em Notícias

O Senac-DF promoveu, nesta quinta-feira (8), reunião para o lançamento oficial da 5ª edição do Prêmio Excelência Senac-DF. O projeto educacional tem por objetivo identificar, por meio de competições, o melhor desempenho dos alunos em ocupações pré-definidas pela instituição e também os melhores Projetos Integradores das unidades educacionais, por meio de apresentação de banners. Este ano, o Prêmio Excelência Senac será realizado nos dias 9 e 10 de outubro, no Pátio Brasil Shopping. Além das competições, o público poderá participar de diversas atrações gratuitas como oficinas, palestras, aulas shows, testes vocacionais e mesa redonda com empresários. Haverá também uma central de matrículas para orientar e fazer pré-matrícula do público interessado.

Para o diretor regional do Senac-DF, Luiz Otávio da Justa Neves, que abriu a reunião de lançamento do Prêmio Excelência, o projeto é importante porque mostra à sociedade todo o trabalho que a instituição realiza. “O Prêmio Excelência mostra, demonstra e abre as portas do Senac para que se veja o que está sendo feito. Nós mesmos do Senac não temos a noção exata do que temos, como os oito Centros de Educação Profissional, os Restaurantes-escola, a Faculdade, a sede, subsede, a editora e a livraria”, destacou o diretor.

As atividades do Prêmio Excelência terão início nas unidades do Senac em 12 março. “Elas referem-se à seleção dos projetos integradores e também à preparação da competição, ou seja, sob a orientação da Divisão de Educação Profissional (DEP) cada unidade fará a sua seleção. Normalmente, o professor que acompanha a turma é quem identifica o aluno que tem o perfil para participar da competição”, explica Kátia Christina Soares de Morais Corrêa, diretora executiva da DEP.

As competições são provas que exigem dos estudantes habilidades técnicas e conhecimento sobre o mercado de trabalho, no qual eles serão desafiados a apresentar soluções rápidas e com excelência durante a execução das provas que simulam ambientes reais de trabalho. Nesse ano, o público poderá conferir o desempenho dos estudantes das ocupações de Técnico em Enfermagem, Técnico em Nutrição e Dietética, Técnico em Design de Interiores, Cabeleireiro, Cozinheiro e Costureiro.

O cronograma de todas as atividades já está definido. A entrega dos temas para as oficinas, aulas shows e palestras poderá ser feita até o dia 31 de maio e a apresentação do Painel de Integração para a Comissão de Avaliação será realizada de 10 a 14 de setembro, na sala de treinamento do edifício sede do Senac. O prazo para inscrição dos quatro competidores selecionados por ocupação será 14 de setembro. As competições acontecerão durante o evento, nos dias 9 e 10 de outubro, no Pátio Brasil, e a cerimônia de encerramento será no Teatro Sesc Newton Rossi, em Ceilândia, em 11 de outubro.

De acordo com Rodrigo Coura, responsável pela coordenação do Prêmio Excelência, a intenção do projeto este ano é fortalecer o que foi feito no ano passado. “Conseguimos cumprir o nosso papel, mas tudo pode ser melhorado. A gente quer chegar à excelência. Nós queremos tanto a excelência dos nossos alunos quanto a nossa, profissionais do Senac”, destaca Rodrigo. “Os projetos e ações não vão mudar. Eles vão permanecer com a competição de ocupações, que é a disputa entre os alunos, a competição do painel de integração, que é a entre as unidades educacionais, a mesa redonda com empresários, aula show, oficina e palestra, central de matrículas e teste vocacional. O hall empresarial também irá permanecer, mas com algumas diferenciações. Esse ano a proposta é que a empresa que participar como parceiro receberá um estande padronizado”, destaca.