Parceria entre Senac-DF e Instituto BRB capacita mulheres em situação de vulnerabilidade social

O projeto Mão na Massa – uma parceria entre o Senac-DF e o Instituto BRB – já formou diversas turmas no ano de 2023. O objetivo é capacitar mulheres em situação de vulnerabilidade social em diferentes áreas, como moda, beleza, saúde, gestão e economia criativa, além de promover o empreendedorismo e a autonomia econômica.

Atualmente, estão sendo oferecidos cursos de manicure e pedicure no Centro de Educação Profissional Talal Abu-Allan do Senac, na Ceilândia, e de massagem relaxante no Centro de Educação Profissional Antônio Matias, do Senac, na 903 Sul, que foi uma continuação da turma anterior de massagem modeladora. As interessadas podem acompanhar a programação das aulas oferecidas pelo Instagram do Instituto BRB (@institutobrb), onde já estão previstos cursos de extensão de cílios fio a fio, maquiagem social, técnicas de depilação, customização para moda sustentável, entre outros.

O convênio entre o Senac e o Instituto BRB é considerado de suma importância pelo Gestor da Assessoria Comercial do Senac, Alexandre Chitarrelli. Ele destaca que a parceria proporciona a qualificação de dezenas de mulheres para um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, oferecendo a vantagem de um certificado de uma instituição renomada como o Senac. “É gratificante saber que algumas mulheres já estão aplicando os conhecimentos adquiridos nos cursos e ingressando no mercado de trabalho”, diz.

Apoio após o curso

O Programa Realize, lançado pela Secretaria da Mulher, promove a qualificação e a autonomia financeira das mulheres por meio de oficinas, workshops, palestras e dinâmicas interativas de aprendizagem. Após a capacitação pelo Senac, o programa cria um ambiente propício ao desenvolvimento de habilidades socioemocionais, com foco no empreendedorismo e na autonomia econômica, oferecendo ferramentas de planejamento profissional e estímulo à ação empreendedora. Além disso, a equipe do programa acompanha as alunas por pelo menos seis meses após o término das aulas, oferecendo atendimentos psicossociais individuais para garantir o cuidado emocional dessas mulheres. O Programa Realize amplia as oportunidades.

Programa Transforme-se oferece bolsas gratuitas de informática para jovens de baixa renda. Inscrições vão somente até 4 de julho

O Programa Transforme-se, promovido pela Serasa Experian, em parceria com a Gerando Falcões e com o apoio educacional do Senac, oferece bolsas de ensino em Informática e Programação, 100% gratuitas. As inscrições estão abertas até 4 de julho e o início das aulas previsto para o dia 31 de julho.

Há 120 vagas para estudantes do Distrito Federal, para capacitação em Informática Básica e Lógica de Programação, com 60 horas. As aulas serão ministradas no Centro de Educação Profissional Jó Rufino e Carlos Aguiar, do Senac-DF em Taguatinga, presencialmente. É possível ainda concorrer a 172 bolsas de Programação de Sistemas com 200 horas de duração – para alunos selecionados conforme critérios de avaliação do programa. Durante o curso, os estudantes poderão participar de processos seletivos para vagas da Serasa Experian e receberão uma bolsa-auxílio de R$ 500.

Faça aqui sua inscrição

Benefícios do Programa Transforme-se:
✓ Mentoria com profissionais da Serasa Experian
✓ Bolsa auxílio de R$ 500 mensais por aluno
✓ Carga horária total: 260 horas, duração de até 6 meses
✓ Aulas presenciais no Senac Taguatinga, durante a semana, com opções no período da tarde (das 13h30 às 17h30) ou à noite (das 18h30 às 22h30)
✓ Início das aulas em 31 de julho de 2023
✓ 100% gratuito

Senac-DF celebra o Dia do Técnico em Nutrição e Dietética

Ao longo de toda esta terça-feira (27), alunos e instrutores do curso de Técnico de Nutrição e Dietética do Centro de Educação Profissional Jó Rufino e Carlos Aguiar do Senac-DF, em Taguatinga, participaram do evento alusivo ao dia da profissão. Na programação estiveram inseridas palestras e workshops que abordaram novos conhecimentos e exigências do mercado.

A diretora regional interina do Senac-DF, Cíntia Gontijo, falou sobre a relevância da profissão. “Que vocês possam aproveitar toda a expertise do Senac em prepará-los e que haja muita dedicação para aprender. Vejam nas suas funções um propósito de vida, de melhorar o mundo, de promover saúde por meio da alimentação”, afirmou.

A supervisora de Saúde, Segurança e Bem-Estar do Senac, Amanda Miranda, ressaltou que os alunos devem valorizar a função. “Vocês valem ouro. Dominem os assuntos para que vocês possam participar de discussões técnico-científicas. Ninguém para quem domina o conhecimento”, disse.