fbpx

Senac está presente em mais de 1,8 mil municípios brasileiros

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) é uma entidade de caráter privado, que contribui para a superação dos problemas sociais e econômicos do país por meio da capacitação profissional de trabalhadores das áreas de comércio de bens, serviços e turismo. A instituição está presente em todo o Brasil, abrangendo 1.808 municípios por meio de 491 unidades escolares e 85 unidades móveis.

Comprometido com inserção social e produtiva de adolescentes, jovens e adultos pertencentes às camadas sociais menos favorecidas, o Senac também oferta cursos gratuitos para a formação profissional, por meio do Programa Senac Gratuidade (PSG). Somente em 2018 foram aplicados R$ 1,79 bi no programa que resultou em mais de 358 mil matrículas.

Para o presidente do Senac-DF, Francisco Maia, os números evidenciam a missão da instituição, que é educar para o trabalho em atividades de comércio de bens, serviços e turismo. “Em todo o país, o Senac registrou 2,17 milhões de atendimentos nos mais de 1,8 mil municípios brasileiros. Isso significa que a instituição contribuiu para a qualificação profissional dessas pessoas e a inclusão das mesmas no mercado de trabalho. É um grande passo para a transformação social do país”, afirma.

No Distrito Federal há 52 anos, o Senac oferece cursos nos níveis básico, técnico e tecnológico nas áreas de artes, comércio, comunicação, gestão, idiomas, imagem pessoal, informática, saúde e turismo e hospitalidade. Segundo o diretor regional do Senac-DF, Antonio Tadeu Peron, a qualificação profissional ofertada pela instituição é de alta qualidade e precisa alcançar mais pessoas. “Não há nada mais importante do que a formação de pessoas considerando que, somente no Distrito Federal, 68% do que o Senac faz é gratuito. E mesmo assim, o comércio possui um grande índice de trabalhadores que precisam de uma qualificação”, afirma, destacando que o setor é responsável por 80% do primeiro emprego.