Skip to content

Senac promove desfile de moda no Alameda Shopping

O Senac e o Alameda Shopping encerram, nesta quarta-feira (1), a partir das 17h, as ações desenvolvidas no shopping em apoio ao Outubro Rosa, movimento de prevenção ao câncer de mama, criado para estimular a participação da população no controle e prevenção da doença. Uma homenagem às mulheres que lutam contra a doença será feita por meio de um desfile de moda, no qual pacientes oncológicos e alunos do Senac mostrarão os produtos desenvolvidos para esse público, como turbantes, colares, golas, xales, próteses, necessaires para colocar remédios e capas para bolsas de colostomia. Antes, a Drª Luci Ishii, presidente e fundadora da Associação Brasiliense de Apoio ao Paciente com Câncer (ABAC), falará sobre prevenções e autoexame. As ações serão no 3º piso, próximo à Praça de Alimentação.

Todas as peças, que foram feitas pelos alunos do curso de Costureiro e professores da unidade móvel do Senac, serão doadas para a ABAC. A instituição ajuda mulheres que não têm condições financeiras a fazer exames que podem detectar o câncer. Caso seja diagnosticada a doença, a entidade faz o encaminhamento para o tratamento imediato. No total, 222 alunos de 11 turmas trabalharam durante este ano na produção das peças, que incluem acessórios, roupas masculinas, femininas e vestidos infantis de material sustentável, feitos com tecidos reciclados de guarda-chuvas e sombrinhas. “Duas crianças vão vestir a produção dos nossos alunos que nessa coleção imprimiram a marca da sustentabilidade. Essas confecções serão doadas para Dra. Luci Ishii, que, por sua vez, as revenderá em bazares. Com o valor arrecadado ela financiará os exames para mulheres de baixa renda”, explica Maria Lucila Lins Lago, gerente da unidade móvel do Senac-DF. No total, serão doados 300 itens entre peças de roupas e acessórios.

Durante alguns dias do mês de outubro, o Senac expôs as peças confeccionadas no espaço do shopping chamado Loja Colaborativa do Outubro Rosa e promoveu oficinas gratuitas para o público sobre confecção de prótese mamária alternativa, automaquiagem, maquiagem social, penteados e tranças, customização de acessórios, além de atendimento de corte de cabelo e de barbeiro. A Dra. Luci também realizou exames clínicos de prevenção ao câncer de mama e ensinou a fazer o autoexame.

Essas ações fazem parte do Projeto Integrador do Prêmio Excelência Senac, que tem o objetivo de integrar os alunos de todos os cursos, em cada uma das unidades da instituição, com iniciativas de inovação e excelência da educação profissional. Em 2017, o Senac Ação Móvel foi o vencedor da iniciativa ao apresentar o projeto “Reflexão? Humanização? Um olhar diferenciado para o tratamento oncológico”, que teve início em 2016 e foi desenvolvido durante o ano de 2017. “Buscamos alternativas satisfatórias nas diversas áreas de atuação para prestar atendimentos necessários para pacientes oncológicos, indicando cuidados básicos com a pele, dicas de como usar perucas, lenços, maquiagens e a mudança de hábitos alimentares, contribuindo assim com o tratamento e a recuperação dos pacientes. O resultado das oficinas e atendimentos será esse desfile de moda direcionado para autovalorização e empoderamento das pacientes em tratamento oncológico”, destaca Lucila. Uma parte do projeto integrador foi desenvolvido em um hospital regional do DF e contou com apoio da Dra. Luci Ishii.

 

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Veja mais!

Notícias Relacionadas

Pular para o conteúdo