Skip to content

Senac-DF forma jovens que cumprem medida socioeducativa e anuncia continuidade do projeto em 2021

.

O Senac-DF realizou na tarde desta quarta-feira (16) a entrega simbólica de certificados para 25 jovens que cumprem medidas socioeducativa de internação e concluíram o curso de Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Administrativos, ministrado na Unidade de Internação de Brazlândia (UIBRA). Na cerimônia virtual de encerramento do curso, que foi transmitida por meio de webconferência para parceiros e convidados, o Senac-DF anunciou a continuidade do projeto em 2021. A qualificação nas unidades de internação faz parte de um projeto que reúne diversas instituições do Distrito Federal e tem como objetivo contribuir para a ressocialização de adolescentes e jovens a partir do acesso à profissionalização.

Ao abrir a cerimônia, o diretor regional do Senac-DF, Antonio Tadeu Peron, comunicou a continuidade da parceria. “O Senac já tem reservado recursos para que o programa continue no próximo ano e se necessário para expandi-lo. Já estamos preparados para isso. É uma boa notícia e eu não poderia perder essa oportunidade de anunciar a todos”, afirmou, para em seguida destacar que a formação de um aluno é sempre motivo para festejar. “Esperamos que tenhamos despertado em cada um de vocês, formandos, o gostinho do saber, o desejo de aprender, o desejo de que a partir de agora, vocês se transformem de alunos em estudantes permanente, pois só através da educação, do conhecimento, é que podemos alcançar o verdadeiro desenvolvimento”, disse o diretor. “Esperamos em breve ter com vocês o convívio da frequência nas salas de aula para uma nova jornada de aprendizado. A qualificação profissional é o caminho mais curto para transformar nossos sonhos em desejos realizados”, concluiu o diretor Peron.

A juíza de Direito da Vara de Execução de Medidas Socioeducativas do Distrito Federal, Lavínia Tupy Vieira Fonseca, que está à frente do projeto no Tribunal de Justiça do DF, agradeceu a parceria e o anúncio de sua continuidade destacando que a aprendizagem profissional dá aos jovens mais condições de entrar no mercado de trabalho. “Esse sim é um dos meios mais adequados, mais eficazes que nós temos tido para a ressocialização, é o que realmente tem tirado os meninos e meninas das ruas e até mesmo das drogas”, afirmou a juíza. Aos formandos, ela ressaltou que a qualificação dá mais amplitude e um diferencial para concorrer no mercado de trabalho. “Antes se vocês tinham poucas expectativas, ou quase nenhuma, hoje vocês têm mais que uma expectativa, têm uma possibilidade de trabalhar, de ganhar dinheiro de forma honesta. Vocês estão muito bem qualificados porque o Senac é uma das maiores entidades de formação profissional com reconhecimento nacional”, destacou a juíza Lavínia Tupy.

Idealizadora do projeto, a procuradora do Trabalho e Coordenadora Nacional da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente, Ana Maria Villa Real Ferreira Ramos, agradeceu aos parceiros destacando que a união de todos é fundamental e imprescindível para dar um futuro mais digno e melhor aos adolescentes e jovens do socioeducativo. “Estou muito feliz com a novidade anunciada pelo Senac de podermos expandir esse projeto nas unidades de internação do DF. Esse projeto é muito sensível, complexo, e eu fico feliz com o êxito. Esse é um projeto desafiador, que a gente não pode desistir. Queria agradecer o apoio e dizer que a união de todos nesse projeto é fundamental. Essa união, esse olhar humano, essa insistência do projeto dar certo, essa insistência dos adolescentes não serem desligados do projeto à vista de uma dificuldade inicial, é importante. Agradeço a todos e todas, em especial a equipe do Senac”, destacou a procuradora Ana Maria Villa Real.

Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania do Distrito Federal, também ressaltou a importância da união de todos os parceiros para que o projeto dê certo. “Começo agradecendo porque todos os atores envolvidos são os grandes responsáveis para que a gente conseguisse chegar ao dia de hoje com a aprovação desses 25 jovens. Nós acreditamos realmente que o caminho para romper com o ciclo infracional, a mudança de paradigma, de tudo, é a oportunidade, e a gente sabe que a educação é capaz de trazer a opção de vida e mudar a história desses jovens. E é par isso que a gente trabalha incansavelmente”, afirmou.

Curso
As aulas do curso Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Administrativos para os adolescentes e jovens vinculados à medida socioeducativa de internação tiveram início 09 de dezembro de 2019, na UIBRA, beneficiando 30 alunos. Desse total, 27 concluíram o curso e 25 participaram da formatura. Todos os alunos foram selecionados pela Secretaria de Justiça do Distrito Federal, por meio da própria Unidade de Internação.

Coordenado pela unidade do Senac Jessé Freire, o curso de aprendizagem teve duração de 12 meses e carga horária total de 800 horas, sendo 400 teóricas e 400 de prática profissional, realizada na própria unidade de internação. Os jovens tiveram a carteira de trabalho assinada e receberam o salário de acordo com as horas trabalhadas, tendo o salário-mínimo como referência.

O projeto-piloto de capacitação de adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa de internação foi realizado por meio de Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Ministério Público do Trabalho, a Procuradoria Regional do Trabalho da 10ª Região (PRT-10), o Ministério da Economia, a Superintendência Regional do Trabalho no Distrito Federal (SRTb/DF), Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), a Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania (SEJUS), a Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF), o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e, por meio de Termo de Adesão, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Veja mais!

Notícias Relacionadas

Pular para o conteúdo