fbpx
HISTÓRIA

Idealizada pelo presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do DF (Fecomércio-DF), Adelmir Santana, a Faculdade de Tecnologia Senac-DF foi oficialmente fundada em 27 de fevereiro de 2007.

O projeto de criação e abertura da Faculdade Senac-DF foi elaborado e implementado pela professora Dra. Flávia Furtado Silveira, que em 2004 assumiu a chefia do Núcleo de Educação Superior (NES) do Senac-DF. Em 2005, antes mesmo da criação da Faculdade Senac-DF, o NES, em parceria com a Universidade de Brasília, oferecia seus primeiros cursos de pós-graduação, iniciando assim, a trajetória rumo à consolidação da Faculdade. Em dezembro de 2006, quando a concretização do projeto da instituição já se mostrava, foi lançada a primeira edição da revista científica Educação Profissional: Ciência e Tecnologia, publicação na área de educação profissional de responsabilidade da Faculdade Senac-DF.

Credenciada em 2007, a Faculdade Senac-DF realizou em março do mesmo ano seu primeiro vestibular para os cursos de Gestão de Tecnologia da Informação e Gestão Comercial, preenchendo as 180 vagas disponíveis para ambos os cursos. No ano seguinte, iniciou-se o planejamento para a criação de dois novos cursos, Marketing e Gestão de Recursos Humanos, e em 2009 formavam-se as primeiras turmas dos novos cursos.

Atualmente, a Faculdade de Tecnologia Senac-DF oferece seis cursos de graduação (Gestão Comercial, Gestão da Tecnologia da Informação, Gestão em Recursos Humanos, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas , Gestão Pública), 20 cursos de pós-graduação (Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Gestão da Tecnologia da Informação; Gestão Comercial; Gestão em Recursos Humanos, Gestão Pública e Marketing, além de 20 cursos de pós-graduação:  Big Data e Analytics; Banco de Dados e Bi Com Ênfase em Software Livre; Docência no Ensino Superior; Defesa Cibernética; Finanças Corporativas; Gestão Condominial; Gestão de Planos De Saúde; Gestão de Pessoas; Gestão de Projetos; Gestão Hospitalar; Gestão Logística da Cadeia de Suprimento (Scm); Governança em Tecnologia da Informação; Governança Corporativa e Compliance; Governança Corporativa e Auditoria; MBA em Gestão Empreendedora de Negócios; Marketing – do Varejo ao Digital; Previdência Complementar; Psicologia Organizacional; Treinamento, Desenvolvimento e Educação Corporativa; Tecnologia e Comunicação Digital) e  cursos de extensão em diversas áreas.

Missão

Educar em nível superior, buscando a inserção dos seus discentes no mercado de trabalho, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do Distrito Federal e do entorno.

Visão

Ser reconhecida como o melhor centro de formação profissional em nível superior de tecnologia da região.

Valores

  • Ética
  • Foco no trabalho
  • Qualidade na prestação de serviço
  • Respeito à diversidade
  • Lealdade
  • Solidariedade
  • Honestidade
  • Trabalho em equipe
  • Cooperação
  • Respeito e cordialidade nas relações humanas
  • Responsabilidade social
DIREÇÃO E CORPO TÉCNICO

Carlos Humberto Spezia – Diretor Geral 

Licenciado em Letras (UnB), pós-graduado em linguística (Universidade de Cambridge), formação de professores (ILI – Cairo) e gestão de projetos (UCAM), e bioética (UnB)  e doutor em Pedagogia(UNAM). Tem se dedicado a área educacional desde 1986 para o ensino médio, graduação e pós-graduação. Atua na formação de professores em diversos níveis e modalidades de ensino, em instituições públicas e privadas e organismos internacionais.

Julio Lage – Diretor Administrativo e Financeiro

Formado em Administração de Empresas pela Universidade de Brasília – UnB. Pós-graduado em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas – FGV e em Finanças pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais – IBMEC. Atuou durante diversos anos na área administrativa de empresas de prestação de serviços além de organismos internacionais onde exerceu o cargo de Coordenador de operações, licitações e contratos durante 13 anos. Foi empresário do ramo da construção civil, Gerente de Projeto na organização dos Jogos Olímpicos em Brasília e trabalhou em diversas consultorias administrativas e financeiras.

 

COORDENADORES ACADÊMICOS

GRADUAÇÃO

Professor Douglas Almeida – Coordenador de Analise de Sistemas de Desenvolvimento

Professora Graciere Barroso – Coordenadora de Gestão Comercial e Marketing

Professor Nasser Youssif Arabi – Coordenador de Gestão de Tecnologia e Informação

Professora Denise Maria Raposo – Coordenador de Gestão de Recursos Humanos

Professo Luis Carlos Spaziani – Coordenador de Gestão Pública

PÓS-GRADUAÇÃO

Demostenes Jonatas de Azevedo Junior – Coordenador de Pós-graduação

 

Kerolyne Sacerdote Araujo – Procuradora Institucional e Coordenadora da Comissão Própria de Avaliação

Silvania Guedes Menezes – Práticas e Valorização do Aluno e Acessibilidade

Jaciane de Brito Leão de Araujo – Secretária Acadêmica

Elizabete de Oliveira Lira – Relações Institucionais

Alcione Ximenes Ferreira – Financeiro

Lidiane Maia dos Santos – Bibliotecária

DOCENTES
Aline Branquinho Silva Mestre
Albério Junio Rodrigues de Lima Especialista
Alvacir Machado Rodrigues Mestre
Anelise Pereira Sihler Mestre
Demostenes Jonatas Azevedo Junior Mestre
Denise Maria dos Santos P. Raposo Mestre
Douglas dos Santos de Almeida Especialista
Edgar Alves Nascimento Especialista
Edilberto Magalhães da Silva Mestre
Eduardo Nascimento Machado Especialista
Eliana Elisabete Moreira Gosendo Doutora
Eliane Ferreira de Sousa Doutora
Evaldo de Sousa Leite dos Santos Especialista
Gérson Gimenes Mestre
Glauco de Sousa  Rocha Especialista
Graciere Pinheiro Quinino P. Barros Especialista
Gustavo Bicalho Ferreira da Silva Especialista
Janaína Leonardo Garcia Mestre
José dos Santos Oliveira Especialista
Juliana Ferreira Alves Mestre
Jussara Severo da Silva Mestre
Lilian Cristina Palhares Machado Mestre
Lucyara Franco Ribeiro Especialista
Luiz Carlos Spaziani Mestre
Luiz Fernado S. Serique Junior Doutor
Mailza da Cruz Brito dos Santos Especialista
Marcelo Felipe Moreira Persegona Doutor
Marcelo Otonni Nepomuceno Especialista
Márcio Eduardo Araya Especialista
Marcos Aurélio Duarte Fernandes Especialista
Marcos Vinícius Gonçalves Mestre
Michel  Ivan Osadon Albarran Especialista
Nasser Youssif Arabi Mestre
Rita de Cássia Brum Mendes Mestre
Priscila da Silva Lima Mestre
Roberto Scheafer de Azeredo Mestre
Rogério Aparecido Silva Mestre
Rogério Gabriel Nogalha de Lima Especialista
Rogério Gomes Lopes Especialista
Ronaldo Bach da Graça Mestre
Thiago Fernandes de Oliveira Especialista
Vanessa da Fonseca Guimarães Doutora
FÁBRICA DE SOFTWARE

A Faculdade de Tecnologia Senac-DF possui uma Fábrica de Software para que os alunos tenham uma experiência profissional em relação ao desenvolvimento e comercialização de sistemas, além de divulgação de suas atividades no meio acadêmico e empresarial. O projeto em vigor desde o primeiro semestre de 2017, garante que os integrantes participem do desenvolvimento de projetos reais de sistemas de informação e ofereçam serviços para empresas parceiras e para a própria faculdade.

A fábrica de software proporciona ao aluno a vantagem de receber treinamento e conhecimentos que serão utilizados diretamente no mercado de trabalho. A fábrica conta com um quadro de professores experientes para o desenvolvimento dos projetos e sistemas de informação, junto aos alunos. Além disso, há laboratórios modernos à disposição e que atendem perfeitamente as necessidades de uma fábrica. Os estudantes, além de receberem o certificado de estágio e de aptidão ao mercado de trabalho, também poderão participar do projeto como bolsistas do Programa de Incentivo à Pesquisa. A bolsa está condicionada a pontualidade da entrega e a qualidade do trabalho realizado, bem como da continuidade do vínculo institucional do aluno, da aprovação nas disciplinas cursadas e da adimplência junto a Faculdade de Tecnologia Senac-DF.

A fábrica conta com estudantes dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) nas etapas do projeto, no desenvolvimento e na implantação de sistemas de informação; de Gestão em Tecnologia da Informação (GTI) na gerência dos projetos e na gestão e no acompanhamento das etapas em desenvolvimento de sistemas de informação; de Gestão Comercial (GC) no desenvolvimento de projetos de comercialização dos produtos gerados; de Gestão de Recursos Humanos (GRH) e de Gestão Pública (GP) na convocação e na alocação de recursos em suas áreas afins; e de Marketing (MKT) na divulgação dos produtos gerados e das atividades da fábrica.

Conceito

O termo em inglês “Software Factory” (fábrica de software) foi empregado pela primeira vez em 1969, pela japonesa Hitachi, mas só se tornou popular no início dos anos 90. A ideia era aplicar conceitos da indústria em geral em ambientes de desenvolvimento de software, de forma a aumentar a produtividade e diminuir os prazos e custos dos projetos de software. O conceito de fábrica de software abrange mais do que a codificação, pois o que identifica uma fábrica é um conjunto de processos e métodos bem desenvolvidos, a fim de ter maior maturidade e produtividade, isso torna o processo mais independente do fator humano.

INFRAESTRUTURA

A Fac Senac-DF possui uma unidade, no Plano Piloto. Nossas instalações incluem salas de aula confortáveis, laboratórios equipados, bibliotecas, auditórios, livrarias e áreas de convivência.

Conheça melhor nossa infraestrutura

Salas de aula

  • Ambiente e acomodações confortáveis.
  • Ar condicionado.
  • Tomadas para notebook.
  • Rede wireless.
  • Recursos audiovisuais: data show, TV, DVD.

Laboratórios de informática

  • Ambiente e acomodações confortáveis.
  • Data show.
  • Computadores modernos com acesso à internet banda larga.

Auditórios

  • Ambiente e acomodações confortáveis
  • Recursos audiovisuais

Biblioteca

  • Sistema integrado de Bibliotecas, com consulta online ao acervo.
  • Acervo com mais de 3.800 títulos e 16.000 exemplares disponíveis.
  • Livros especializados, monografias, periódicos nacionais e internacionais, obras de referência e materiais audiovisuais (CD, DVD, VHS).
  • Ambiente confortável para a realização de leituras, estudo e trabalhos acadêmicos.
  • Cabines reservadas para estudo individual ou em grupo.
  • Computadores com acesso à internet.
  • Visitas guiadas.
  • Auxílio especializado para a consulta e localização de obras.
  • Atualização constante do acervo.

Acessibilidade

  • Espaço físico adaptado ao acesso de pessoas com dificuldades de locomoção, com elevadores e rampas.
  • Placas de sinalização em Língua Brasileira de Sinais.
FAC SENAC NAS ESCOLAS

O projeto Fac Senac nas Escolas, da Fac Senac-DF, tem por objetivo a realização de palestras sobre o mercado de trabalho nas escolas de ensino médio do Distrito Federal. As palestras abordam as especificidades de diversas áreas do mercado, suas tendências e os requisitos de ingresso para quem pretende atuar em determinados setores.

Para os alunos, o benefício é claro: orientação para poder escolher a carreira que lhe pareça mais apropriada. Os palestrantes são professores da Fac Senac-DF, com sólida experiência nas áreas em que ministram as palestras e ainda atuantes no mercado. Dessa forma, as dúvidas e expectativas dos alunos podem ser esclarecidas e confrontadas com base na visão experiente e atuante de profissionais reconhecidos em seus campos de atuação.

Esse trabalho realizado pela Fac Senac-DF é gratuito. As escolas interessadas devem, apenas, entrar em contato com a faculdade para agendar as apresentações.

Contato

CALENDÁRIO 2019

Acesse a versão digital do calendário acadêmico de 2019, clique aqui. (Arquivo PDF)