Skip to content

Senac-DF participa de competição nacional de educação profissional

A segunda edição das Competições Senac de Educação Profissional terá início nesta terça-feira (20) no Hotel Senac Ilha do Boi, em Vitória (ES). A competição, que irá revelar os melhores alunos de educação profissional do país no setor de comércio e serviços, reunirá 43 estudantes do Senac de vinte Estados. As provas, que simulam ambientes reais de trabalho, acontecerão até sexta-feira (23). O Distrito Federal terá como representante a egressa do curso de Cozinheiro, Glenda Anne Costa Lima, que competirá na ocupação Cozinha.

Nesta segunda-feira (19), os competidores estiveram no local das provas para conhecer o ambiente. “Todos os competidores entram na arena de competição e vão começar a organizar seus materiais de trabalho, testar fogão, forno, enfim, todos os equipamentos que eles poderão utilizar para a prova que começará nesta terça. Serão quatro dias de provas, até sexta, e o encerramento será dia 24, no sábado”, explica Rodrigo Coura, supervisor técnico no Distrito Federal do projeto Competições Senac.

De iniciativa do Departamento Nacional, a competição exigirá um desempenho de excelência nas ocupações de Cabeleireiro, Cozinha, Cuidados de Saúde e Apoio Social, Serviço de Restaurante, Estética e Bem-estar e Florista (esta exclusivamente como demonstração). Cada ocupação pode ter até oito módulos de prova e cada prova tem um tempo para sua realização. Todos os competidores serão supervisionados simultaneamente pelos avaliadores. Ao final, os três melhores sobem ao pódio. Eles recebem medalhas e ainda podem concorrer à oportunidade de participar da próxima edição da WorldSkills, que será realizada em Kazan, na Rússia, em 2019.

O departamento regional do Distrito Federal contará apenas com a representante na ocupação de Cozinha. Glenda participou das avaliações realizadas em quatro etapas que teve, no início, 12 candidatos. A primeira etapa foi uma entrevista com todos os candidatos, onde foram eliminados quatro. A segunda etapa foi uma avaliação comportamental feita por meio de testes psicológicos, realizada com oito candidatos, onde foram eliminados mais quatro. Na terceira etapa, que consistiu em uma avaliação prática com elaboração de um prato, participaram quatro candidatos e dois foram selecionados para a final. A avaliação técnica aconteceu durante um mês de acompanhamento com os dois candidatos selecionados nas etapas anteriores. Desses dois, a selecionada foi a competidora Glenda Costa.

Fotos: Rocio Fotografia

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Veja mais!

Notícias Relacionadas

Pular para o conteúdo