Skip to content

Senac realiza almoços temáticos em restaurantes-escola

Dois restaurantes-escola do Senac ofereceram nesta quarta-feira (30) almoços temáticos em homenagem a um país e a uma região do Brasil. No restaurante e lanchonete-escola do Senac-DF, localizado no Supremo Tribunal Federal (STF), o público prestigiou pratos da culinária espanhola, enquanto no restaurante-escola do Senac Nacional, localizado no anexo IV da Câmara dos Deputados, o estado do Amazonas foi o grande homenageado. O presidente do Senac-DF, Adelmir Santana, e o diretor regional da instituição, Luiz Otávio da Justa Neves, participaram dos eventos.

“Além de atrair mais o público, ao fazer esses almoços temáticos nos ambientes escolas o Senac dá a oportunidade dos alunos conhecerem a gastronomia de outros países e regiões do Brasil. Isso enriquece a história curricular e a formação dos alunos”, afirmou o presidente Adelmir Santana, destacando que é de suma importância esse tipo de procedimento. “É um procedimento adotado inclusive pelo Departamento Nacional. Hoje, no restaurante-escola da Câmara está sendo feita também uma homenagem à gastronomia do Amazonas, que é uma região muito rica”, completou Adelmir.

No cardápio do restaurante-escola do STF o público apreciou salada de batata à moda espanhola, vagem e tomate à moda espanhola, feijão asturiano, paella valenciana, paella de legumes, bife ao molho de tangerina, almôndegas ao molho de vinho, couscous rico, mini escalivada, croquete de pollo e tortilha à espanhola. De sobremesa, churros na taça com sorvete de creme, crema catalana, fian de coco com caramelo de laranja, rabanada e brigadeirão. “Essa homenagem à gastronomia espanhola é de extrema importância. Nós já participamos em outros momentos com eventos na embaixada da Espanha e isso enriquece a formação dos nossos alunos. É de vital importância para o nosso trabalho”, destacou Adelmir Santana, que participou do almoço temático no STF junto com o diretor regional do Senac-DF, Luiz Otávio da Justa Neves; do assessor executivo da direção regional do Senac, Alexandre Chitarelli; da diretora executiva da Divisão de Empresas Educacionais (DEE), Ana Beatriz Borges, e das coordenadoras da DEE.

 

Restaurante-escola da Câmara

Dentro do projeto Semana da Gastronomia Regional, o restaurante-escola Senac Câmara dos Deputados homenageou a culinária do Amazonas nos dias 29 e 30. Entre os pratos servidos nesta quarta-feira (30) destacam-se a salada de feijão-manteiguinha e pirarucu seco, costelas de tambaqui no tucupi, lombo de pirarucu fresco com manteiga limão e chicória, moqueca de tambaqui à Solimões, arroz com castanha-da-amazônia e farofa d’água. De sobremesa, pão de ló de castanha-da-amazônia com geleia de manga e pavê de cupuaçu com chocolate.

Até o final do ano, o projeto irá homenagear o Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Minas Gerais e Santa Catarina. Em agosto, além do Amazonas, foram homenageados o Paraná e o Maranhão. “É um programa onde convidamos os regionais do Senac de todo o Brasil a participar. Essa semana é dedicada ao Amazonas, então é um momento de integração da equipe técnica de gastronomia do Senac Amazonas com a equipe técnica do Senac Gastronomia do Departamento Nacional, que está localizado em Brasília. Normalmente convidamos a bancada de deputados, senadores e formadores de opinião para prestigiar o evento e conhecer o trabalho e a excelência da gastronomia do Senac”, explica Marilene da Conceição Siqueira Delgado, assessora de gestão do Senac Gastronomia do Departamento Nacional.

O presidente do Senac-DF, Adelmir Santana, e o diretor regional Luiz Otávio da Justa Neves, estiveram no restaurante-escola da Câmara juntamente com o presidente da Fecomércio do Amazonas, José Roberto Tadros; do diretor geral do Senac; Sidney Cunha; do assessor da CNC, Roberto Veloso; do Encarregado de Negócios da Embaixada da Grécia, Vassiliki Lazaki; e do sócio da Brazsat, João Gilberto Vaz.

 

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Veja mais!

Notícias Relacionadas

Pular para o conteúdo