Objetivo geral
Formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados.
Objetivos específicos
• Promover o desenvolvimento do aluno por meio de ações que articulem e mobilizem conhecimentos, habilidades, valores e atitudes de forma potencialmente criativa e que estimule o aprimoramento contínuo.
• Estimularmos alunos, por meio de situações de aprendizagem, atitudes empreendedoras, sustentáveis e colaborativas.
• Articular as competências do perfil profissional com Projetos Integradores e outras atividades laborais que estimulem a visão crítica e a tomada de decisão para resolução de problemas.
• Promover uma avaliação processual e formativa com base em indicadores das competências que possibilitem a todos os envolvidos no processo educativo a verificação da aprendizagem.
• Incentivar a pesquisa como princípio pedagógico e para a consolidação do domínio técnico-científico, utilizando recursos didáticos e bibliográficos.
O Técnico em Administração executa atividades administrativas da organização relacionadas aos processos de gestão de pessoas, de operações logísticas, gestão de materiais e patrimônio, de marketing, de vendas, de finanças.
Atua em organizações públicas e privadas de segmentos variados, tais como as das áreas de comércio, de serviços, da indústria, de consultoria, de ensino e pesquisa, relacionando-se com equipes de diversos setores da organização, por meio da prestação de serviços autônomos, temporários ou contrato efetivo.
O Técnico em Administração habilitado pelo Senac tem como Marcas Formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, colaboração e comunicação, criatividade e atitude empreendedora, autonomia digital e atitude sustentável, com foco em resultados. Essas Marcas reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados com o mundo do trabalho e o exercício da cidadania. Tal perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, com o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade.
A ocupação está situada no eixo tecnológico Gestão e negócios, cuja natureza é “gerir”, e pertence ao segmento de Gestão.
A seguir estão as competências que compõem o perfil do Técnico em Administração:
• Auxiliar na elaboração, implementação e acompanhamento do planejamento estratégico das organizações.
• Elaborar, organizar e controlar documentos da organização.
• Auxiliar a execução dos procedimentos de recrutamento, seleção e integração de pessoas.
• Apoiar e executar ações pertinentes ao desenvolvimento de pessoas, retenção, avaliação de desempenho e elaboração de planos de cargos e salários.
• Atuar na organização e execução de ações relacionadas à qualidade de vida, saúde e segurança nos ambientes de trabalho.
• Auxiliar a execução de ações pertinentes aos processos de gestão de materiais e patrimônio em organizações.
• Auxiliar a execução de atividades relacionadas às operações logísticas em organizações.
• Auxiliar a execução de ações pertinentes aos processos financeiros em organizações.
• Auxiliar nas operações pertinentes às atividades da controladoria nas organizações.
• Auxiliar no planejamento, desenvolvimento e aplicação do composto de marketing das organizações.
• Executar atividades de apoio administrativo em processos comerciais.
• Auxiliar no planejamento e execução de melhorias dos processos organizacionais.