O Senac-DF está com inscrições abertas para o Processo Seletivo (nº 25/2021) destinado ao preenchimento de uma vaga e formação de cadastro reserva para o cargo de Assistente Administrativo – Suporte e Manutenção (TI).
Para participar, é preciso ter Diploma de conclusão de Ensino Médio, desejável superior cursando ou completo na área de TI e experiência mínima comprovada de (06) seis meses na área de atuação. Os conhecimentos técnicos necessários para a vaga, constam no Comunicado de Abertura publicado no site
PROCESSO SELETIVO ASSISTENTE ADMINISTRATIVO – SUPORTE E MANUTENÇÃO (TI)
Inscrições: https://www.df.senac.br/processo-seletivo/suporte-e-manutencao-ti/ Período de inscrição: 12 de novembro a 17 de novembro de 2021
Em caso de dúvida, o candidato deve enviar e-mail para processoseletivo@df.senac.br, informando o nome do processo seletivo que está participando.
O Senac-DF está com inscrições abertas para o Processo Seletivo (nº 24/2021) destinado ao preenchimento de uma vaga e formação de cadastro reserva para o cargo de Assistente Administrativo – Segurança de Redes (TI).
Para participar, é preciso ter Diploma de conclusão de Ensino Médio, desejável superior cursando ou completo na área de TI e experiência mínima comprovada de (06) seis meses na área de atuação.
Os conhecimentos técnicos necessários para a vaga, constam no Comunicado de Abertura publicado no site
PROCESSO SELETIVO ASSISTENTE ADMINISTRATIVO – SEGURANÇA DE REDES (TI)
Inscrições: https://www.df.senac.br/processo-seletivo/seguranca-de-redes-ti/ Período de inscrição: 12 de novembro a 17 de novembro de 2021
Em caso de dúvida, o candidato deve enviar e-mail para processoseletivo@df.senac.br, informando o nome do processo seletivo que está participando.
O Senac-DF está com inscrições abertas para o Processo Seletivo nº 23/2021 destinado ao preenchimento de uma vaga e formação de cadastro reserva para o cargo de Assistente Administrativo – Administração de Redes (TI)
Para participar, é preciso ter Diploma de conclusão de Ensino Médio, desejável superior cursando ou completo na área de TI e experiência mínima comprovada de (06) seis meses na área de atuação. Os conhecimentos técnicos necessários para a vaga constam no Comunicado de Abertura publicado no site
PROCESSO SELETIVO ASSISTENTE ADMINISTRATIVO – ADMINISTRAÇÃO DE REDES (TI)
Inscrições: https://www.df.senac.br/processo-seletivo/processo-seletivo-no-023-2021/ Período de inscrição: 12 de novembro a 17 de novembro de 2021
Em caso de dúvida, o candidato deve enviar e-mail para processoseletivo@df.senac.br, informando o nome do processo seletivo que está participando.
A Jornada do Projeto Interdisciplinar da Faculdade de Tecnologia e Inovação Senac-DF acontece todo semestre e neste não foi diferente. O encontro começou nesta quarta-feira (10) de forma remota devido a pandemia da Covid-19. A Jornada durou dois dias e contou com palestras da diretora regional do Senac-DF, Karine Câmara, do assessor especial de TI do Senac-DF, Marcos Nascimento e dos consultores e instrutores do Sebrae no DF, João Froes e Alexandre Hamilton. Ao final dos eventos, a Faculdade Senac disponibilizou certificado e sorteios aos participantes.
A jornada tem como objetivo estimular o debate acadêmico, trocar experiências com profissionais do mercado e trazer temas atuais e suas mudanças. O diretor da Faculdade Senac-DF, professor doutor Luís Bermúdez fez seu discurso enaltecendo a participação dos alunos. “É um desafio estarmos online, sem conversamos diretamente, e o esforço da Faculdade é recompensado com a audiência dos alunos, que façam bastante uso do conhecimento que é compartilhado com vocês nesta jornada”. A coordenadora acadêmica, professora Denise Raposo, agradeceu a presença dos alunos. “São momentos específicos para ampliar o campo de conhecimento e trouxemos profissionais que vêm com abertura pra trazer experiência”.
Em sua palestra na quinta-feira (11), a diretora Karine Câmara falou sobre o caminho para a educação e a importância da tecnologia. “Eu sou apaixonada pela educação, porque aprendi desde muito cedo que ela é nosso maior legado. A gente começa a aprender desde pequenininho, e por isso que resolvi investir e escrever livros para as crianças”. Além de trazer um conteúdo sobre o tema e também sobre as tecnologias, Karine desejou uma ótima jornada e aprendizado aos participantes. “A Faculdade está preparada estruturalmente, com corpo dirigente e docente qualificados, para quem quero melhor da educação”. (Assista mais: https://www.youtube.com/watch?v=M64BcJoIVSI )
Nas palestras em parceria com o Sebrae no DF, a jornada contou com um encontro sobre “Novas tecnologias que podem ajudar pequenas empresas. Inovação e Tecnologia”, com o consultor João Fróes. Na conversa, o palestrante mostrou exemplos de tecnologia, como drones que já são usados aqui no Brasil para fazer mapeamento das lavouras, o que uma impressora 3D é capaz de fazer no mercado atual e de como pode auxiliar nos pequenos negócios. “Tudo muda a todo momento e cada vez mais rápido. As vezes acontecem situações, como a pandemia, que acelera a forma com que o mercado trabalha e utiliza a tecnologia” disse Fróes. (Assista mais: https://bit.ly/3FfvlH9 )
O instrutor Alexandre Hamilton, falou sobre gestão eficiente para pequenos negócios, mostrou como está o mercado nacional e internacional na área, contou os desafios, deu dicas de organização para as pequenas empresas. “Ser um empreendedor é muito mais que ter a vontade de chegar ao topo da montanha. É conhecer, planejar, utiliza de ferramentas e encontrar a melhor trilha. Se comprometer com os resultados, ser persistente, calcular os riscos entre outros passos muito importantes”, ensinou. (Assista mais: https://bit.ly/3Hi6lAM )
A última atividade da jornada foi com o assessor especial de TI do Senac-DF, Marcos Nascimento que tem mais de 20 anos de experiência como executivo. “Espero que saiam daqui transformados para que tenhamos uma mão de obra melhor, profissionais qualificados, fazer a transformação acontecer depende da gente” disse. E seguiu sua apresentação falando sobre Empreendedorismo e Inovação. (Assista mais: https://www.youtube.com/watch?v=dxFw35NQvBQ )
TEXTO: Anna Beatriz Santos (estagiária de jornalismo) EDIÇÃO: Luciana Corrêa
Incentivar a leitura, trabalhar a criatividade e desenvolver a escrita são alguns dos objetivos do Concurso de Redação do Programa de Aprendizagem do Senac da unidade de Taguatinga, que está em sua quarta edição. Participaram 57 jovens entre 14 e 24 anos dos cursos de Aprendizagem Profissional de Qualificação em Serviços Administrativos, de Vendas e de Supermercados. Foram escolhidos os 10 melhores textos e selecionados os três finalistas. O tema foi: Outubro Rosa – um toque pela vida.
A diretora de Educação Profissional e Tecnológica do Senac-DF, Cíntia Gontijo, parabenizou todos que se inscreveram e elogiou os textos produzidos. “O concurso é uma prática importante para o desenvolvimento dos alunos, além de ser uma forma de identificar talentos. A nossa ideia é podermos contribuir para melhorar a capacidade de escrita de todos. Hoje, vemos que a leitura está cada vez mais distante e quando paramos para escrever algo, precisamos recorrer aos livros e textos”, afirmou.
O gerente da unidade, Ledir Júnior de Almeida, explica que o objetivo é instigar a leitura e a produção textual. “Em outubro abrimos as inscrições e hoje revelamos os vencedores para marcar o retorno integral das aulas presenciais. Uma equipe de docentes do Senac avaliou as redações analisando a coerência, coesão textual, formalidade e relação com o tema. É uma prática de incentivo”, explicou.
Os 10 selecionados receberam certificados e livros da Editora Senac. Já os três primeiros colocados ganharam medalhas e bolsa integral em cursos do Senac. A jovem estudante, Verônica Santos, ficou com o primeiro lugar e falou da satisfação. “O tema tratado na redação é um assunto muito importante e que precisa ser abordado visto que, são muitos casos de câncer de mama e a taxa de mortalidade é alta. Estudar no Senac está sendo um aprendizado muito grande, sou grata a minha instrutora e a todos que trabalham aqui”, disse.
Veja os vencedores: 1º Verônica Santos 2º Victor Ribeiro 3º Maria Vitória Albuquerque Beatriz Lorrana Ferreira Erick Ruan Kainã Sales de Souza Larissa Cristina Silva de Lima Laysla Lorenna Vitória Marques Yana Fernanda
Empresários, jornalistas e presidentes de sindicatos da base da Fecomércio-DF foram convidados a participar, nesta quinta-feira (11), no Grand Mercuy, de uma experiência gastronômica que misturou aprendizagem com a prática. Os alunos e instrutores do Senac-DF, dos cursos de padeiro e confeiteiro, prepararam um delicioso chá da tarde com bolos, pães, biscoitos e outras guloseimas. O encontro fez parte do Projeto Integrador, oferecido pelo Senac aos alunos da instituição – o objetivo é de que os estudantes saiam um pouco da sala de aula e possam aprender fazendo, combinando a aprendizagem com a prática, com foco no que o mercado de trabalho exige. Também participaram alunos dos cursos de recepcionista e garçom.
O presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido da Costa Freire, foi um dos convidados. Ele falou que o mercado de trabalho está precisando de profissionais capacitados. “O Senac está muito feliz por contar com alunos competentes, que querem aprender. O DF hoje tem muito emprego, o que não têm são profissionais qualificados. Trabalhamos todos os dias para formar e capacitar a população da cidade”, disse o presidente. Ele contou ainda da parceria do Senac com os sindicatos empresariais da base da Fecomércio, que tem o intuito de gerar cursos por demanda. Outro assunto abordado pelo presidente foi a estrutura da nova Faculdade de Inovação e Tecnologia do Senac-DF, que oferece cursos voltados para o futuro, com foco na tecnologia.
Presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido da Costa Freire, com alunos do Senac
A diretora Regional do Senac-DF, Karine Câmara, disse para os alunos que o primeiro passo para transformar a vida deles foi dado quando eles realizaram a matrícula. “O processo educacional é o maior patrimônio que podemos ter, para aonde a gente for, esse momento será marcado. Nossa papel como instituição é o de deixar legado e transformar vidas, por meio da educação. É com muito orgulho que tivemos a participação dos alunos nesse chá da tarde. Espero que eles saiam do Senac para brilhar e terem muito sucesso na vida profissional, seja como empreendedor ou um colaborador de sucesso. O Senac está sempre de portas abertas”, destacou Karine.
O diretor do Sesc-DF, Valcides Araújo Silva, também esteve presente e falou da importância da união entre todas as entidades do Sistema Fecomércio-DF (Federação, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio-DF). “As instituições do Sistema Comércio estão cada vez mais unidades para atender as demandas dos empresários e da população em todos os aspectos: o Senac em busca da mão de obra, o Sesc vai de encontro ao esporte, saúde, cultura e lazer, que é muito necessário. Já o IF oferece pesquisa para nortear os empresários e estagiários. É fundamental essa conexão que estamos vendo hoje”, disse. Sobre o evento, ele ressaltou que é fundamental entregar uma mão de obra qualificada para o mercado, especialmente em um momento de crise. “O Senac apresenta uma solução para esse momento de apagão de mão de obra e tem cumprido muito bem o seu papel, sempre buscando se modernizar e atender as necessidades atuais”, concluiu Valcides.
O presidente do Sindicato de Bares, Hotéis e Restaurantes do DF (Sindhobar), Jael Antonio da Silva, falou que os alunos já têm espaço garantido no mercado de trabalho. “O que está acontecendo hoje é que a pandemia está chegando ao seu final, é o que nos parece, e a mão de obra sumiu. Não temos mão de obra no nosso setor. Vamos fazer uma parceria com o Senac, para que a gente faça mais cursos específicos para atender os anseios do segmento de bares e restaurantes. Temos uma demanda muito grande de cozinheiro, garçom, padeiro, confeiteiro. Os empresários estão voltando a abrir novos restaurantes. Até o final do ano, só na zona central da cidade, teremos em torno de 12 restaurantes inaugurados, para isso precisamos de uma mão de obra de qualidade e é isso que o Senac está fazendo”, explicou Jael. O presidente do Sindicombustíveis-DF, Paulo Tavares, também esteve presente e elogiou o trabalho dos alunos e do Senac-DF.
O empresário Paulo Octávio também acompanhou o evento e degustou as delícias apresentadas pelos alunos do Senac-DF. “A formatação dos profissionais dos mais diversos segmentos é muito importante. Hoje eu fiz questão de vir aqui, pois eu aposto muito na hotelaria brasiliense e acredito que precisamos melhorar a qualificação dos funcionários nos hotéis, restaurantes e em todos os estabelecimentos de diversão e turismo. Eu entendo que nada é melhor que o aprendizado”, disse. As jornalistas Mônica Nobrega e Samanta Sallum também foram convidadas.