Skip to content

Renata Araújo representará o Senac-DF na Olimpíada do Conhecimento 2014

O maior torneio de educação profissional das Américas, a Olimpíada do Conhecimento de 2014, ocorrerá entre os dias 3 e 6 de setembro, no Expominas, em Belo Horizonte. A competição contará com mais de 800 concorrentes que saíram de cursos profissionais das escolas do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e dos Institutos Federais de Tecnologia. Entre os concorrentes, destaca-se Renata Araújo Rodrigues Biserra, que representará o Senac-DF na ocupação de técnico em enfermagem.

Para chegar à etapa nacional da Olimpíada, a aluna iniciou o treinamento em dezembro de 2013, após ser selecionada entre dez alunos inscritos na etapa escolar da competição. “Em novembro, foram escolhidos três alunos que iniciaram juntos o treinamento em dezembro. Entre eles, foram realizadas eliminatórias em fevereiro, março e maio, ficando a Renata”, explica o coordenador dos cursos de saúde do Senac-DF, Murilo Alencar, supervisor pedagógico do projeto Olimpíada do Conhecimento e treinador da aluna. O processo começou em novembro de 2013 por meio de inscrição entre os alunos interessados e que preenchiam os requisitos, como idade (ter no máximo 19 anos em 2014) e estar matriculado regularmente na instituição.

Durante a competição, os estudantes terão que realizar tarefas semelhantes às que enfrentariam em situações reais do dia a dia do mundo do trabalho e o desempenho de cada um servirá para avaliar a formação técnica oferecida pelas instituições de educação. “O diferencial da Renata, além das questões técnicas, é o saber lidar com o paciente. Ela tem um lado forte de humanização que foi fundamental para ser selecionada”, destaca Murilo.

 

Sobre a aluna

Moradora da Vila Telebrasília, a jovem Renata Araújo, de 19 anos, viu sua vida mudar quando decidiu se tornar técnica em enfermagem. Matriculada no Senac-DF por meio do Pronatec, ela se inscreveu e foi selecionada para representar a instituição no maior torneio de educação profissional das Américas. De família humilde, começou a trabalhar aos 17 anos, dando aulas de reforço escolar para crianças. Depois conseguiu uma vaga para ser secretária de um juiz. “Decidi trabalhar para ajudar minha família e ter independência”, conta.

A relação com a enfermagem começou por acaso. Bolsista do ProUni, decidiu pelo curso da área de saúde por ter pontos suficientes para ser aprovada. “Mas no segundo dia de aula na faculdade já estava apaixonada pela profissão”, explica. Mesmo fazendo faculdade de Enfermagem, decidiu fazer também o curso técnico. “Enxerguei no curso do Senac a oportunidade de ser inserida na prática da enfermagem mais rápido”, explica ela, que agora passa o dia inteiro em treinamento para a competição. “Treino todos os dias, das 8h às 17h, inclusive aos fins de semana, e me sinto preparada, me sinto forte porque confio muito na nossa equipe e no que eles fizeram e fazem por mim”, conclui.

 

Competição
De acordo com o Senai, responsável pela competição, a Olimpíada do Conhecimento deste ano ocupará 105 mil metros quadrados do Expominas, onde serão instaladas 900 toneladas de equipamentos, incluindo duas turbinas de avião, um helicóptero, seis estações geodésicas e um ambiente no qual ficarão 16 novilhas preparadas para inseminação artificial. Além das 6 mil pessoas envolvidas no evento, entre competidores, técnicos, avaliadores e organização, são esperados 300 mil visitantes no período.

Para participar da competição, os estudantes, com menos de 21 anos de idade, devem ter, no mínimo, 400 horas em cursos de aprendizagem ou qualificação industrial, ou formação técnica de nível médio na área. O mais bem colocado em cada uma das modalidades da fase nacional deste ano concorre a uma vaga para a competição mundial, a WorldSkills Competition, que, em 2015, será realizada  em São Paulo.


Foto: Cristiano Costa

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Veja mais!

Notícias Relacionadas

Pular para o conteúdo