Skip to content

Senac entrega certificados a 29 alunos do Projeto Reciclando Sons

Alunos dos cursos Técnicas de Preparo de Tortas Doces e Salgadas, Técnicas de Produção de Pães Caseiros e Artesanais, Técnicas de Salgadeiro e Preparação de Biscoitos Diversos receberam, na manhã desta quinta-feira (5), os certificados de conclusão dos cursos que realizaram no Senac-DF por meio de parceria com o Instituto Reciclando Sons. A entrega dos certificados aconteceu durante a solenidade de inauguração da cozinha industrial do projeto de formação técnica profissionalizante em panificação e confeitaria Sabor & Som, que reuniu dezenas de convidados na sede do instituto, localizado na cidade Estrutural.

Presidente e fundadora do Reciclando Sons, Rejane Pacheco destacou que são 18 anos convivendo com a comunidade, entendendo suas necessidades, descobrindo aquilo que eles gostam, que dão valor e tentando construir com eles. “Sou uma ponte, só que essa ponte está esticando e os meus braços não estão alcançando mais, então, sem o apoio de outras pessoas importantíssimas aqui no instituto, isso não seria possível”, afirmou, lembrando que o projeto de formação técnica profissionalizante em panificação e confeitaria é um sonho realizado porque as famílias têm se integrado cada vez mais ao instituto.

“A cidade Estrutural é uma cidade muito judiada pela violência doméstica, muitas mulheres não conseguem sair desse ciclo de violência porque elas não têm independência financeira nem intelectual para isso. Por isso nós criamos uma rede de apoio para esse projeto. Essas mulheres estão sendo apoiadas não só na educação profissionalizante, mas em outros aspectos, se fortalecendo, se empoderando no sentido positivo, de ter confiança em si mesmo para trazer confiança e abrir o caminho. Então nossa gratidão é imensurável a todos que participaram”, afirmou Rejane, destacando que os cursos foram montados pelo Senac de uma forma que atendesse às necessidades do instituto. “Nossa gratidão é imensurável. Ter vocês aqui hoje significa que estamos caminhando juntos”, ressaltou.

Margareth Bicalho, gerente da Gerência de Relações Comerciais do Senac, falou da importância do projeto e explicou como o Senac atuou na parceria. “É uma honra trabalhar em um projeto tão nobre. A Rejane nos procurou, falou do perfil dos alunos e nós customizamos os cursos. Eles não aprenderam simplesmente a fazer salgados. Nós trabalhamos também a alto-estima, ensinamos a precificar os produtos, como se comportar em uma entrevista de emprego, entre outras coisas. O Senac é de vocês e está aqui para que vocês possam voar o mais alto que puderem, seja através de cursos ou da empregabilidade”, destacou.

Os 29 estudantes formados que participaram das quatro turmas serão no Projeto Sabor & Som, que faz parte do Programa Socioeducacional do Instituto e é fruto do convênio com a Fundação Banco do Brasil em parceria com o Grupo de Cônjuges dos Chefes de Missão e com o Senac-DF. Nasceu como forma de apoio à comunidade da cidade Estrutural, que perdeu uma fonte de subsistência financeira com o fechamento do lixão. Os cursos profissionalizantes do Senac são destinados, a princípio, aos pais de alunos do instituto.

Francisca Maria dos Santos Nascimento, de 43 anos, foi uma das alunas que se destacou no projeto e por isso foi selecionada para fazer os quatro cursos. “Esse projeto para mim está sendo tudo. Nunca tive uma oportunidade como essa. Já trabalho há muito tempo cozinhando, era empregada doméstica, mas nunca tive a oportunidade de fazer um curso profissionalizante. Para mim está sendo a melhor coisa do mundo”, afirma Francisca. “Eu já fazia pães só que não tinha as técnicas corretas. Eu trabalho aqui no instituto há 8 anos, então vou ter que replicar o que aprendi no Senac para alguns pais daqui. Não vou parar. E vou fazer uma faculdade no ano que vem de gastronomia”, ressalta. “O Senac é uma instituição que abre as portas do mercado de trabalho porque daqui já saíram pessoas que estão trabalhando, nem terminaram o curso e já conseguiram emprego. Então para mim foi uma porta aberta onde nós aproveitamos e estamos passando”, concluiu.

Participaram da entrega dos certificados aos alunos do Senac a presidente do Instituto Reciclando Sons, Rejane Pacheco; a gerente da Gerência de Relações Comerciais do Senac-DF, Margareth Bicalho; o presidente da Fundação Banco do Brasil, Asclepius Soares, e a representante do Grupo de Cônjuges dos Chefes de Missão , a embaixatriz da União Europeia, Miriam Polito.

Sobre o Instituto
O Instituto Reciclando Sons (IRS) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que utiliza a música como instrumento de educação, ressocialização, inclusão social e produtiva de crianças, adolescentes, jovens e famílias da área erguida sobre o maior depósito de lixo da América Latina: o Lixão da Estrutural-DF.

Atuando na cidade Estrutural desde 2001, o Reciclando Sons busca, através de uma tecnologia social de educação musical, dar um futuro para os atendidos. O modelo adotado envolve a comunidade local, forma músicos e educadores sociais, além de promover a convivência cultural produtiva saudável, a fim de prevenir o agravamento dos problemas de vulnerabilidade social local.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Veja mais!

Notícias Relacionadas

Pular para o conteúdo