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Alunos realizam provas para o Prêmio Excelência Senac

O Senac promoveu nesta terça-feira (10) o segundo dia de avaliações finais para identificar o melhor desempenho entre os alunos na modalidade Projetos Integradores de Competição para a II Edição do Prêmio Excelência Senac-DF. Uma das ocupações avaliada nesta terça-feira foi a de Design de Interiores, onde as alunas Lidiane Aguiar, Eliza Wolf e Ricarla Nobre realizaram atividades no Laboratório de Informática da unidade Jessé Freire, localizada no Setor Comercial.

A prova consistia na produção de uma planta de uma sala residencial para um jovem casal, onde as alunas foram avaliadas desde o recebimento do cliente, passando pela montagem do briefing (onde é feito o perfil do cliente e de quem vai usar o espaço, além de conhecer as necessidades e o espaço que existe no imóvel) e chegando à apresentação do projeto final. “A avaliação é dividida em três partes: layout, maquete eletrônica e um elemento surpresa que será incorporado ao projeto”, explica Margarida Leite, instrutora do Senac. “Também serão avaliadas as competências que os alunos desenvolveram durante o curso, a exemplo do uso correto das cores, especificações dos materiais, iluminação, humanização através do paisagismo residencial, entre outros”, acrescenta Gabriela Amaral, também instrutora da instituição.

Para chegar à prova final, as alunas passaram por um processo de avaliação que teve quatro etapas e foram realizadas durante o ano. “Os alunos não eram obrigados a participar, mas eu quis porque acho que é uma ótima oportunidade”, afirmou a competidora Ricarla Nobre.  Para a aluna Lidiane Aguiar, participar de uma competição como essa pode fazer a diferença na hora de entrar para o mercado de trabalho. “Participar não é fácil. Mas eu aceitei porque gosto de desafios”, afirma Lidiane.

Outra prova que também foi realizada hoje é da ocupação de confeitaria. Ela teve início na segunda-feira (9) e ocorrerá até quinta-feira (12). “A prova consiste na montagem de um bolo infantil de três andares, sendo dois andares de maquete e um de bolo. Os alunos terão que fazer a massa, recheio e a decoração com um tema de livre escolha”, explica Ana Lucia Feitosa, instrutora do Senac. A prova é dividida em quatro etapas. Na primeira é feito a massa e o recheio. Na segunda, a massa, recheio e estruturação dos bolos. Na terceira é feita a elaboração dos personagens e elementos que vão compor o bolo. A última etapa é a montagem do bolo.

A prova de Confeitaria iniciou com uma entrevista dos alunos com um suposto cliente. O objetivo era avaliar a capacidade de negociação e a conduta do aluno enquanto profissional de confeitaria. “Durante a produção do bolo serão avaliados também o comportamento, a conduta como manipulador de alimentos e todo o princípio da preparação, desde a separação dos ingredientes, a organização das bancadas e a limpeza. É importante que os alunos sigam as normas de boas práticas da Anvisa”, destaca Ana Lucia.

 

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