Skip to content

Senac irá qualificar adolescentes e jovens que cumprem medida socioeducativa de internação

O Senac do Distrito Federal irá qualificar, a partir de 27 de maio, adolescentes e jovens vinculados à medida socioeducativa de internação por meio do curso Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Administrativos. O curso será desenvolvido, a princípio, nas Unidades de Internação de Planaltina e de São Sebastião. Serão oferecidas duas turmas totalizando 27 alunos. Em Planaltina serão 12 aprendizes e em São Sebastião 15 aprendizes. Os alunos terão aulas teóricas e práticas e foram selecionados pela Secretaria de Justiça do Distrito Federal, por meio das próprias Unidades de Internação. O objetivo é contribuir para a ressocialização de adolescentes e jovens a partir do acesso à profissionalização.

O curso de aprendizagem tem duração de dez meses e carga horária total de 800 horas, sendo 400 horas teóricas e 400 horas de prática profissional. As turmas contarão com um máximo de 15 alunos e os jovens matriculados nessas primeiras turmas deverão ser contratados por empresas das redes de postos de combustíveis, para vivência prática pelo período inicial de dez meses. As próximas turmas estão previstas para iniciar em agosto deste ano nas mesmas unidades.

O projeto-piloto de capacitação de adolescentes e jovens deverá ser expandido para as Unidades de Internação de Santa Maria (UISM) e do Recanto das Emas (UNIRE) no próximo ano. O objetivo é que a aprendizagem profissional se estenda para todas as unidade de internação do Distrito Federal de forma contínua e sistemática após o término das experiências-piloto implementadas nas unidades UNIRE, UISM, UIP e UISS. Atualmente existem em funcionamento 29 Unidades de Atendimento Socioeducativo, sendo 15 Unidades de Atendimento em Meio Aberto, seis Unidades de Atendimento em Semiliberdade, sete Unidades de Internação e uma Unidade de Atendimento Inicial.

O projeto-piloto de capacitação de adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa de internação será realizado por meio de Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Ministério Público do Trabalho, a Procuradoria Regional do Trabalho da 10ª Região (PRT-10), o Ministério da Economia, a Superintendência Regional do Trabalho no Distrito Federal (SRTb/DF), Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), a Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania (SEJUS), a Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF), o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e, por meio de Termo de Adesão, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Veja mais!

Notícias Relacionadas

Pular para o conteúdo