Senac-DF começa preparação para Competições de Educação Profissional

O Senac-DF começou nesta segunda-feira (19) as preparações para as Competições Senac de Educação Profissional, que ocorrerão no mês de outubro deste ano, no Hotel Senac Ilha do Boi, em Vitória (ES). Durante os treinos, serão realizadas provas que simulam a competição, na 903 Sul, com provas que vão até quinta-feira (22). Este ano, o Senac-DF contará com 3 representantes, nas áreas de: cabelo, cozinha e enfermagem.

Concorrendo na categoria enfermagem, a aluna do Senac-DF, Loren Cardoso, diz que a preparação já ocorre há bastante tempo. “Estamos com uma expectativa muito alta, estou me preparando há mais de 1 ano. Esperamos que ocorra tudo bem, já que existe um esforço por parte de todos”, diz Loren. Ela informa que os simulados são uma boa preparação, já que eles imitam o dia real da competição. “No dia da disputa vão ser quatro provas, sendo elas: em um ambiente hospitalar, ambiente residencial, casa de repouso e um ambiente residencial. No simulado vamos realizar todas essas provas, que serão avaliadas pelos instrutores do Senac-DF”, explica Loren.

A estudante do Senac diz que representar Brasília em um evento nacional é motivo de orgulho. “É a primeira vez que estou participando, então é algo muito novo. Está sendo muito gratificante, cada dia a gente aprende alguma coisa diferente”, informa. Sobre o curso de enfermagem no Senac, Loren destaca que o ensino proposto é diferenciado. “Os professores, assim como toda a equipe da instituição, são prestativos, ajudam a gente em tudo. No geral, é um curso muito bom, que proporciona novas experiências a cada dia”, conclui.

A instrutora do Senac-DF, Renata Rodrigues, será uma das responsáveis pelo treinamento de Loren. Ela foi aluna da instituição em 2014, quando aceitou o desafio de representar a instituição na Olimpíada do Conhecimento 2014 – o maior torneio de educação profissional das Américas. Lá, ela foi medalhista de ouro na ocupação técnico em enfermagem, tendo conquistado duas medalhas na competição. Agora, o novo desafio aceito por ela foi o de passar seus conhecimentos para os novos competidores que representarão o Senac-DF no Projeto Nacional Competições Senac de Educação Profissional.

Segundo ela, o Senac-DF tem a capacidade de preparar e acolher o aluno. Sobre o simulado, Renata diz que é um preparatório muito bom para a competição. “Montamos toda uma estrutura: contratamos atores, usamos professores e alunos para simular algum tipo de doença e o técnico em enfermagem tem que prestar toda a assistência em 40 minutos, seguindo as regras da competição nacional. Durante o treino vamos avaliando o aluno e lapidando um profissional exemplar”, conta Renata. “Estamos prontos para esse projeto, até porque é algo que eu vivi na pele, e hoje passo a viver de novo, mas agora do outro lado, enquanto professora. Estou muito motivada”, conclui Renata.

Competições Senac de Educação Profissional

De iniciativa do Departamento Nacional, a disputa ocorrerá em outubro deste ano e exigirá um desempenho de excelência em diversas áreas. Cada ocupação pode ter até oito módulos de prova e cada prova tem um tempo para sua realização. Todos os competidores serão supervisionados simultaneamente pelos avaliadores. Ao final, os três melhores sobem ao pódio. Eles recebem medalhas e ainda podem concorrer à oportunidade de participar da próxima edição da WorldSkills, que será realizada em Xangai, na China, em 2022.

Faculdade Senac-DF completa 14 anos em 2021 com inovação e oferta de cursos atuais

Fundada em fevereiro de 2007, a Faculdade de Tecnologia e Inovação Senac-DF completou neste ano 14 anos de existência, se consolidando como uma das mais importantes instituições de ensino da capital do País. Mesmo antes de sua criação, no ano de 2005, a faculdade, em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), oferecia cursos de pós-graduação, iniciando a sua trajetória de sucesso. Hoje, com nova sede, localizada na 913 Sul, inaugurada no dia 7 de julho, com instalações modernas, a instituição oferece 6 cursos de graduação e 26 de pós-graduação.

O diretor da faculdade, Luís Afonso Bermúdez, explica que todos os cursos são voltados para tecnologia e gestão, com o objetivo de formar profissionais capacitados para o futuro e para as necessidades de mercado que surgiram com as novas tendências, como: marketing digital, nuvem, e-commerce, segurança de dados e muito mais. “O Senac é tradicionalmente uma casa de formação de mão de obra técnica qualificada. Nossa função é de estar junto com os jovens, capacitá-lo com o que existe de mais novo e competitivo no mercado que são os cursos tecnólogos: passando pela nova tecnologia da informação, agregada ao marketing e as novas formas de comercialização, logística e turismo”, destaca Bermúdez.

Com o tempo a instituição foi se adequando as necessidades de mercado, procurando sempre atender as demandas dos setores de comércio, serviços e turismo. Um exemplo disso é que no mês de setembro deste ano começará a ser ofertado ao público brasiliense o primeiro curso do Centro-Oeste de pós-graduação em Gestão de Negócios em Moda, um segmento que vem crescendo muito: com novas oportunidades, gerando, cada vez mais, emprego renda e novos empreendimentos. “O Senac-DF já trabalha há um bom tempo com cursos técnicos específicos de moda. Essa base conceitual foi o que nos levou a ampliar essa atuação da instituição no segmento, um dos que mais cresce no DF. Além disso, contamos com professores especialistas no assunto, essa é uma grande vantagem para o aluno que escolher se capacitar na nossa instituição”, ressalta Bermúdez.

A Faculdade de Tecnologia e Inovação Senac-DF conta com 48 professores: formado por especialistas, mestres e doutores. “Nossos docentes têm uma vasta experiência, são profissionais de reconhecido mérito nas áreas em que atuam. Tudo isso isso para formar um tecnólogo capacitado e apto para já sair da faculdade concorrendo a vagas de emprego”, destaca Bermúdez. “Esse é o nosso objetivo: oferecer cursos de qualidade e com foco no futuro, na inovação e na tecnologia”, conclui.

Certificados de gigantes da TI

Com o foco no mercado mundial de tecnologia, a faculdade oferece cursos em parceria com grandes empresas do ramo de Tecnologia da Informação (TI). Entre as parceiras estão gigantes como Oracle, Amazon, Cisco, Palo Alto e IBM. Os alunos da Faculdade Senac-DF não pagam nenhum adicional para ter acesso a esses cursos. Eles estão inclusos na grade de matérias da pós-graduação e nos 4 cursos de tecnologia ofertados na graduação (Gestão da Tecnologia da Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Segurança da Informação e Banco de Dados). As parcerias com as gigantes da TI permitem que os estudantes já saiam da faculdade capacitados para fazer a prova de certificação, que são elaboradas pelas empresas parceiras – esse certificado custa de US$ 100 a US$ 400. Para ajudar no investimento, a Faculdade Senac-DF oferece descontos de até 50%. O público externo pode obter alguns desses cursos em extensão.

Nova sede

Localizada na 913 Sul, a nova sede da faculdade foi inaugurada no dia 7 de julho de 2021. São seis pavimentos disponíveis ao público e alunos. No térreo da faculdade são encontrados espaços como a recepção, área de convivência, auditório e foyer, área de atendimento e de descompressão. No subsolo também há uma área de convivência, com arena, biblioteca com computadores e salas de estudo, laboratório de inovação e de informática, café social, lounge, estúdio de áudio e vídeo. Uma novidade é o tobogã que dá acesso ao subsolo a partir do espaço de descompressão do térreo.

No primeiro pavimento os estudantes encontram uma moderna área de convivência, com nichos de descontração e estudo, além de salas de aulas tradicionais e uma sala de aula de tecnologia e inovação. O segundo e o terceiro pavimento são compostos por lounges de convivência, nichos de descontração e estudo, salas de aulas tradicionais e uma sala de aula de tecnologia e inovação em cada andar. No quarto pavimento fica a direção, a coordenação acadêmica, as coordenações dos cursos de graduação e pós-graduação, a comissão própria de avaliação, a sala dos professores, a secretaria acadêmica, o departamento financeiro, equipe multidisciplinar, o atendimento aos discentes e o relacionamento com o cliente.

Faculdade Senac-DF completa 14 anos em 2021 com inovação e oferta de cursos atuais

Localizada na 913 Sul, a nova sede da faculdade foi inaugurada no dia 7 de julho de 2021.

Fundada em fevereiro de 2007, a Faculdade de Tecnologia e Inovação Senac-DF completou neste ano 14 anos de existência, se consolidando como uma das mais importantes instituições de ensino da capital do País. Mesmo antes de sua criação, no ano de 2005, a faculdade, em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), oferecia cursos de pós-graduação, iniciando a sua trajetória de sucesso. Hoje, com nova sede, localizada na 913 Sul, inaugurada no dia 7 de julho, com instalações modernas, a instituição oferece 6 cursos de graduação e 26 de pós-graduação.

O diretor da faculdade, Luís Afonso Bermúdez, explica que todos os cursos são voltados para tecnologia e gestão, com o objetivo de formar profissionais capacitados para o futuro e para as necessidades de mercado que surgiram com as novas tendências, como: marketing digital, nuvem, e-commerce, segurança de dados e muito mais. “O Senac é tradicionalmente uma casa de formação de mão de obra técnica qualificada. Nossa função é de estar junto com os jovens, capacitá-lo com o que existe de mais novo e competitivo no mercado que são os cursos tecnólogos: passando pela nova tecnologia da informação, agregada ao marketing e as novas formas de comercialização, logística e turismo”, destaca Bermúdez.

Com o tempo a instituição foi se adequando as necessidades de mercado, procurando sempre atender as demandas dos setores de comércio, serviços e turismo. Um exemplo disso é que no mês de setembro deste ano começará a ser ofertado ao público brasiliense o primeiro curso do Centro-Oeste de pós-graduação em Gestão de Negócios em Moda, um segmento que vem crescendo muito: com novas oportunidades, gerando, cada vez mais, emprego renda e novos empreendimentos. “O Senac-DF já trabalha há um bom tempo com cursos técnicos específicos de moda. Essa base conceitual foi o que nos levou a ampliar essa atuação da instituição no segmento, um dos que mais cresce no DF. Além disso, contamos com professores especialistas no assunto, essa é uma grande vantagem para o aluno que escolher se capacitar na nossa instituição”, ressalta Bermúdez.

A Faculdade de Tecnologia e Inovação Senac-DF conta com 48 professores: formado por especialistas, mestres e doutores. “Nossos docentes têm uma vasta experiência, são profissionais de reconhecido mérito nas áreas em que atuam. Tudo isso isso para formar um tecnólogo capacitado e apto para já sair da faculdade concorrendo a vagas de emprego”, destaca Bermúdez. “Esse é o nosso objetivo: oferecer cursos de qualidade e com foco no futuro, na inovação e na tecnologia”, conclui.

Certificados de gigantes da TI

Com o foco no mercado mundial de tecnologia, a faculdade oferece cursos em parceria com grandes empresas do ramo de Tecnologia da Informação (TI). Entre as parceiras estão gigantes como Oracle, Amazon, Cisco, Palo Alto e IBM. Os alunos da Faculdade Senac-DF não pagam nenhum adicional para ter acesso a esses cursos. Eles estão inclusos na grade de matérias da pós-graduação e nos 4 cursos de tecnologia ofertados na graduação (Gestão da Tecnologia da Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Segurança da Informação e Banco de Dados). As parcerias com as gigantes da TI permitem que os estudantes já saiam da faculdade capacitados para fazer a prova de certificação, que são elaboradas pelas empresas parceiras – esse certificado custa de US$ 100 a US$ 400. Para ajudar no investimento, a Faculdade Senac-DF oferece descontos de até 50%. O público externo pode obter alguns desses cursos em extensão.

Nova sede

Localizada na 913 Sul, a nova sede da faculdade foi inaugurada no dia 7 de julho de 2021. São seis pavimentos disponíveis ao público e alunos. No térreo da faculdade são encontrados espaços como a recepção, área de convivência, auditório e foyer, área de atendimento e de descompressão. No subsolo também há uma área de convivência, com arena, biblioteca com computadores e salas de estudo, laboratório de inovação e de informática, café social, lounge, estúdio de áudio e vídeo. Uma novidade é o tobogã que dá acesso ao subsolo a partir do espaço de descompressão do térreo.

No primeiro pavimento os estudantes encontram uma moderna área de convivência, com nichos de descontração e estudo, além de salas de aulas tradicionais e uma sala de aula de tecnologia e inovação. O segundo e o terceiro pavimento são compostos por lounges de convivência, nichos de descontração e estudo, salas de aulas tradicionais e uma sala de aula de tecnologia e inovação em cada andar. No quarto pavimento fica a direção, a coordenação acadêmica, as coordenações dos cursos de graduação e pós-graduação, a comissão própria de avaliação, a sala dos professores, a secretaria acadêmica, o departamento financeiro, equipe multidisciplinar, o atendimento aos discentes e o relacionamento com o cliente.