Skip to content

Simulação de acidente com múltiplas vítimas é realizado no Senac da 903 Sul

O Senac realizou, nesta quinta-feira (26), na unidade da 903 Sul, a 1ª Simulação Realística com Múltiplas Vítimas em Bloco, uma situação de aprendizagem do Projeto Integrador que contou com a participação de convidados e mais de 500 alunos dos turnos matutino e vespertino de todos os cursos da unidade. Uma explosão da cozinha de uma casa de show deu início ao desafio dos estudantes dos cursos da área de Saúde que, entre as atividades, tiveram que apagar o incêndio, dar suporte básico e avançado de vida, de acordo com os protocolos internacionais até a chegada de atendimento especializado, fazer triagem secundária das vítimas, atendimento e transporte dos feridos para o serviço hospitalar, entre outras situações.

A simulação foi realizada no turno matutino e repetida no turno vespertino para que todos os alunos pudessem participar. O início das atividades aconteceu no auditório da unidade, com a recepção aos alunos convidados da Escola Queima Lençol, de Sobradinho, que assistiram à simulação e puderam conhecer as atividades de cada profissional da área da Saúde relacionados aos cursos que o Senac oferece. “Nosso fim são esses alunos. O Senac existe para atender essas pessoas. Então trazê-los para a nossa escola foi uma forma de criar uma perspectiva de um ambiente profissional e falar sobre o que eles querem ser, tendo o Senac como visão, como a escola ideal, para que esse momento fique marcado e eles voltem para nós, tanto nos cursos gratuitos quanto nos cursos pagos”, explica Janaína Pereira da Paz, técnica de Nível Superior e uma das responsáveis pela organização do Projeto Integrador.

O Projeto Integrador reuniu alunos dos cursos do Senac de Bombeiro Civil, Cuidador de Idoso, Especialização Técnica em Instrumentação Cirúrgica, em Oncologia e em Urgência e Emergência, além dos técnicos em Enfermagem, Análises Clínicas, Segurança do Trabalho, Hemoterapia, Podologia, Massoterapia e Estética. Os estudantes de Maquiagem do Senac Ceilândia foram os responsáveis por tornar os ferimentos das vítimas mais reais, e os alunos do curso de Garçom do Senac Gastronomia estiveram presentes para servir o coffee break aos convidados.

“A importância dessa atividade para os alunos do Senac é o desenvolvimento da ação profissional de todos os cursos e a integração desse momento. A metodologia que trabalhamos, do Projeto Integrador, prevê isso porque faz parte do ambiente profissional trabalhar com essa integração”, destaca Janaína. “Hoje, além da nossa escola envolvida, o Senac da 903 Sul, temos ainda a unidade de Gastronomia, com a parte de garçons, e a unidade de Ceilândia, com a parte de Maquiador. Nesse momento os alunos percebem o que é o momento profissional deles, isso é a realidade do mundo do trabalho. Eles têm essa vivência profissional, conseguem adquirir as competências e afinar esse conhecimento aqui nesse momento”, conclui Janaína.

Para Maria Auxiliadora de Almeida Rodrigues, professora da área de Imagem Pessoal responsável pela turma que fez as maquiagens nas vítimas, a participação na simulação é uma oportunidade para os estudantes colocarem em prática o aprendizado. “Nós estamos com o curso de Maquiador no Senac Ceilândia e nele temos uma disciplina em que trabalhamos a maquiagem cênica, que é aquela maquiagem de bastidores, de teatro, de transformação. Então é o momento em que o aluno tem a oportunidade de criar, por exemplo, ferimentos, maquiagem para festas temáticas como o Halloween, de figuração de teatro, entre outras. Nas aulas criamos também próteses, pele, os tipos de sangue (comestível, de queimadura, etc), entre outros”, destaca a docente que maquiou, junto com 20 alunos, mais de 60 pessoas.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Veja mais!

Notícias Relacionadas

Pular para o conteúdo