Skip to content

Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação fala do futuro das profissões em aula na Faculdade Senac-DF

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Alvim, foi o convidado da Faculdade de Tecnologia e Inovação do Senac para realizar a Aula Magna do primeiro semestre letivo de 2022, com o tema “Desafios das Profissões do Futuro Diante da Tecnologia e Inovação”. Alunos, professores e presidentes de sindicatos da base da Federação do Comércio do DF acompanharam a palestra, realizada no auditório da faculdade, localizada na 913 Sul, na noite desta segunda-feira (18). A aula também foi transmitida no Youtube oficial do Senac-DF. A diretora regional do Senac, Karine Câmara, realizou a abertura do evento.

Em sua palestra, o ministro falou sobre as profissões do futuro. Ele destacou que o novo mundo não representa ameaça, mas sim oportunidade. “Se você estiver preparado terá diversas chances. Hoje, como a informação é cada vez mais rápida, o conhecimento é renovável a cada 4 anos. A notícia que quero dar é que vocês nunca vão parar de estudar – a qualificação virou algo contínuo, já que a tecnologia virou uma ferramenta do nosso dia a dia, da nossa convivência”, disse o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Alvim. Na oportunidade, ele também elogiou o Senac-DF pela competência e inovação em ter no mercado diversos cursos voltados para o futuro.

Ainda de acordo com o ministro, a tecnologia acelerou o ciclo de duração de alguns postos de trabalho. Segundo ele, com a chegada do 5G no Brasil, esse ciclo só tende a ser mais rápido. “As profissões evoluem pela incorporação de novos conhecimentos. Algumas ocupações tão comuns no passado já não existem mais, como é o caso do datilógrafo, do perfurador de cartão e muitas outras”, disse. “Estamos entrando na era do 5G: algo que ainda não temos a menor ideia do que pode acontecer, em especial, nas oportunidades de trabalho que serão geradas”, explicou Paulo Alvim.

Antes da palestra, a diretora regional do Senac-DF, Karine Câmara, disse que foi uma emoção poder receber os alunos presencialmente depois de 2 anos de pandemia. Ela também falou sobre a importância da tecnologia, que nos ajudou a sair do momento crítico da crise sanitária. “A tecnologia é um fator necessário em todos os momentos de nossas vidas, principalmente na saúde. Se não tivéssemos uma tecnologia tão avançada, certamente, não estaríamos aqui, de forma presencial”, disse. A diretora também agradeceu a presença do ministro e ressaltou que a educação é um caminho voltado para a transformação de vidas. “Estamos iniciando hoje uma nova jornada, um novo desafio. A educação é um caminho de transformação. O aprendizado é único, ele cria novos horizontes”, concluiu.

O diretor da Faculdade Senac-DF, Luís Afonso Bermúdez, falou do orgulho em receber o ministro na primeira aula do semestre e destacou a importância do tecnólogo para a economia do País. “Nossa faculdade tem o foco no tecnólogo, que certamente mudará a economia do Brasil, com cursos modernos e de acordo com a necessidade do mercado”, disse.

Veja a íntegra da aula magna, no Youtube do Senac-DF: https://www.youtube.com/watch?v=Yj3n6n8Vlww

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Veja mais!

Notícias Relacionadas