fbpx

Semana de Gastronomia do Senac tem Brasília como tema e encanta público da Câmara dos Deputados

A Semana de Gastronomia Regional do Senac começou na terça-feira (10) e segue até quinta (12) com o tema Distrito Federal e uma homenagem à culinária do cerrado e à obra de Athos Bulcão. O vice-presidente administrativo da CNC e presidente licenciado da Fecomércio-CE, Luiz Gastão Bittencourt, e o presidente do Sistema Fecomércio-DF, Francisco Maia, prestigiaram nesta quarta-feira (11), o almoço no restaurante-escola Senac da Câmara dos Deputados. O cardápio surgiu após uma competição entre os estudantes de gastronomia do Senac-DF e foi finalizado pelas chefs Ana Carolina Gregório, Luísa Selma Rodrigues, Maria Cláudia Nascimento e pelo aluno vencedor Victor Fanuchi.

O vice-presidente administrativo da CNC, Luiz Gastão, ressaltou que é muito importante essa oportunidade dada aos estudantes, não só pela condição de poderem criar seus próprios pratos, mas também de terem a experiência de verem a reprodução em um restaurante de grande escala, com público também grande e exigente.  “Para eles é um momento muito importante. Uma coisa é estar em sala de aula, outra coisa é quando começam a trabalhar. Aqui ele é lançado no dia a dia do mercado e com uma estrutura de restaurante-escola já ajuda muito a conceber isso. O Senac do DF está de parabéns, a comida está maravilhosa”, elogiou.

O presidente da Fecomércio e do Senac-DF, Francisco Maia, elogiou o tralho dos alunos e a parceria com a Fundação Athos Bulcão. “Nesse festival buscamos enaltecer as coisas típicas da nossa cidade que muitas vezes nem conhecemos. E aqui temos uma diversidade muito grande de pessoas de todo o país. Brasília ainda busca um prato típico só dela. O Athos se preocupou em arrumar uma identidade para Brasília por meio das obras dele. Temos a Marca Brasília, projeto da Fecomércio que elegeu uma identidade visual para representar a cidade, e vai chegar um momento que vamos ter um prato típico de Brasília. Espero que os alunos ou instrutores do Senac criem um que a sociedade vá adotar e os outros restaurantes vão reproduzir”, reforçou.

O próximo almoço será no restaurante-escola Senac Downtown, no edifício sede da Confederação Nacional do Comércio (CNC), nesta quinta-feira (12). Na noite de quinta (12) será realizada uma aula show no Centro de Aperfeiçoamento em Gastronomia do Senac, na 116 Sul. A chef e organizadora da Semana no DF, Ana Carolina Gregório, conta que foi feita uma competição entre os alunos de gastronomia da instituição para a escolha de um prato com ingredientes do cerrado que será apresentado na aula. “Ensinaremos uma entrada e sobremesa. O aluno Victor Fanuchi apresentará o prato principal da aula show. São somente 25 vagas e o sorteio é feito mediante inscrição presencial”, explica a chef.

Participação

Além dos citados, estiveram presentes no almoço a secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça, o subsecretário de Relação com o Setor Produtivo – SURESP, Márcio Faria Júnior, a secretária executiva da Fundação Athos Bulcão, Valéria Cabral, o presidente do Sindicato do Comércio Varejista do Distrito Federal (Sindivarejista-DF), Edson de Castro, o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Carnes frescas, Gênero Alimentícios, Frutas, Verduras, Flores e Plantas de Brasília (Sindigêneros-DF), Joaquim Santos, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Material de Escritório, Papelaria e Livraria do Distrito Federal (Sindipel-DF), José Aparecido da Costa Freire, o primeiro diretor-financeiro do Sindicato do Comércio Varejista de Carnes, Gêneros Alimentícios, Frutas, Verduras, Flores e Plantas de Brasília (Sindigêneros-DF), Jó Rufino Alves, a empresária e conselheira do Senac-DF, Janine Brito, o diretor da Diretoria de Educação Profissional e Tecnológica, Gustavo Guimarães, assessor executivo da Direção Regional do Senac-DF, Luiz Pires, diretor da Diretoria de Operações, Valcídes de Araújo Silva, assessora da Direção Regional do Senac-DF, Cíntia Gontijo, e a gerente de Produtos Educacionais do Senac-DF, Ana Luiza Naves.

Fotos: Andressa Anholete/Exemplus