela organização, criada em Valparaíso-GO. “A ONG tem o intuito de inclusão digital, de capacitar as pessoas em informática deixando-as aptas ao mercado de trabalho. De um tempo para cá, nosso foco deixou de ser exclusivamente a inclusão digital, passando também a ser o tratamento de resíduo de lixo eletro-eletrônico. Nós montamos um projeto chamado Estação de Metarreciclagem, que consiste na capacitação técnica em informática de jovens e adultos, o reuso de computadores e equipamentos de informática e a reciclagem e correta destinação do lixo eletrônico”, disse.

A coordenadora do Programa Ecos no Senac do Distrito Federal, Heloisa Borges, apresentou os integrantes do Grupo Gestor Ecos – responsável pelo desenvolvimento de ações adequadas à realidade de cada entidade e por estabelecer uma importante rede de troca de informações, o que fortalece o movimento sustentável e promove a integração entre o sistema CNC-Sesc-Senac. “O grupo é formado por servidores de diversas áreas que contribuem com o planejamento e ações em todos os setores da instituição. Além disso, os integrantes atuam como agentes difusores das boas práticas em sustentabilidade, seja no trabalho ou em casa”, explicou Heloisa. “A implantação do Programa Ecos conta com a colaboração de todos os servidores da Sede e da Subsede para transformar o Senac-DF em instituição referência em sustentabilidade”, concluiu.

Fabiane Gouvêa Hossaka, diretora regional do Senac em Mato Grosso, que foi um dos primeiros a implantar o programa e é o responsável por treinar os demais Departamentos Regionais, mostrou as ações implantadas no Estado e o resultado obtido com a economia em itens como copos descartáveis, energia, água, papel toalha e papel A4. “Entre janeiro de 2015 e dezembro de 2016 o Senac do Mato Grosso economizou R$ 17 mil”, afirmou. “O Regional de Mato Grosso foi escolhido em 2013 para receber a implantação piloto pelo Departamento Nacional, com o compromisso de multiplicar o conhecimento recebido aos demais regionais para implantação do Ecos localmente”, informou.

Desfile

Um desfile de moda sustentável, parceria entre o Senac e a estilista Lua Guirra, marcou o encerramento de lançamento do Programa Ecos no Distrito Federal. Moradora de Planaltina, Lua confecciona figurinos com aproveitamento de materiais que normalmente seriam descartados, como garrafas PET, fitas VHS, revistas, cadernos, jornais, embalagens de doces, luvas de látex, copos descartáveis, entre outros.

“Tudo começou com um desfile beneficente em uma creche em Planaltina em 2013, quando fui convidada para criar vestidos com material reciclável que as crianças utilizavam, como copos de iogurte, copos descartáveis, entre outros. Criei a primeira peça e eles gostaram. Então comecei a desenvolver de maneira diferente, colocando um pouquinho de mim em cada peça e aconteceu o inesperado. O desfile foi um sucesso, comecei a ser convidada para mais fazer mais desfiles e meu trabalho passou a ser muito bem reconhecido”, explica Lua Guirra.

Foram apresentadas no Senac seis criações da estilista onde se destacaram o vestido confeccionado com capas de guarda-chuvas, um vestido de penas, confeccionado com filtro de café e penas de animais colhidos na chácara da estilista, o vestido confeccionado com fitas de VHS e o vestido de noiva, confeccionado com sobras de materiais recicláveis, como formas de doce, toucas de TNT, cadernos, copos descartáveis, papéis toalhas e filtros de café. A exibição das peças contou com a participação de três modelos da estilista Lua Guirra e de quatro alunas dos cursos de moda do Senac-DF.

O desfile foi encerrado com a apresentação de um vestido de noiva produzido pelas alunas do curso de qualificação profissional de Costureiro da unidade de Sobradinho. A peça foi confeccionada com banners do Senac que seriam descartados. “No Senac também há trabalhos com esse viés da sustentabilidade nos cursos de moda. Um deles é do Senac Ações Móveis, onde os alunos de costureiro fazem muitas peças infantis com capas de guarda-chuvas, e o outro era dos alunos de Sobradinho, que haviam feito um vestido de noiva para o Projeto Integrador do curso de Costureiro e que ficou exposto no Prêmio Excelência”, explicou Veronica Fialho, coordenadora do Eixo Moda e Beleza do Senac-DF.

Programa Ecos de sustentabilidade é lançado no Senac do Distrito Federal;

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Veja mais!

Notícias Relacionadas

Pular para o conteúdo