A diversidade da gastronomia do Distrito Federal pode ser conferida até sexta-feira (28), durante a programação da Semana da Gastronomia Regional, promovida pelo Departamento Nacional do Senac em seus restaurantes-escola de Brasília. O cardápio é assinado pela chef Vera Ladeira, com apoio da instrutora de Gastronomia Zilmar Rocha e da confeiteira Elaine Oliveira, todas do Senac-DF. A abertura da semana gastronômica em homenagem ao Distrito Federal ocorreu nesta terça-feira (25), durante almoço no restaurante-escola da Câmara dos Deputados, e reuniu o presidente do Conselho Regional do Senac, Adelmir Santana, o diretor regional da instituição, Luiz Otávio da Justa Neves, além de diretores, gerentes e coordenadores do Senac-DF e Senac Nacional.
Utilizando produtos típicos do Centro-Oeste, no cardápio desta terça destacaram-se pratos como galinha caipira ensopada com guariroba, risoto de pequi com linguiça da roça, espaguete de pupunha ao pesto de baru e manjericão, rabada bovina com açafrão da terra e pequi em lascas. Para a sobremesa, canudinho recheado de brigadeiro de pequi e brownie de jatobá com calda de cajá-manga. Aberto ao público em geral, o restaurante-escola da Câmara tem serviço de bufê e ofertou outras opções fora do cardápio da Semana da Gastronomia Regional.
Nesta quarta (26), o almoço será servido no mesmo espaço e contará em seu cardápio com escondidinho de abóbora e carne de sol com farofa de castanha de pequi; picanha suína ao molho de tamarindo; peito de frango ao pesto de baru e coentro e moqueca de banana-da-terra e azeite de babaçu. Como sobremesa haverá canudinho recheado de brigadeiro de pequi e Éclair recheada de brigadeiro de castanha de baru, além de outras opções.
No dia 27, o almoço será no restaurante-escola Senac Downtown, localizado no prédio da Confederação Nacional do Comércio (CNC), no Setor Bancário Norte. No dia 28, ocorrerá no restaurante-escola Senac do Senado Federal, ambos com serviço à la carte, com entrada, prato principal e sobremesa. Serão servidos nos dois restaurantes como entrada bolinho de arroz recheado com guariroba e queijo coalho, acompanhado de geleia de pimenta-biquinho. Para os pratos principais, o cliente poderá escolher escondidinho de abóbora e carne de sol com farofa de castanha de pequi; picanha suína ao molho de tamarindo acompanhado de purê de batata-baroa e jatobá; ou risoto de pequi com linguiça da roça. Entre as sobremesas estão o canudinho recheado de brigadeiro de pequi; ou éclair recheada com brigadeiro de baru; ou petit gâteau de buriti com caramelo salgado e sorvete de cajá-manga.
Haverá também uma aula-show gratuita, aberta ao público, no dia 27 (quinta-feira), no Centro de Aperfeiçoamento em Gastronomia (CEAG) , na 116 Sul, das 19h30 às 21h. Serão preparados na oficina um bolinho de arroz recheado com guariroba e queijo de coalho acompanhado de geleia de pimenta biquinho e um petit gâteau de buriti com caramelo salgado e sorvete de cajá-manga. Serão somente 20 vagas e as inscrições devem ser feitas no local.