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Senac realiza fórum e cria mapa funcional das ocupações do comércio

Durante três dias, o Senac-DF sediou o Fórum Técnico Setorial – Segmento Comércio, reunindo 60 representantes da classe empresarial, sindical, meio acadêmico e especialistas de todo o País para discutir as demandas e identificar as competências necessárias ao exercício profissional das ocupações do setor. O resultado final do encontro foi a criação do Mapa Funcional das Ocupações do Segmento Comércio que, além de reunir as informações discutidas entre os participantes, irá subsidiar grupos de trabalho para atualizar ou criar produtos e serviços educacionais extensivos à educação profissional, alinhados à demanda do mundo do trabalho e ao Modelo Pedagógico Senac. O primeiro fórum nacional do Senac em 2017 aconteceu de 26 a 28 de abril, no Quality Hotel e Suites, em Brasília.

Representantes das diversas empresas que participaram do encontro apoiaram a iniciativa do Senac de aproximação e diálogo. Para João Alexandre Terêncio, gerente de Aprendizagem Corporativa do BNDES-RJ, essa foi uma experiência única e bastante rica. “É um trabalho muito importante que o Senac vem fazendo, buscando esse mapeamento funcional das atividades do comércio que vai gerar um insumo importantíssimo para um plano de capacitação, visando atender as exigências do mercado e, principalmente, da sociedade”, afirma. “É um trabalho bem rico, com uma metodologia bastante funcional e prática, que tem envolvido todos os participantes, e a expectativa é que a gente gere ao final um produto de alta qualidade para o país. A intenção é essa”, conclui.

De acordo com Alexandre Cyriaco, gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Leroy Merlin-SP, a iniciativa é inovadora. “O Senac busca o cliente dele para entender quais são as competências que precisamos para os profissionais que trabalham conosco e como ele pode adequar as necessidades de treinamento e de formação desses profissionais a nossa realidade atual e aos nossos desejos futuros”, afirma, destacando que espera conseguir fazer uma revisão geral dentro de posições importantes no atendimento ao cliente. “Hoje em dia a gente tem uma dificuldade muito grande de ter uma mão de obra um pouco mais preparada e a gente investe muito internamente, só que com isso criamos um profissional muito forte com as características da empresa. Com uma boa formação do Senac, esse profissional poderá estar em qualquer tipo de empresa”, conclui.

Business partner do Makro Atacadista-SP, Desiree Moreira, destaca que os participantes contribuíram com o sucesso do fórum da mesma forma que aprenderam muito. “Essa responsabilidade de formar profissionais para o mercado de trabalho é algo que deveria ser feito inclusive no âmbito dos políticos, de quem faz a legislação e pensa nas formações. Espero que, ao final, a gente consiga fazer cursos muito mais atrativos e que as pessoas tenham mais interesse em se formar, em se aperfeiçoar, não simplesmente para ter um título, mas para ter conhecimento. Acredito que o Senac pode fazer parcerias muito mais interessantes com outras empresas em termos de necessidades de formação, tanto como profissional, quanto como cidadão e pessoa”, conclui.

Gilka Cristina Trevisan, coordenadora técnica do fórum, destacou que a grande expectativa do evento está no resultado final, que vai indicar para o Senac uma série de direcionamentos para a oferta de seu portifólio de atendimento ao segmento do comércio. “Nessa escuta com o mercado, que inclui representantes de instituições públicas e, principalmente, empresários, nós conseguimos obter um número significativo de dados e informações que irão nos ajudar a atualizar nossos cursos e criar uma série de outros cursos e modalidades diferentes de ofertas para atendimento a todo esse mercado em todo o Brasil”, afirma ela, ressaltando que a maior urgência dos empresários hoje são cursos focados nas suas necessidades, conhecidos como cursos customizados. “Esses cursos precisam ser ofertados de uma forma mais rápida, pontual, e num horário alternativo ao horário normal do funcionamento de uma escola para não impactar a rotina deles”, conclui.

O Fórum Técnico Setorial teve coordenação geral do Departamento Nacional do Senac e coordenação técnico-logística do Senac do Distrito Federal e do Mato Grosso do Sul.  “De maneira direta participaram o Departamento Nacional e os Departamento Regionais de São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Ceará  e Acre, mas todos os outros Regionais se empenharam nessa proposta por meio da realização colaborativa de pesquisas pertinentes ao eixo”, destaca Murillo Alencar Bezerra, um dos coordenadores técnico logístico do fórum. “Essa modalidade de evento é totalmente representativo e colaborativo. Temos aqui as cinco regiões geográficas e tanto a metodologia quanto a logística do evento é compartilhado”, explica Murillo.

Entre as empresas de todo o país que participaram do fórum estão Orgui Despachos Aduaneiros Comércio Exterior, Supermercados Araújo, Móveis Gazin, Casa Magalhães, Avon, 3 Corações, Grupo Sabin, Sindiatacadista, Multicoisas, Rede Comper, Farmácia de Manipulação Lunia Centro Sul, Farmácias Associadas, Lojas Elevato, Grupo Hoteleiro Verdes Pássaros, Makro, Leroy Merlin, Creps, BNDES, além da Secretaria Especial de Micro e Pequenas Empresas e ABAD – Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores.

 

 

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