fbpx

Senac realiza primeira prova de peças dos vencedores do concurso Destaque Moda

O Senac promoveu nesta terça-feira (15), no lounge da revista GPS, no Iguatemi Shopping, a primeira prova de peças das coleções que irão compor o desfile dos estilistas vencedores do concurso Destaque Moda Senac 2018. As peças dos estilistas Paulo Bastos (moda feminina), Victor Galeno (moda masculina) e Lourival Souza (moda unissex) estão sendo produzidas pelos alunos do curso de Costureiro do Senac Ações Móveis, Sobradinho e Ceilândia e serão exibidas em um grande desfile a ser realizado no dia 24 de maio na área externa do Museu Nacional.

O primeiro estilista a conferir o trabalho dos alunos do Senac nas modelos da agência 3 Models foi Paulo Bastos, cujas peças estão sendo produzidas na unidade móvel do Senac em Santa Maria. “Eu acho que minha coleção está com um impacto visual maior do que imaginava. Eu já tinha estruturado as cores, os elementos, os detalhes para que tivesse um impacto bem grande, mas eu acho fugiu do controle e vai impactar visualmente muito bem. Estou com uma expectativa muito boa”, afirmou. “As minhas peças estão sendo confeccionadas na unidade móvel do Senac de Santa Maria. O meu trabalho em relação ao acompanhamento da produção está muito tranquilo porque eles são muito safos. Os professores são maravilhosos. Eu me senti muito acolhido, ainda está no processo de construção das peças, mas eu acho que vai suprir todas as minhas expectativa. Estou muito feliz”, afirmou.

Com as peças sendo feitas pelas alunas do Senac em Ceilândia, Lourival Souza está acompanhando tudo de perto e gostando do trabalho desenvolvido. “Estou lá no Senac sempre. Acompanhei a questão da modelagem, o pessoal lá é super atencioso, as alunas são muito esforçadas, os acabamentos estão ficando bonitinhos, então está saindo tudo certinho. Sempre há alguns imprevistos, claro, pequenos ajustes, mas o fio da meada continua o mesmo dentro do processo. Estou gostando muito. É a primeira vez que participo de uma produção dessa escala, dessa proporção”, afirma Lourival. “A expectativa para o desfile é grande. Estou aqui esperando o melhor, que tudo saia como previsto, que dê tudo certo. Estou muito feliz por apresentar a minha coleção. Não é uma sensação de trabalho cumprido, porque só termina mesmo depois do desfile, mas de saber que meu trabalho foi valorizado, que realmente eu tenho potencial, que todo esforço, todo emprenho que dei nesse projeto realmente valeu a pena”, conclui o estilista.

Professor de Corte e Costura do Senac Ações Móveis, Danny Souza destaca que na unidade móvel de Santa Maria o trabalho foi dividido entre duas turmas do curso de costureiro, com 20 alunos cada. “Estamos fazendo a coleção feminina, que é a do Paulo. A gente dividiu entre as duas turmas, dando seis peças para cada turma. Os alunos estão iniciando a prática agora e não tem nada complicado que elas não saibam fazer. Eles estão gostando. Quando eu os desafiei, dizendo que as peças eram para um desfile de moda, eles ficaram empolgados. Foi algo que motivou a todos eles”, afirma o Danny. “Muitos dos alunos estão ali procurando por um profissionalismo, algo para torna-lo profissional para poder trabalhar dento da costura. Às vezes você faz o curso e não vê, lá na frente, aonde ele pode entrar, onde você pode atuar. E essa questão do desfile mostrou que eles podem ir além do que eles imaginam, o que acabou motivando os alunos para aprenderem cada vez mais porque sabem que o campo de trabalho está exigindo”, explicou o professor de uma das turmas.

Para Tatiane Silva dos Santos, professora da outra turma do Senac Ações Móveis que está produzindo as peças do estilista Paulo Bastos, a experiência dos alunos de terem que começar um curso e já produzir peças para um desfile está sendo bastante positiva. “Eles gostam de tudo ligado à moda e toparam de cara participar desse trabalho. O aprendizado está sendo paralelo às aulas”, explica. “A expectativa desse evento é que abra ainda mais as portas do Senac para o ramo da moda. Com ele o aluno vai ter mais visão do que pode fazer, do que pode agregar à moda do Distrito Federal, que é um pouco estagnada nessa área. A gente quase não tem eventos de moda, então esse do Senac vem somar, agregar e abrir as portas para os profissionais”, destaca Tatiane.

Desfile
O desfile com as três coleções dos estilistas vencedores do concurso Destaque Moda Senac 2018 será realizado no dia 24 de maio, a partir das 19h, na rampa do Museu Nacional de Brasília. Durante todo o dia serão realizadas oficinas e palestras gratuitas sobre consultoria, tendências, mercado e empreendedorismo. As inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo site do Senac (www.df.senac.br/destaquemoda) e os palestrantes serão a coordenadora dos segmentos de Moda e Beleza do Senac, Verônica Goulart, o docente de Moda da instituição, Fernando Demarchi, e a consultora do Sebrae, Lúcia Maria Romão Lima Menezes.

O desfile conta ainda com apoio a Secretaria de Cultura do DF, do Museu Nacional, da Biblioteca Nacional, do Sebrae, da Revista GPS, da marca de maquiagem Catharine Hill, da Malharia Ipanema e da Agência 3 Models.