fbpx

Saúde no ambiente de trabalho é a nova obra da Editora Senac-DF que será lançada no Deck Lago Norte

O livro Manual de Saúde no Ambiente de Trabalho: Notificação dos Agravos Relacionados à Saúde do Trabalhador, da Editora Senac-DF, será lançado nesta quinta-feira (5), às 19h, na praça central de alimentação do Deck Lago Norte (SHIN CA 1 Bloco A, Lote A, Lago Norte). De autoria de José Maria Viana dos Santos e Maria Aparecida Farias Pereira, a obra tem como objetivos orientar e oferecer sugestões para a criação e a manutenção de ambientes saudáveis para o desenvolvimento do trabalho em organizações públicas e privadas, dando enfoque à necessidade da prevenção de doenças e da promoção da saúde do trabalhador. A noite de autógrafos será aberta ao público em geral.

A ideia de escrever o livro surgiu da experiência de José Maria como coordenador do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) no Cabo de Santo Agostinho/PE e da Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat) de Ipojuca/PE. “Por meio da minha experiência na fiscalização e inspeção nos ambientes de trabalho, percebi que muitas vezes os empregadores e trabalhadores não seguem alguma regra ou a maioria delas por falta de conhecimento”, explica o autor.

A saúde do trabalhador tem como referência a saúde ocupacional, a medicina do trabalho e a engenharia de segurança, constituindo um campo de saber próprio da saúde coletiva. Ela busca a compreensão dos vários níveis de complexidade entre o trabalho e a saúde e, tendo como conceito central, o processo de trabalho. “A principal diferença desse livro para outros que abordam o mesmo tema é exatamente a relação que faço quanto à medicina do trabalho, saúde ou segurança ocupacional e saúde do trabalhador”, destaca.

Indicado a estudantes e profissionais da área de saúde do trabalhador e afins e aos profissionais de recursos humanos das organizações, o livro possui 212 páginas, e seu conteúdo é dividido em 11 capítulos que abordam temas como Procedência da Saúde do Trabalhador, Definição de Saúde do Trabalhador x Saúde Ocupacional x Medicina do Trabalho, Atuação da Saúde do Trabalhador, Normas Regulamentadoras, Equipamentos de Proteção – EPI e EPC, Ambiente de trabalho e fiscalização, Agravos e notificações, Afastamento laboral, Órgãos fiscalizadores e de vigilância, Recolhimento de Ficha de Notificação e Agenda 2030/ONU e Responsabilidade Social dos Trabalhadores.

“Procuramos elaborar o livro numa linguagem muito simples, que fosse acessível a todos os públicos, mesmo aqueles que não tem familiaridade com o assunto. Ao ler a obra, o público terá um entendimento muito claro, podendo aplicar as sugestões no seu dia a dia”, destaca José. As sugestões apontadas na obra poderão contribuir com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 8, da Agenda 2030, no que diz respeito ao trabalho e crescimento econômico, promovendo políticas orientadas para o desenvolvimento, que apoiem as atividades produtivas, a geração de emprego, o empreendedorismo, a criatividade e inovação, e incentivem a formalização e o crescimento das micros, pequenas e médias empresas.

Serviço
Para comprar qualquer obra da Editora e Livraria Senac-DF, acesse o site www.df.senac.br/editora. A página conta com uma loja virtual onde é possível adquirir os livros por meio da ferramenta PagSeguro, cartão de crédito ou débito e boleto bancário.