Skip to content

Senac-DF ajuda casais a realizarem o sonho do matrimônio

O Senac-DF ajudou 38 casais a realizarem o sonho de oficializar a união, na noite deste domingo (30), por meio do Casamento Comunitário. A celebração do matrimônio, promovida pela Secretaria de Justiça do Distrito Federal (SEJUS) no Museu da República, contou com o apoio do Senac-DF, que se disponibilizou para fazer os penteados e maquiagens das noivas, além de ajustes nos vestidos e ternos. A instituição mobilizou 36 profissionais entre funcionários, instrutores e alunos dos cursos de Cabeleireiro, Maquiador e Costureiro.

Em seu discurso de abertura da cerimônia, a secretária de Justiça e Cidadania (Sejus), Marcela Passamani, ressaltou que o casamento comunitário virou política de estado, através de decreto, e que mesmo em meio a uma pandemia, as demandas continuam e as políticas públicas devem ser executadas. “Nós temos que aproveitar, inclusive nesse momento tão difícil, onde tantas famílias perderam entes queridos, onde estamos vivendo momentos tão atípicos na história do mundo, para celebrar sentimentos bons, de união, de esperança, de amor e de solidariedade”, afirmou, agradecendo aos parceiros e voluntários que se disponibilizaram para ajudar a realizar o sonho dos casais.

Presente à celebração, a madrinha do casamento, Michele Bolsonaro, falou sobre família e fé. “Esse é um dia especial que marcará o início da vida matrimonial de vocês. A partir de hoje, cada casal aqui presente está legalmente afirmando a vontade que tem de construir e cuidar de uma família. São esses laços que estão sendo jurados hoje. Que a família seja sempre a base de suas vidas e que neste momento vocês aceitam colocá-la acima de tudo e proteger seu cônjuge e seus filhos como a si próprios. Desejo a vocês fé, sabedoria companheirismo, resiliência, paciência e muito amor”, afirmou a primeira dama.

Para que todas as noivas estivessem prontas até às 17h, os profissionais do Senac-DF iniciaram os atendimentos na área de beleza ainda pela manhã, utilizando uma sala no Museu da República para as maquiagens e a carreta-escola de Beleza, que tem em seu interior um salão de beleza, para os penteados. “Poder transformar as pessoas, trazer alegria no coração, fazer com que se sintam mais bonitas, com a alto-estima elevada e à vontade para escolher seus penteados é uma satisfação muito grande. Fico feliz por estar aqui mais uma vez fazendo parte desse momento que é muito especial para elas”, afirmou a instrutora do curso de Cabeleireiro, Maria Auxiliadora de Almeida Rodrigues.

A noiva Verlania Rodrigues dos Santos, 52 anos, além de realizar o sonho de se casar vestida de branco, teve a oportunidade de se sentir cuidada em um salão de beleza pela primeira vez. “O Senac é uma fábrica de realização de sonhos. É um presente porque pessoas iguais a mim, sem condições financeiras, se não tivessem esse serviço que vocês estão oferecendo, jamais realizariam esse sonho. Tenho muita gratidão ao governo, ao Senac e a todas as meninas”, afirmou a moradora da Cidade Estrutural lembrando que o carinho e a atenção que recebeu de todos a fizeram se sentir importante. “Eu nunca tinha entrado em um salão. Quando fui na carreta pensei que só um milagre para dar um jeito no meu cabelo, mas as meninas conseguiram. Eu não estou me reconhecendo e o meu velhinho também não vai me reconhecer. A gente chega numa idade e pensa que sonho não se realiza, mas hoje meu sonho se realizou através de cada anjo que são vocês na vida da gente”, concluiu Verlania, que está com o companheiro há 30 anos e tem seis filhos.

Participando pela primeira vez do casamento comunitário, a instrutora da área de Beleza do Senac-DF, Neude Nascimento, destacou a importância de poder ajudar as pessoas a realizarem um sonho. “Eu amo fazer evento social, ajudar esse público que necessita de um dia especial, de ser cuidado, de sentir um dia de noiva. É muito gratificante”, afirmou. A equipe de maquiagem contou, além dela, com oito instrutores e com o auxílio de alguns alunos que estão se formando. “Participar de eventos como esse para o aluno é muito importante para o seu currículo, para seu conhecimento e para ele iniciar na profissão vendo o mundo real da beleza, que é cuidar de pessoas, deixá-las bonitas”, explicou.

Fátima Reis, instrutora dos cursos de Modelagem e Costureiro, explicou que ela e os demais instrutores trabalharam por duas semanas nas marcações e ajustes dos ternos e vestidos. Durante a tarde deste domingo, ela esteve nos bastidores do casamento auxiliando as noivas em caso de imprevistos. “Nosso trabalho é muito importante, estamos realizando o sonho de muitas noivas aqui. Fico emocionada e me sinto honrada de poder participar. Se não fosse o Senac eu não estaria aqui hoje. Estou muito agradecida pela oportunidade”, afirmou.

A oportunidade realizar o sonho de se casar vestida de noiva, sem custo algum, foi o que levou a moradora de Brazlândia, Edileide da Silva Santos, 50 anos, a participar do casamento comunitário. “É tudo de graça, o vestido, a maquiagem, o penteado. Estou realizando um sonho”, destacou a noiva que foi inscrita no programa pelo filho. “Nunca imaginei estar nesse momento tão lindo e especial. O serviço do Senac foi maravilhoso”, comemorou a noiva.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Veja mais!

Notícias Relacionadas

Pular para o conteúdo