Sobre o Núcleo de Sustentabilidade Socioambiental – NSS/DEP
O Núcleo de Sustentabilidade Socioambiental – NSS, tem como objetivo sensibilizar os servidores e alunos para adoção de novos comportamentos e atitudes em relação às questões ambientais, sociais e econômicas no ambiente de trabalho e educacional.
Programa Consciência Socioambiental
O programa visa introduzir a prática intersetorial e colaborativa da sustentabilidade nas atividades desenvolvidas no âmbito do Senac-DF, com os objetivos de mitigar os impactos socioambientais, otimizar o uso dos recursos da instituição e sensibilizar todos os funcionários, inclusive, os terceirizados e os alunos.
Ações Estratégicas:
I – EDUCAÇÃO EM SUSTENTABILIDADE
A ação tem por objetivo promover, junto aos gestores, servidores (inclusive os terceirizados), corpo docente e discente do Senac-DF, a adoção de novos comportamentos e atitudes em relação à questões socioambientais no ambiente pedagógico e de trabalho
II – COLETA SELETIVA
Ainda no ano de 2010, foi promulgada a Politica Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010) que estabelece, entre outros, a obrigatoriedade dos estabelecimentos comerciais em gerenciar os resíduos sólidos por eles produzidos. No DF, essa lei foi regulamentada pela Lei Distrital 5.610/2016 e pelo Decreto 37.568/2016.
Em vista disto, e no intuito de reduzir os custos oriundos desse processo de gerenciamento, tem o objetivo de dar a correta destinação dos resíduos sólidos do Senac-DF para redução do impacto ambiental da Instituição.
III – COMPRAS SUSTENTÁVEIS
As decisões de compra de uma organização não só a afetam, mas também a economia, o meio ambiente e a sociedade.
Dessa forma, a importância das compras sustentáveis vem, cada vez mais, sendo reconhecida como uma das maneiras mais eficazes de as organizações contribuírem para o Desenvolvimento Sustentável e terem uma atuação responsável, inclusive alinhada com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável aprovados pela Assembleia Geral da ONU em 2015.
Assim, a presente ação estratégica tem por objetivo promover ações que busquem o equilíbrio financeiro e socioambiental da instituição com otimização de custos e redução dos impactos diretos e indiretos causados.
IV – CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL
A adoção de técnicas de construção sustentável, ou retrofit, é um caminho mais rápido para que edifícios antigos atinjam um padrão sustentável.
Essas ações visam à redução dos impactos ambientais e econômicos, uma vez que a adoção dessas práticas podem acarretar economias de até 30% nas contas de energia e 50% nas contas de água.