Skip to content

Semana Pedagógica reúne docentes do Senac

A Semana Pedagógica do 1º semestre de 2015, promovida pela Divisão de Educação Profissional (DEP) do Senac, começou nesta segunda (6) e vai até sexta-feira (10), no auditório da unidade do Senac em Taguatinga. O objetivo do encontro, cujo tema é Alinhamento Pedagógico – Desenvolvendo Saberes e Práticas, é promover a educação continuada dos docentes da instituição. Mais de 130 pessoas, entre instrutores e servidores, participaram da abertura oficial das atividades, feita pelo diretor regional do Senac-DF, Luiz Otávio da Justa Neves, seguido do diretor da Divisão de Educação Profissional, Ledir Júnior de Almeida.

Em seu discurso, o diretor Luiz Otávio contou um pouco da história da instituição, dando ênfase aos trabalhos realizados a partir de maio de 2012, quando assumiu a direção regional a pedido do presidente Adelmir Santana. “Tivemos uma recepção muito boa, com apoio da maioria dos 279 servidores (hoje, no Senac-DF, são 1100 servidores) e dos três Centros de Educação Profissional (CEP): 903 Sul, Jessé Freire e Taguatinga”, destacou. Além dos três CEPs citados, a instituição possui a Sede, a Subsede, a Livraria, a Editora, e mais seis CEPs: Sobradinho, Ceilândia, Gastronomia, Gama, Ações Móveis e EAD; e ainda a Faculdade e cinco Restaurantes-Escola (Senac/STF, Senac/MPDFT, Senac/MJ, Senac/CGU e Senac/Gastronomia). “Nestes 13 anos, o Senac-DF partiu da base técnico-administrativa existente, avançou, modernizou-se, cresceu e hoje é respeitado dentro e fora do Sistema Senac”, completou Luiz Otávio.

Após agradecer a presença do público e o apoio de outros setores que contribuíram para a realização da Semana Pedagógica, o diretor da Divisão de Educação Profissional (DEP) destacou a importância do encontro que já faz parte do calendário da instituição. “É uma responsabilidade muito grande porque precisamos estar transparentes e alinhados a objetivos em relação à produtividade. É um período de tempo que tiramos para tratar de assuntos extremamente específicos, de ordem educacional, mas que acaba por si só buscando todos os assuntos relacionados à parte pedagógica”, afirmou Ledir Júnior de Almeida.

Ledir aproveitou para explicar aos instrutores sobre os quatro departamentos que existem atualmente na instituição. Além da Divisão de Educação Profissional, falou sobre a Divisão de Planejamento e Desenvolvimento (DPD), a Divisão de Administração e Finanças (DAF) e a Divisão de Unidades Especializadas (DUE). “São essas divisões que dão sustentação para que nossas tarefas aconteçam”, destacou, lembrando que a DEP agora conta com três núcleos: o Núcleo de Desenvolvimento Pedagógico (NDP), o Núcleo de Programas e Projetos (NPP) e o Núcleo de Desenvolvimento Pedagógico (NDP).

O diretor da DEP lembrou que, desde agosto de 2014, o Senac-DF mudou o contrato dos instrutores. “Com a nova formatação de contrato, o instrutor trabalha em um turno específico e tem uma carga horária fechada em 20 horas por semana”, explicou. Ledir falou também sobre a implantação do Modelo Pedagógico Nacional e destacou o Prêmio Excelência Senac-DF, que é um projeto que procura sistematizar processos de ensino e de aprendizagem alinhados ao mundo do trabalho. “Ou seja, ele tem uma conexão direta com o mercado, com os empresários, com aquelas pessoas que estarão usando o trabalho dos nossos alunos após a sua formação”, afirmou, explicando que a questão da integração entre alunos e instrutores de todas as unidades do Senac é um dos objetivos do Prêmio Excelência. “A segunda edição do Prêmio Excelência Senac vai acontecer de 7 a 9 de outubro, na unidade do Senac da 903 Sul”, concluiu.

A primeira palestra da Semana Pedagógica foi sobre o Modelo Pedagógico Nacional e a explanação foi dividida entre as servidoras do Senac Eunice Portela e Camilla Cordova. Nesta terça-feira, Camilla apresentará ainda a Metodologia do Projeto Integrador (PI). Depois serão formados grupos de trabalhos para discussão, seguida de uma oficina sobre o mesmo assunto. As atividades da Semana Pedagógica acontecerão nos três turnos (manhã, tarde e noite) e os instrutores poderão escolher o horário que acharem melhor para participar.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Veja mais!

Notícias Relacionadas

Pular para o conteúdo