Skip to content

Projeto Integrador promove Manhã de Oportunidades

Alunas do Senac do curso Cerimonial de Eventos, da unidade de Tecnologia do Turismo e Hospitalidade (TTH), realizaram nesta sexta-feira (13), a apresentação do Projeto Integrador (PI), que faz parte da avaliação do curso. As 13 estudantes foram desafiadas pelo instrutor Yuri Guedes Bayma Almeida a planejar e executar um evento. O resultado foi a criação da Manhã de Oportunidades, que reuniu mais de 100 pessoas para assistir palestras com profissionais, ex-alunos e empresários. O encontro contou ainda com oficina de Biscoitos Natalinos, degustação de diversos tipos de pães produzidos por alunos do curso de Padeiro, coffee break preparado pelas alunas empresárias do curso, sorteio de brindes e informações sobre o Banco de Oportunidades do Senac-DF.

A gerente do Senac TTH, Aparecida Vieira Lima de Oliveira, falou sobre a importância do setor de eventos e a integração com o setor privado, destacando a participação do Senac na qualificação de profissionais para todas as áreas do comércio de bens, serviços e turismo. “Com muito orgulho a gente tem atuação no segmento de eventos, que é um segmento muito importante para a economia do DF. Nós precisamos cada vez mais fazer essa interação com o setor privado, precisamos aproximar nossos alunos do setor produtivo, dos empresários. Nos últimos anos a gente formou mais de 30 turmas de eventos. Tem muita gente capacitada e muitas vezes a gente não sabe se está conseguindo fazer esse link com o setor, daí a importância do Banco de Oportunidades, que faz o elo entre os alunos formados pelo Senac e os empresários”, afirmou Aparecida. “O desafio do Senac é inserir no mercado de trabalho os profissionais formados”, destacou.

“O Projeto Integrador é uma parte avaliativa do curso e a ideia que a gente propôs foi planejar e executar um evento. As alunas foram atrás de tudo, conseguiram patrocínio, decoraram o evento, produziram os slides das apresentações e o folder”, explica o instrutor Yuri Almeida. “Hoje tivemos a Manhã de Oportunidades e a ideia foi mostrar que os cursos do Senac têm alta condição de empregabilidade. Isso foi feito por meio de palestras das empresárias que já são organizadoras do evento e de outros parceiros”, explicou Yuri. “Essa é a proposta que temos no Senac. A gente não passa só a teoria, a gente quer que todas as pessoas que vão entrar no mercado de trabalho saiam com essa bagagem prática. E foi isso o que a gente procurou trazer aqui hoje”, destacou.

Divonete Galdino é uma das alunas do curso que é empreendedora. Proprietária da Delinatus Confeitaria & Eventos, ela contou sobre o surgimento da empresa e o motivo de ter procurado o Senac. “A Delinatus surgiu da ideia de juntar a experiência que eu tenho em restaurantes com a confeitaria. Procurei o Senac porque eu queria muito aprender sobre doces e bolos e oferecer meus serviços. Atuamos na área de eventos natalinos, melhor idade, produções artísticas, casamentos, festas de aniversários entre outras opções e o nosso diferencial são os kits de embalagens personalizadas”, explicou, ressaltando que nunca se deve desistir daquilo que quer. “Tem que estar sempre inovando e procurando melhorar”, conclui.

A aluna Gleide Meireles, proprietária da empresa Bolo da Gleide, contou sua trajetória e ressaltou que a melhor coisa que aconteceu foi ter procurado o Senac para se qualificar. “Durante 12 anos vivi no exterior com minha família, trabalhei em algumas áreas e no final de 2007 consegui realizar o sonho de engravidar novamente. Foi uma gravidez de alto risco e eu fiquei em repouso absoluto durante seis meses. Quando minha filha nasceu, não consegui voltar ao mercado de trabalho”, explica a empresária, que na época morava no Uruguai. Ao voltar ao Brasil em 2018, teve a oportunidade voltar ao antigo emprego, mas por motivo pessoal teve que abrir mão. “Foi quando veio a ideia do Bolo da Gleide. Fiquei com muito medo porque não conhecia clientela que ia trabalhar. Então busquei o Senac que estava oferecendo oficinas de biscoitos natalinos e resolvi fazer. Foi a melhor decisão que tomei em 2019. Conversando com a atendente ela me sugeriu o curso Organizador de Eventos. Decidi fazer para aprimorar os meus conhecimentos e ter uma lista de contatos”, afirma.

O Projeto Integrador contou com o apoio das empresas Bolo da Gleide, Gray House – espaço para festas, Lua Cardoso Personal Chef, Luanna Make Up, Bendita Produções e Eventos, Delinatus Confeitaria & Eventos, Mariage e Bem Me Quer Festas.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Veja mais!

Notícias Relacionadas

Pular para o conteúdo