Moradores do Cruzeiro e do Guará recebem a Carreata de Natal do Sistema Fecomércio-DF no primeiro dia do projeto

A Carreata de Natal do Sistema Fecomércio-DF começou neste sábado (4). O Cruzeiro foi a primeira das 20 Regiões Administrativas a receber o projeto itinerante. Vans e caminhões sonorizados e identificados com o tema natalino chegaram à feira permanente do Cruzeiro. Artistas circenses fizeram a alegria de crianças e adultos com brincadeira e interação com o público.

O presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido da Costa Freire, deu início à programação. A expectativa para os próximos 15 dias é promover a interação com as comunidades em cada RA, ofertando cultura, por meio das apresentações musicais do Sesc-DF e serviços do Senac-DF. “Ate o dia 18 de dezembro a Carreata de Natal vai percorrer 20 regiões administrativas, levando alegria e o encantamento do Natal por cada cidade visitada. O sistema Fecomércio-DF atua com esse intuito, alcançar as comunidade do DF com os serviços do Sesc, Senac e Instituto Fecomércio”, afirma.

O diretor regional do Sesc-DF, Valcides de Araújo Silva, comemorou o início do projeto e destacou o papel social da entidade. “É uma alegria para o Sesc-DF começar esta Carreata de Natal no Cruzeiro, momento em que o espírito de Natal se intensifica e muito simbólico porque é o local faz parte do fluxo e do desenvolvimento da economia interna da cidade. O Sesc-DF construiu uma história com a Carreata de Natal do Sistema Fecomércio-DF e vamos mantê-la”, afirma Valcides de Araújo Silva.

João Victor Pinto, feirante e morador do Cruzeiro, se surpreendeu com a presença da carreata. Para ele a apresentação musical trouxe o espírito natalino para o local e alegrou a comunidade. “Achei muito bom, atrai o público e é um presente pra quem mora aqui. Quem vem assiste a apresentação e participa mais das nossas feiras”, constata o feirante.

No período da tarde a Carreata chegou à tradicional Feira do Guará, que existe desde 1969. Dezenas de pessoas que circulavam pela feira puderam assistir ao coral natalino, além de se divertir com as apresentações artísticas.

O presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido da Costa Freire, o diretor da Direção de Programas Sociais do Sesc-DF, Guilherme Reinecken Araújo, o diretor Administrativo Financeiro do Sesc-DF, Lázaro Gilvano de Deus Silva e o presidente do Sindicato do Comércio de Vendedores Ambulantes do Distrito Federal (Sindvamb-DF), e conselheiro do Sesc-DF, Bartolomeu Gonçalves Martins, participaram do início da Carreata na feira do Guará.

De acordo com o diretor de Programas Sociais do Sesc-DF, Guilherme Reinecken Araújo, a Carreata de Natal já é esperada pelas comunidades das regiões administrativas e se tornou uma marca da entidade. “Essa já é a terceira edição do projeto e o Sesc-DF promove a parte cultural e social, como esta aqui na feira do Guará, oferecendo boa música e cultura para os moradores”, relata.

O presidente do Sindicato do Comércio de Vendedores Ambulantes do Distrito Federal (Sindvamb-DF), e conselheiro do Sesc-DF, Bartolomeu Gonçalves Martins, acompanhou a apresentação da cantata. “O Natal é uma data muito festiva e muito importante para a comunidade empresarial. Tenho muito orgulho desse projeto, é uma iniciativa social e cultural que vai até à maioria das regiões administrativas nesta época do ano, beneficiando empresários, comerciários e a população”, afirma.

A médica Bianca Barbosa assistiu a cantata com o filho e o marido. Encantada com as músicas natalinas parabenizou a iniciativa. “Muito lindo, sou frequentadora da feira e gostei muito das apresentações, das músicas e dos artistas. Parabéns a todos”, disse.

Neste domingo (5) a Carreata de Natal estará no Taquaparque às 11h e na segunda-feira (6) a abertura oficial do evento será na praça central da Estrutural às 16h.

Por Aline Campelo

Sesc e Senac no DF participam da 18º edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Criada em 2004, a tradicional Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) começou nesta sexta-feira (3), no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, com o tema “A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta”, e vasta programação de palestras, exposições e atividades interativas que instigam a curiosidade científica. O evento é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), em parceria com universidades, escolas, instituições de ensino e pesquisa, entidades científicas, fundações de apoio à pesquisa e outros. Neste ano, alunos, professores e colaboradores do Sesc-DF e do Senac-DF participam mais uma vez com apresentações de trabalhos desenvolvidos pelos estudantes, além de várias atividades e curiosidades da ciência. O evento é gratuito e voltado para toda a família. Durante a semana o Pavilhão abre às 8h30 e vai até as 19h. No fim de semana, os portões abrem às 10h e fecham às 19h.

Durante os oito dias de evento, a Semana da Ciência e Tecnologia abordará temas como o enfrentamento da crise sanitária causada pela Covid-19, tecnologias e seu impacto nas profissões do futuro, inclusão e acessibilidade, programação de jogos, satélites nacionais, biodiversidade e outros. Além disso, o evento trará oficinas de construção e lançamento de foguete de garrafa, de libras, gastronomia, informática e robótica, além de atrações musicais e até torneios. Durante a solenidade de abertura da feira, o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, afirmou o Brasil passará por mudança significativa perante o mundo no desenvolvimento de novas tecnologias. “Estamos fomentando uma série de novos avanços, desde pesquisas com célula-tronco a desenvolvimento aeroespacial. Nós temos ciência, novos materiais como grafeno, nióbio, na infraestrutura, nas construções, nós temos na Defesa, nós temos na Saúde, tanta coisa tem sido feita”, disse o Ministro.

O presidente do Sistema Fecomércio-DF (Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio), José Aparecido da Costa Freire, esteve presente na solenidade de abertura da SNCT e visitou os estandes dos alunos e professores do Sesc e do Senac. De acordo com o presidente, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é uma oportunidade de aprendizado para os estudantes e uma chance de mostrar para diversas pessoas a importância da ciência na vida da sociedade. “É um momento de compartilhar conhecimento e aprendizado através da ciência e da tecnologia. São crianças e jovens que podem se motivar com algo que viram e gostaram. E com isso aspirar uma profissão, por exemplo, como ser astronauta ou cientista”, disse o presidente.

Voltada especialmente para os jovens e suas famílias, a exposição traz temas da atualidade e discussões relevantes no meio científico. A diretora regional do Senac-DF, Karine Câmara, visitou a feira nesta sexta-feira (3), e destacou que o evento leva conhecimento e educação para diversos jovens e adultos, por meio de ideias práticas, sustentáveis e tecnológicas. “O processo educacional é o maior patrimônio que podemos ter. Nosso papel como instituição educacional é o de deixar legado e transformar vidas, por meio da educação. Estamos muito orgulhosos com a participação dos nossos alunos e professores envolvidos nesta ação”, disse a diretora.