O Técnico em Secretariado é o profissional responsável pelo assessoramento aos gestores de organizações, nos processos administrativos gerais e de apoio a eventos corporativos.
Esse profissional atua em conformidade com as características do contexto em que está inserido, utilizando-se de técnicas secretariais e ferramentas tecnológicas. No desenvolvimento de suas atividades, executa e acompanha fluxos processuais de gestão, organização e registro administrativo, de informação e de relacionamento com clientes internos e externos. Relaciona-se e trabalha com equipes, interagindo com profissionais de diversos setores da organização.
O profissional habilitado pelo Senac tem como Marcas Formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, colaboração e comunicação, criatividade e atitude empreendedora, autonomia digital e atitude sustentável, com foco em resultados. Essas Marcas reforçam o compromisso da Instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Tal perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sua capacidade de transformação da sociedade.
A ocupação está situada no eixo tecnológico de Gestão, cuja natureza é “gerir” e pertence ao segmento Gestão. No Brasil, o exercício profissional é regulamentado pela Lei n. 7.377, de 30/9/1985, e complementado pela Lei n. 9.261, de 10/1/1996.
Competências
• Auxiliar na organização e execução das ações de planejamento relativas à gestão.
• Realizar atividades secretariais de apoio à gestão.
• Recepcionar e atender clientes internos e externos relacionados à gestão.
• Executar processos de comunicação organizacional relativos à gestão.
• Organizar, controlar a circulação e arquivar documentos relativos à gestão.
• Executar atividades financeiras de apoio aos processos administrativos.
• Apoiar atividades de organização de eventos corporativos relativos à gestão.