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Alunas do Senac fazem exposição e degustação de alimentos saudáveis no Centro Educacional 4 de Taguatinga

Vinte alunas do curso Técnico em Nutrição do Senac realizaram nesta quinta-feira (9), no Centro Educacional 4 de Taguatinga (CED 4), uma exposição de alimentos mostrando a importância nutricional de cada um para os mais de 300 estudantes da escola. A atividade faz parte de uma das unidades curriculares do curso técnico, onde os alunos devem auxiliar no planejamento e na execução de programas públicos de educação alimentar e nutricional.

Para realizar o trabalho, as alunas do Senac foram divididas em três grupos. “Todos os grupos levaram receitas produzidas pelas próprias alunas para degustação, além de alimentos in natura para exposição e cartazes explicativos sobre a importância do consumo destes alimentos”, explica Dalila Loreny Medeiros, docente do curso realizado na unidade do Senac em Taguatinga.

No primeiro grupo, dos alimentos vermelho arroxeados, foi realizada degustação de bolo de beterraba e suco de acerola com maçã. O segundo grupo, dos alimentos amarelo alaranjados, disponibilizou a degustação de semente de abóbora tostada e temperada, cenoura crua à palito, suco de abacaxi com gengibre, refrigerante natural e torta de legumes com açafrão. No terceiro grupo, de alimentos verdes, as alunas levaram para degustação brigadeiro de capim santo, brigadeiro de chuchu e salada tropical.

“O objetivo dessa atividade foi proporcionar a prática profissional para os alunos do Senac. Além da exposição dos alimentos, foi elaborado material educativo relacionado à saúde, alimentação e nutrição, de acordo com as diretrizes da Política Nacional de Alimentação e Nutrição, em parceria com a equipe do Programa de Alimentação Escolar da cidade de Taguatinga”, explica Dalila Medeiros.

O trabalho das alunas começou antes da exposição, quando participaram de uma palestra com as nutricionistas do Programa de Alimentação Escolar sobre o programa e a importância da parceria do técnico em nutrição com as atividades realizadas. Em um segundo momento, os alunos do Senac fizeram a antropometria dos estudantes (medida das dimensões corpóreas) dos alunos do CED 4. “Foram aferidos peso e altura para tabulação dos dados dentro da planilha do PNAE – Programa de Nutrição e Alimentação Escolar”, explica Dalila. Por fim, foi realizada a Educação Alimentar Nutricional (EAN) com os alunos da escola pública.

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