Skip to content

Senac e Ministério da Cultura formam facilitadores culturais

A quarta e última etapa do Programa de Capacitação em Gestão de Projetos e Empreendimentos Criativos, promovida pelo Ministério da Cultura em parceria com o Senac-DF, será encerrada em maio com a realização de oficinas destinadas à formação de facilitadores. A iniciativa ocorrerá no auditório do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), em Brasília, de 13 a 15 de maio (3ª turma) e de 27 a 29 de maio (4ª turma).

O programa, que iniciou o segundo ciclo em 2013, tem foco na formação empreendedora do profissional da cultura. “Ele se alinha a ações estratégicas do Ministério da Cultura para estabelecer atividades de formação e capacitação de gestores no campo da cultura”, explica a coordenadora pedagógica do Senac-DF, Mayra Resende. Entre os objetivos, está o desenvolvimento de iniciativas de forma sustentável, impulsionando a capacitação de agentes culturais de todo o país. Desde 2013, o curso atendeu mais de oito mil alunos em nove polos prioritários (Belém, Fortaleza, Salvador, Rio Branco, Belo Horizonte, Cuiabá, Recife, Goiânia e Brasília).

A estrutura pedagógica é composta por quatro etapas, sendo duas no formato à distância e duas presenciais. “Nelas os alunos foram incentivados a vincular as reflexões teóricas às realidades enfrentadas em seus territórios”, destaca Mayra. A quarta e última etapa da capacitação constitui-se de encontros presenciais, com carga horária de 24 horas cada, e está baseada em conteúdos pedagógicos com enfoque na capacitação em metodologias colaborativas de construção de projetos e ações no campo da cultura.

O objetivo desta última fase é a formação de 200 facilitadores que possam mediar processos e projetos culturais em seus territórios, para atuar como articuladores locais de pessoas, grupos e instituições. Além disso, esses profissionais buscam estimular, em sua localidade, práticas colaborativas de gestão de projetos culturais e de empreendimentos criativos.

 

 

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Veja mais!

Notícias Relacionadas

Pular para o conteúdo