Senac-DF e Defensoria Pública oferecem serviços gratuitos para a população de São Sebastião

O Senac-DF junto com a Defensoria Pública, começaram nesta sexta-feira (18), às 9h, uma ação social na cidade de São Sebastião, na Administração Regional da cidade. Entre os serviços oferecidos: corte de cabelo masculino, feminino e infantil, além de oficinas gastronômicas. Já a Defensoria Pública ofereceu para a população serviços jurídicos, na área de família, tais como: divórcio e guarda (regulamentação ou alteração). Por intermédio da Subsecretaria de Atividade Psicossocial, a comunidade pode contar ainda com atendimentos nessa área. A ação continua neste sábado (19), das 9h às 17h.

A diretora regional do Senac-DF, Karine Câmara, ressalta que o Senac trabalha pensando na população de todo o DF. “ Nosso objetivo com essas ações é o de levar tudo que nós temos de serviço para a população, de forma gratuita e acessível. Não trabalhamos para defender interesse pessoal, mas sim, os interesses coletivos, de toda a sociedade. Essa parceria de hoje, com a Defensoria Pública, mostra o nosso compromisso. Essa parceria só tem a agregar e realizaremos muitos outros eventos juntos. Queremos contribuir e deixar legado na vida das pessoas”, destaca Karine.

O Defensor Público do DF, Evenin Ávila, disse que a parceria com o Senac é muito importante. “A defensoria atende pessoas que estão com problemas financeiros, desempregados, ou que ganham muito pouco. Ano passado, por exemplo, atendemos cerca de 600 mil pessoas. Nós sabemos o quanto essas pessoas precisam de qualificação para ter uma chance no mercado de trabalho. O Senac é um parceiro da mais alta importância, pois tem uma identificação total com a nossa missão da Defensoria que é gerar transformação social na vida dessas pessoas, dando dignidade para todos do DF”, explicou Evenin.

O administrador de São Sebastião, Alan Valim, falou que a ação é um marco na história de São Sebastião. “Nós temos um adensamento populacional muito intenso. A nossa população é formada, parte dela, por pessoas que tem dificuldade de acesso a esses serviços ofertados aqui hoje. Ter o Senac e a Defensoria pública aqui em nossa região é uma grande vitória”, explicou Alan.

A dona de casa Ana Maria de Deus chegou cedo para aproveitar os serviços. Ela conta que se maquiou e adorou os serviços. “Os colaboradores do Senac foram prestativos e adorei o atendimento. Ter uma oportunidade dessas aqui do lado de casa é muito gratificante”, disse.

Alunos do Senac do curso de Pizzaiolo oferecem degustação para empresários

O Senac-DF convidou empresários do ramo de gastronomia e representantes do setor produtivo para o encerramento do curso de Pizzaiolo, realizado nesta sexta-feira (18), no Hotel Grand Mercure. Os convidados puderam apreciar pizzas de diversos sabores, entre doces e salgados, e até opção sem glúten, todas preparadas pelos alunos da instituição. A gerente da unidade de Tecnologia do Turismo e Hospitalidade do Senac-DF, Jackeyline Reis Mapurunga, explica que essa turma teve uma experiência bem imersiva durante o curso, já que eles tiveram aulas na cozinha do Hotel Grand Mercure.

Segundo Jackeyline, existe uma demanda muito grande no mercado por profissionais qualificados. “A experiência que os alunos tiveram durante as aulas, que foram realizadas em uma cozinha profissional, agregou muito, no sentido de gerar experiência”, comenta. A diretora de Educação Profissional e Tecnológica do Senac-DF, Cintia Gontijo, também esteve presente. Para ela, a degustação realizada no encerramento do curso dá uma visibilidade maior para o aluno, junto aos empresários. “Nós, do Senac, trabalhamos para ajudar o empresário. Esse momento aonde os empreendedores conhecem o trabalho dos estudantes do Senac é único e acaba aproximando, de fato, os alunos dos empreendedores”, ressalta.

O presidente do Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes do DF, Jael Antonio da Silva, explicou que a iniciativa das aulas serem realizadas dentro de uma cozinha profissional partiu de um termo de adesão, realizado entre o sindicato e o Senac. “A partir da assinatura desse documento, o Senac está oferecendo, cada vez mais, uma experiência muito boa para os alunos, dando aulas de gastronomia em cozinhas monumentais, fortalecendo toda uma cadeia produtiva. Com isso, a formação de mão de obra ganha muito. Esse trabalho do Senac só agrega”, destacou Jael.

O Administrador do Don Romano Cantina e Pizzaria, Wesley Moreira da Silva, gostou muito da pizza e falou da importância do Senac para o mercado de trabalho. “O Senac tem a capacidade de fornecer um material humano com grau maior de capacidade para o mercado gastronômico. Hoje, podendo acompanhar de perto o Senac formando profissionais, com instrutores capacitados, ensinando a rotina de trabalho, ajuda a mostrar que a gastronomia é um ramo que só cresce. Aposto muito no Senac e adorei a experiência de hoje”, disse.

A instrutora de gastronomia do Senac-DF, Rosana Rodrigues, resumiu o curso como muito proveitoso e se disse muito orgulhosa dos alunos que conseguiram entregar um trabalho excelente ao final do curso para os convidados. O aluno do Senac, Paulo Rocha, de 35 anos, começou o curso de pizzaiolo no Senac em novembro de 2021 e disse que a experiência na cozinha do Hotel Grand Mercure foi inesquecível. “Foi uma experiência diferente e muito proveitosa, a parte teórica quanto a prática me ajudou bastante durante todo o curso”, avaliou.