fbpx
Sobre o Curso

Reconhecido pela Portaria Nº 18, de 10 de janeiro de 2011.


Duração: 2 anos


Turno: Noturno – 19h às 21h45


Número de vagas: 45 vagas


Campo de atuação: Gerente de Compras e Estoque. Gestão de Processos de Compras, Armazenamento e Movimentação de Mercadorias. Gestão de Processos de Comercialização. Gestão de Pessoas. Consultoria Organizacional e Empresarial.


Objetivo Geral: Capacitar os profissionais para atuarem na área de comércio varejista, atendendo às necessidades dos clientes, consumidores, fornecedores, parceiros logísticos e organizações governamentais e não governamentais do varejo com as mais variadas técnicas de gestão em serviços e atendimento.


Projeto Pedagógico
Matriz Curricular

A matriz curricular do curso está organizada a partir de quatro eixos de conteúdos, organizados em disciplinas, distribuídas nos quatro períodos do curso:

Gestão Básica

Formado por disciplinas que trabalham competências fundamentais para o bom desempenho do(a) aluno(a) no curso e no ambiente de trabalho. Estão inclusas as disciplinas de Comunicação Empresarial, Inglês Técnico, Elaboração de Trabalhos Acadêmicos e Seminários Profissionais (Oratória, Etiqueta profissional, Formação de Liderança e Atuação em consultoria);


Procedimentos e operações de Gestão Comercial

Formado por disciplinas que trabalham competências fundamentais para a execução de atividades e procedimentos, que podemos considerar as ferramentas básicas para a organização. Estão inclusas neste tópico as disciplinas de: Fundamentos da Administração, Finanças e Contabilidade para a Gestão; Gestão de Pessoas; Custos e Formação de Preços; Legislação Aplicada; Princípios de Marketing e Varejo; Gestão Financeira e Orçamento.


Organização e Instrumentação para gestão do varejo

Este eixo é formado por disciplinas que tem a finalidade de desenvolver as competências necessárias para que o gestor consiga entender a organização e os instrumentos necessários para executar a gestão do varejo. São elas: Organização e Mercado; TI Aplicada; Comportamento do Consumidor; Empreendedorismo; Marketing de Relacionamento.


Gestão comercial estratégica

É formado por disciplinas que desenvolvem uma visão abrangente da organização, do mercado e planejamento, como: Empreendedorismo; Negociação; Planejamento de Marketing e Vendas; Negócios eletrônicos.


Interdisciplinar

Tem como objetivo exercitar a interdisciplinaridade dos conteúdos vivenciados em cada período do curso. Neste ponto, cabe salientar que cada disciplina auxilia ao aluno a compreender o todo e a sua organização. A interdisciplinaridade fará com que ele execute na pratica projetos que contém vários tópicos de diferentes disciplinas, que em seu dia a dia o aluno encontrará. Ele perceberá com esta atividade que cada parte forma o todo e a importância de cada disciplina.

Coordenador

Coordenadora: Graciere Pinheiro Quinino Pereira Barroso