fbpx

Projeto integrador de curso do Senac auxilia em rotina de lar de idosos

Alunos do curso Cuidador de Idoso, da unidade do Senac na 903 Sul, realizaram uma ação do projeto integrador no Lar Francisco de Assis, localizado na quadra 1 do Parkway, no último dia 17 de março. A turma, composta por 29 estudantes, esteve no lar de idosos colocando em prática o aprendizado do curso, auxiliando nos cuidados aos 60 idosos que moram no local e proporcionando momentos de descontração. Além disso, por meio de um desafio, os estudantes arrecadaram e doaram 20 pacotes de fraldas geriátricas, materiais de limpeza e higiene, alimentos não perecíveis e kits de presentes.

“O lar é uma instituição privada que abriga 60 idosos acima de 70 anos. Conta com profissionais da área de saúde como enfermeiros, técnicos de enfermagem e terapeutas ocupacionais, além de pessoas que auxiliam nas atividades diárias. O local foi escolhido porque não recebe verba do governo e se mantém com o pagamento da mensalidade por parte dos moradores e doações”, explica Rosineide Viana, docente do curso.  

Ao chegar ao Lar Francisco de Assis, os alunos foram apresentados aos idosos. Acompanhados por um terapeuta ocupacional, foram orientados sobre as particularidades de cada idoso. Um grupo de alunos ficou responsável por auxiliar funcionários na organização das camas, enquanto outro grupo ajudou no banho no chuveiro e na cadeira de rodas, além de trocar as roupas. Além disso, os alunos se reuniram no salão do lar com os idosos e realizaram um bingo, dando brindes aos ganhadores e kits de presentes a todos os idosos.

“A visita foi bem proveitosa. Ao final, os gestores da instituição solicitaram que os alunos enviassem seus currículos para participarem de uma seleção e entrevista de emprego no local”, afirma Rosineide, destacando que os estudantes se mostraram interessados em voltar para acompanhar a rotina e auxiliar no que for necessário. “Os alunos observaram que os idosos sentem falta de seus familiares e de uma rotina divertida”, ressaltou, lembrando que o papel do cuidador é de suma importância para o auxílio e os cuidados necessários aos idosos.