fbpx
Sobre

Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas.  (Mario Quintana)

As Bibliotecas Senador Adelmir Santana configuram-se como o centro de referência intelectual do SENAC-DF. Duas importantes áreas da faculdade são ocupadas por estes centros. Neste espaço, a comunidade acadêmica poderá contemplar uma pequena parte do conhecimento científico à disposição da tecnologia, das inovações e dos processos de gestão.

MISSÃO

Promover e incentivar o acesso à informação por meio da gestão do conhecimento, fomentando o desempenho acadêmico e subsidiando o corpo diretivo para tomada de decisões estratégicas baseada em informações, bem como estimular a produção cultural do Senac-DF.

ESPAÇO FÍSICO E INFORMATIZAÇÃO

As bibliotecas estão situadas em locais de fácil acesso e mantêm condições ambientais adequadas de iluminação e ventilação. Possuiem rampas de acesso e espaço para circulação de usuários portadores de necessidades especiais.

Na Biblioteca FAC Senac, em seu espaço com mais de 500 m2, são disponibilizados ambientes para estudo, cinco salas para estudos em grupo e uma sala para estudo individual. Conta ainda com computadores para pesquisas on-line equipados com Kit multimídia e software adequados para uso por portadores de necessidades audiovisuais (Dosvox e Colaborate) wi-fi, salas de multimeios com equipamentos de televisão, DVD e vídeo cassete.

Sobre o Acervo

A maior parte do tempo de um escritor é passado na leitura, para depois escrever; uma pessoa revira metade de uma biblioteca para fazer um só livro (Samuel Johnson, lexicógrafo inglês, [17–]).

O acervo da Fac Senac é composto por mais de 4000 títulos e cerca de 16.000 exemplares entre livros e documentos multimídia.  A coleção de periódicos abrange assinaturas das principais publicações do país sobre os temas relacionados aos cursos do Senac, além de manter um banco de permutas com grandes instituições de ensino do país.

Para localizar um livro na estante você deve clicar em Consulta ao Acervo, seguir os passos do Manual da Biblioteca para pesquisar o material de seu interesse e anotar o nº de chamada do mesmo. Este nº se refere ao endereço do livro nas estantes, identificado em etiquetas nas lombadas dos livros. Veja o exemplo dos dois tipos de etiquetas que podem ser encontradas no acervo e como identificar as informações no MANUAL DA BIBLIOTECA.

Classificação das obras – Todo o acervo está separado em categorias de acordo com a classificação da obra. Conheça cada uma:

Acervo geral – São as obras monográficas como livros, folhetos, teses, dissertações. Podem ser emprestadas aos usuários.

Reserva Técnica – São livros que não podem ser emprestados por se tratar de um exemplar de consulta. Assim, quando houver uma prova ou avaliação, mesmo que todos os livros estejam emprestados, o RT estará disponível. Eles ficam entremeados com os outros livros da mesma coleção no acervo.

Referência – É a coleção formada por dicionários de vários tipos e línguas, enciclopédias, guias, catálogos, atlas e índices.

Multimeios – O acervo de multimeios é formado por DVD, VHS e CD-ROM. A coleção da FACSENAC dispõe de documentos multimídia acadêmicos e até mesmo produções cinematográficas comerciais.

Periódicos – Coleção composta por revistas e jornais nacionais e internacionais, em meio eletrônico ou impresso.

Lista dos periódicos correntes

• Comunicação e Informação
• Distribuição
• Future SRJ
• Info
• Inovação
• Meio e mensagem
• Panorama
• Propaganda
• REMark – Revista Brasileira de Marketing
• Revista Brasileira de Administração
• Revista Brasileira de Informática na Educação
• Revista Brasileira de Marketing
• Revista Brasileira de Pesquisas de MKT, opinião e mídia
• Revista Comunicação e inovação
• Revista comunicação midiática
• Revista Conexão
• Revista de Administração da Universidade de São Paulo
• Revista de Administração Mackenzie
• Revista de informação e conhecimento
• Revista de Informática Teórica e Aplicada – RITA
• Revista e-com
• Revista eletrônica de negócios internacionais
• Revista Eletrônica de Sistemas de Informação e de Gestão Tecnológica
• Revista extraprensa
• Revista Geminis
• Revista MKT
• Revista MKT direto
• Revista Nacional de Tecnologia da Informação
• Veja
• Vozes e diálogo

Serviços

Para utilizar os serviços da biblioteca, o usuário deverá possuir solicitar o cadastro em uma das Bibliotecas Adelmir Santana apresentando um documento com foto, crachá funcional (servidores Fac Senac e CEP), carteirinha ou comprovante de matrícula disponível na secretaria da respectiva unidade (aluno).

A biblioteca oferece os seguintes serviços:

  1. Empréstimo (domiciliar, especial e interbibliotecário).
  2. Renovação de empréstimos on-line
  3. Reserva de livros on-line
  4. Pesquisa ao catálogo on-line
  5. Comutação Bibliográfica.
  6. Orientação/ Treinamento aos Usuários.
  7. Visitas Orientadas.
  8. Normalização e Editoração.
  9. Buscas Bibliográficas.
  10. Catalogação na Publicação.
  11. Intercâmbio de Publicações.
  12. Normas para Elaboração de Monografias, Dissertações e Teses (Impressas e on-line).
  13. Acesso à Internet.

Os serviços de pesquisa, renovação de empréstimos e reserva de livros são disponibilizados on-line, através do portal da biblioteca. Siga o passo a passo no MANUAL DA BIBLIOTECA e consulte o REGULAMENTO para saber prazos e regras para estes e para os demais serviços oferecidos.

 

Tabela de empréstimo domiciliar por tipo de usuário

 

LIVROS MULTIMEIOS
  DIAS QUANT. DIAS QUANT.
ALUNOS E SERVIDORES 10 8  

07

 

03

PROFESSORES , INSTRUTORES E ALUNOS PÓS-GRADUAÇÃO 20 10

IMPORTANTE: Fique atento aos prazos para evitar multas!! Renove ou devolva antes do vencimento! A multa para atraso é de 10,00 ao dia.

Política de Desenvolvimento de Coleções

Os livros como objetos físicos não perecerão para serem substituídos por sinais eletrônicos lidos em luminosas telas que cabem na palma da mão. Tampouco desaparecerão as livrarias. Mas doravante passarão a coexistir com um vasto catálogo multilíngüe de textos digitalizados, compilados de profusão de fontes, talvez “etiquetados” para uma fácil referência e distribuídos eletronicamente. (…)

(EPSTEIN, Jason, editor norte-americano, 2004)

A política de desenvolvimento de coleções (PDC) tem como objetivo possibilitar a avaliação da coleção existente, e ampliá-la, de acordo com os objetivos da Instituição e os recursos financeiros alocados para tal finalidade, por meio da definição de ações adequadas a tal procedimento.

Conheça nossa PDC.

Rede de Bibliotecas Senador Adelmir Santana

Os alunos do SENAC podem contar ainda com uma rede de outras cinco bibliotecas que, junto com a biblioteca FAC Senac 903 compôem a Rede de Bibliotecas Senador Adelmir Santana. Uma vez cadastrado em uma das bibliotecas da rede, o usuários tem acesso ao acervo de todas as demais, podendo inclusive solicitar empréstimo inter-bibliotecários e utilizar o espaço físico.

Juntas, as bibliotecas da rede possuem aproximadamente 10 mil títulos e 20 mil exemplares. Todas utilizam o mesmo sistema de classificação de livros e o mesmo software para gerenciamento de bibliotecas, de forma que os acervos de todas podem ser pesquisados também pelo link CONSULTA AO ACERVO.

CONTATOS:

Fac Senac 903 –  32178825 / 8826
Taguatinga – 33542405
Jessé freire – 32263815
Sobradinho – 35918877
Ceilândia – 33721736
Gama – 34847704

Confira o horário de funcionamento das bibliotecas da Rede:

 

 

Fac Senac 903

Segunda a sexta: 07h30 às 21h45

Aos sábados: 08h30 às 12:30

 

CEP Taguatinga

Segunda a Sexta

8h as 22:30h.

 

CEP Jessé

Em reformas
 

 

CEP Gama

Seg. à sexta:

07:30 às 22:30

Sábado

07:30 às 16:30

 

CEP Ceilândia

Seg. à sexta

08:00 às 12:00

Intervalo

13:00 às 22:00

CEP Sobradinho Seg. à sexta

08:00 às 22:00