fbpx

Senac inicia atividades do Fórum Técnico Setorial

O Senac promoveu na manhã desta quarta-feira (26), no Quality Hotel e Suites, a abertura do Fórum Técnico Setorial – Segmento Comércio, que tem por objetivo identificar as competências necessárias ao exercício profissional das ocupações do setor, de modo que a educação profissional do Senac esteja alinhada às atuais demandas do mundo do trabalho. A cerimônia de abertura reuniu 60 participantes, entre empresários, representantes da classe empresarial, sindical, meio acadêmico e especialistas de todo o País, e contou com a participação do presidente do Conselho Regional do Senac-DF, Adelmir Santana, do diretor regional da instituição, Luiz Otávio da Justa Neves, além de servidores do Distrito Federal e de outros Estados.

Em seu discurso na abertura do encontro, o presidente do Senac-DF, Adelmir Santana, destacou a importância de reunir diversas categorias profissionais para buscar a melhoria da qualidade dos produtos oferecidos pelo Senac. “Eu vejo num ambiente como esse em que se juntam educadores, técnicos, empresários, representantes de empresas, para discutir um assunto de tamanha relevância, como um fato de um significado impar para todos nós. Claro que essa é uma busca permanente, o mercado é extremamente exigente com todos, e certamente é também com os nossos colaboradores. Como entidade focada na formação profissional, temos que estar em constante avaliação, em constante aperfeiçoamento, para atender as exigências desse mercado”, destacou Adelmir. “Essa reunião de hoje tem por objetivo, certamente, a apurada análise da evolução desse mercado e a necessidade da gente estar focado nesse processo de inovação”, completou.

Para o diretor regional do Senac-DF, Luiz Otávio da Justa Neves, as mudanças pelas quais a evolução do conhecimento técnico científico passam variam de amplitude de risco segundo os períodos da história. “Podemos dizer que estamos vivendo hoje um momento de reconstrução e de alinhamento. O governo atual do âmbito nacional aborda novos paradigmas, categorias de pensamento, metodologia de pesquisa e forma de ensino. Cabe dizer que o Senac está desempenhando um papel pioneiro nesse esforço de renovação dos modos de produção e transmissão do saber, ampliados em uma colaboração entre empresários, sindicatos, especialistas e o meio acadêmico”, destacou, lembrando que muitas das questões a serem abordadas e dos problemas a serem considerados durante o fórum serão de natureza prática e metodológica, implicando  a adoção de uma nova postura intelectual face à natureza complexa dos problemas com os quais os sistemas de ensino e educação se confrontam. “Apoiando-se nessas experiências colaborativas serão propostas, nos próximos três dias, algumas reflexões, discussões e desenhos funcionais. A expectativa é de que se possa utilizá-los para enfrentar os problemas encontrados pelo grupo de pensadores do modelo pedagógico de Senac, convencido dessa necessidade de alinhamento da oferta e principalmente de sua qualidade por meio de nossos produtos educacionais e do ensino”, concluiu.

Na programação desta quarta-feira constam, além da apresentação da metodologia de trabalho, a apresentação e formação dos grupos de trabalho. “Esses grupos serão formados a partir do mapeamento de quatro grandes atividades do setor do comércio como a prospecção em comunicação com o mercado; os processos financeiros, contábeis e legais; os processos logísticos; e comercialização, atendimento e relacionamento com o cliente. Cada grupo irá compreender uma série de profissões que se relacionam diretamente ao segmento comércio”, explicou Murillo Alencar Bezerra, assessor da Divisão de Educação Profissional do Senac-DF. “Por meio dessa ação, buscaremos, durantes os três dias, identificar as competências necessárias ao exercício profissional das ocupações que compreendem o segmento comércio, de modo que a educação profissional do Senac esteja alinhada às demais demandas do mundo do trabalho”, completou.

O Fórum Técnico Setorial é composto por representantes das cinco regiões geográficas, empresas do varejo, atacado e diversos setores econômicos, como do comércio da construção civil, alimentos, cosméticos e farmacêuticos, produtos e serviços de saúde, entre outros, além de representantes de instituições governamentais, associações de classe e meio acadêmico. O encontro, que é promovido pelo Departamento Nacional do Senac em parceria com alguns Departamentos Regionais, ocorrerá até sexta-feira (28), sempre das 8h30 às 17h30.